A liderança em contexto educativo: validação da escala ética, transformacional e moral

  • Lurdes Neves Estudante de Doutoramento da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
  • Joaquim Luís Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Resumo

O conceito de liderança tem sido alvo de análise e estudo, particularmente no contexto organizacional. Existe bastante complexidade em definir a liderança resultando num conjunto vasto de definições, contudo, existe alguma confluência na representação da liderança enquanto o processo de influência exercido como forma de atingir determinados objetivos. O presente estudo teve como objetivos: realizar a validação das escalas de Liderança ética, moral e transformacional em contexto educativo. Numa amostra de 204 professores foi possível verificar o comportamento dos três questionários ao nível da validade de constructo e da fiabilidade. As escalas de Liderança avaliadas (ética, transformacional e moral) apresentaram bons níveis de ajustamento à estrutura fatorial e valores de fiabilidade entre aceitável e excelente.

Palavras-chave

ethical leadership, transformational leadership, moral leadership, teachers

  • Resumo visualizado = 26 vezes
  • PDF visualizado = 23 vezes

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-12-17
Como Citar
NEVES, Lurdes; COIMBRA, Joaquim Luís. A liderança em contexto educativo: validação da escala ética, transformacional e moral. Psychologica, [S.l.], v. 61, n. 2, p. 31-46, dez. 2018. ISSN 1647-8606. Disponível em: <https://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/6058>. Acesso em: 18 mar. 2019.
Secção
Artigos