https://impactum-journals.uc.pt/psychologica/issue/feedPsychologica2025-12-23T07:44:24+00:00Marco Pereirapsychologica@fpce.uc.ptOpen Journal Systems<p>A PSYCHOLOGICA é uma revista com revisão por pares e uma publicação oficial da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. A PSYCHOLOGICA existe desde 1988 e em 2012 foi re-fundada, passando a publicar artigos científicos, em Inglês e Português, avaliados entre pares.</p> <p>Esta revista visa divulgar o trabalho científico nacional e estrangeiro realizado nas diversas áreas da Psicologia, seguindo os mais altos padrões científicos. Pretende, igualmente, ser um espaço para a troca de ideias, problemas e experiências, decorrentes da teoria e da prática do desenvolvimento humano, social e cultural.</p>https://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/17713The effectiveness of reasoning schema-based education on critical thinking tendencies 2025-12-23T07:44:24+00:00Ali Akbar Salarisiokac@yahoo.comNoushin Saliminooshinsaliimii23@gmail.com<p>The present study aimed to investigate the effectiveness of reasoning schema-based education on the tendency to critical thinking in female students. The research method was an experimental design with a pre-test post-test design with a control group. The statistical population of the study included all seventh-grade students of the first high school in Sonqor County in the academic year of 2023-2024. Sampling was carried out using the convenience sampling method. 120 students were selected and assigned to two experimental and control groups (60 in the experimental group and 60 in the control group). In this study, the critical thinking tendency questionnaire by Fasion et al. was used. Critical thinking training sessions were held in 9 sessions for the experimental group based on the Paul and Elder (2006) model. Finally, a post-test was administered to both groups after the sessions. For data analysis, an analysis of covariance test was performed using SPSS-26 software. The results showed that reasoning schema-based education has an effect on the tendency to critical thinking. It can be said that reasoning schema-based education can be used for students to improve critical thinking.</p>Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/17392E OS GRITOS, QUEM É CAPAZ DE ESCUTAR? A QUEBRA DE XANGÔ E O SILÊNCIO PSÍQUICO DA REPRESSÃO ANCESTRAL EM MACEIÓ2025-11-13T19:00:41+00:00Renata Olivia Farias Santanareh.farias@hotmail.com<p>Este trabalho propõe uma reflexão crítica acerca dos impactos psíquicos das violências sofridas pelos povos de terreiro em Maceió, a partir do episódio emblemático de intolerância religiosa ocorrido em Alagoas, a Quebra de Xangô, em 1912. Por meio do diálogo entre psicanálise e religiosidade, a pesquisa investiga como os mecanismos de repressão social, atravessados pelo racismo estrutural, incidem sobre os conceitos de narcisismo e imaginário coletivo, contribuindo para o apagamento ancestral e subjetivo. Trata-se de um estudo qualitativo, de natureza exploratória, fundamentado na revisão de literatura. As fontes de dados foram coletadas por meio da plataforma SciELO, Google Acadêmico, sites de instituições acadêmicas (repositórios), artigos de revistas científicas, teses, dissertações e e-books. Assim, este trabalho busca fomentar a discussão sobre as formas cotidianas de legitimação do racismo, com o objetivo de valorizar e preservar as tradições afro-brasileiras enquanto expressões singulares da diversidade cultural nacional.</p>Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/17270Estilos de vida saudável na perspetiva de crianças do ensino básico: um estudo qualitativo2025-10-30T15:07:21+00:00Silvana Martinssilvana.martins12@gmail.comJuliana Martinsjulianacmmartins18@gmail.comOdete NoronhaOdete.Noronha23@gmail.comAna Duarteanacspduarte@gmail.comMaria José Silvamjsilva@ese.uminho.ptCritiana Lopescristiana.usfg@gmail.comFilomena Lopesfilomagalhaes0@gmail.comCláudia Augustocoliveira@ese.uminho.ptRafaela Rosáriorrosario@ese.uminho.pt<p><strong>OBJETIVO: </strong>Este estudo teve como objetivo explorar, descrever e interpretar os significados atribuídos pelas crianças em idade do ensino básico ao conceito de estilos de vida relacionados com a sua saúde. </p> <p><strong>MÉTODOS:</strong> Estudo qualitativo, exploratório e descritivo, com recurso a um <em>focus group</em> com crianças em idade escolar. Para a realização desta sessão foi construído um guião de questões com base na literatura científica disponível sobre estilos de vida saudável. A análise de conteúdo seguiu os pressupostos subjacentes à análise temática proposta por Braun e Clarke (2006).</p> <p><strong>RESULTADOS:</strong> Foram identificadas seis grandes temáticas que remetem para o que as crianças consideram ser um <em>estilo de vida saudável</em>. As temáticas da <em>alimentação</em> e das <em>relações interpessoais</em> foram aquelas que geraram um maior número de referências na análise das narrativas das crianças.</p> <p><strong>CONCLUSÕES</strong>: Os relatos das crianças apontam a alimentação e as relações interpessoais como determinantes importantes para a adoção de um estilo de vida saudável. O envolvimento da comunidade (e.g., famílias, escolas, stakeholders e cuidados de saúde) é relevante no desenho e implementação de programas de intervenção, que tenham em consideração a perspetiva das crianças</p>Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/17228"Resposta Psicofisiológica ao Stress Durante um OSCE em Estudantes de Ciências do Desporto: VFC, Cortisol e Indicadores Subjetivos"2025-10-27T06:43:31+00:00Silvia Burgos-Postigosilvia.burgos@universidadeuropea.esCatalina Santiagocatalina.santiago@universidadeuropea.esBeatriz Martinezbeatriz.martinez@universidadeuropea.esSilvia De Vidaniasilvia.devidania@universidadeuropea.esValentín-Emilio Fernándezvalentin.fernandez@urjc.esVicente-Javier Clementevicentejavier.clemente@universidadeuropea.esÁlvaro Bustamantealvaro.bustamante@universidadeuropea.esAna Ramirezana.ramirez@universidadeuropea.es<p data-start="60" data-end="504"><span dir="auto" style="vertical-align: inherit;"><span dir="auto" style="vertical-align: inherit;"><span dir="auto" style="vertical-align: inherit;"><span dir="auto" style="vertical-align: inherit;"><span dir="auto" style="vertical-align: inherit;"><span dir="auto" style="vertical-align: inherit;"><span dir="auto" style="vertical-align: inherit;"><span dir="auto" style="vertical-align: inherit;">El objetivo de este estudio es analizar la respuesta psicofisiológica al estrés de los estudiantes del último año de la licenciatura en Ciencias del Ejercicio y del Deporte durante el Exame Clínico Estruturado Objetivo (OSCE). Un total de 48 estudiantes participaron en la OSCE en 12 escenarios, en cuanto a la variabilidad de la frecuencia cardíaca (VFC), el cortisol salival, la excitación cortical y el malestar subjetivo durante el monitoreo antes y después de la evaluación.</span></span></span></span></span></span></span></span></p> <p data-start="506" data-end="886"><span dir="auto" style="vertical-align: inherit;"><span dir="auto" style="vertical-align: inherit;"><span dir="auto" style="vertical-align: inherit;"><span dir="auto" style="vertical-align: inherit;"><span dir="auto" style="vertical-align: inherit;"><span dir="auto" style="vertical-align: inherit;">Los resultados muestran alteraciones significativas en los índices temporales de VFC (RMSSD, pNN50) y en los índices no lineales (SD1, SD2), lo que indica un aumento de la activación parasimpática después de OSCE. El cortisol salivar y el malestar subjetivo (SUDS) se elevan antes del examen y disminuyen significativamente, lo que refleja la ansiedad antecipatoria y la recuperación después del estrés.</span></span></span></span></span></span></p> <p data-start="888" data-end="1323"><span dir="auto" style="vertical-align: inherit;"><span dir="auto" style="vertical-align: inherit;"><span dir="auto" style="vertical-align: inherit;"><span dir="auto" style="vertical-align: inherit;"><span dir="auto" style="vertical-align: inherit;"><span dir="auto" style="vertical-align: inherit;">Los niveles de cortisol se correlacionan positivamente con varios parámetros de VFC y con los valores de SUDS, apoiando a ligação entre as postas endócrinas y autonómicas al estrés académico. Los dolores sugieren que los OSCE provocan una respuesta psicofisiológica mensurável, y que la monitorización del VFC y del cortisol puede generar información para intervenciones destinadas a mitigar el estrés y otimizar el descanso de los estudiantes.</span></span></span></span></span></span></p>Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/17233CICATRIZES EMOCIONAIS DO ESTRESSE PRECOCE2025-10-23T16:03:38+01:00Rafaela Matzenbackerrafaela.matzenbacker@gmail.comMariana Rodrigues Machadopsicologia.marianamachado@gmail.com<p><span lang="PT-BR">O estresse precoce, definido como a exposição a eventos estressantes durante períodos críticos do desenvolvimento, especialmente na infância e adolescência, pode afetar significativamente a regulação emocional. Experiências adversas durante esses estágios podem prejudicar a capacidade de processar e responder adequadamente a estímulos emocionais, resultando em dificuldades de controle emocional, aumento da reatividade ao estresse e maior vulnerabilidade a transtornos como depressão e ansiedade. Esta revisão sistemática analisou a relação entre estresse precoce e regulação emocional, destacando os impactos nas estruturas cerebrais envolvidas. Para tanto, foi realizada uma busca nas bases de dados BVS, PsycINFO e PubMed, utilizando os descritores: “early life stress” OU “adverse childhood experiences” AND “emotion regulation”. Após a aplicação de critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 19 estudos para compor a amostra final, os quais apresentaram a relação de causalidade entre as experiências adversas precoces e a regulação emocional, além de identificar variáveis que influenciam essa dinâmica. As intervenções propostas são focadas no aprimoramento das estratégias de regulação emocional, com o objetivo de mitigar os efeitos do estresse precoce no desenvolvimento de regulação emocional, oferecendo aos indivíduos meios eficazes para gerenciar suas emoções e promover o bem-estar psicológico.</span></p>Direitos de Autor (c)