https://impactum-journals.uc.pt/psychologica/issue/feedPsychologica2025-08-16T14:49:51+01:00Marco Pereirapsychologica@fpce.uc.ptOpen Journal Systems<p>A PSYCHOLOGICA é uma revista com revisão por pares e uma publicação oficial da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. A PSYCHOLOGICA existe desde 1988 e em 2012 foi re-fundada, passando a publicar artigos científicos, em Inglês e Português, avaliados entre pares.</p> <p>Esta revista visa divulgar o trabalho científico nacional e estrangeiro realizado nas diversas áreas da Psicologia, seguindo os mais altos padrões científicos. Pretende, igualmente, ser um espaço para a troca de ideias, problemas e experiências, decorrentes da teoria e da prática do desenvolvimento humano, social e cultural.</p>https://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/16733Exploring Private School Teachers’ Strategies for Managing Work-related Stress and Maintaining their Psychological Well-being in Lahore2025-08-16T14:49:51+01:00Komal khalilKomalkhalil580@gmail.com<p>Os professores de pré-escolar desempenham um papel significativo no desenvolvimento fundamental das crianças em fases precoces, tornando-se crucial gerir o seu stress para obter resultados desejáveis. Este estudo qualitativo explorou os factores que contribuem para o stresse relacionado com o trabalho entre os professores de pré-escolar do sector privado, as suas estratégias de gestão do stress e a influência das estratégias de gestão do stress no bem-estar psicológico dos professores de pré-escolar do sector privado em Lahore. Foi utilizado um desenho de investigação fenomenológica para explorar as experiências vividas pelos participantes. Os dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas a professores de pré-escolar e analisados por análise temática. Verificou-se que os professores de pré-escolar enfrentaram uma variedade de fatores que lhes causam stress, tais como comportamentos disruptivos, exigências de multitarefa, barreiras de comunicação, expectativa de ambiente criativo na sala de aula, pressões parentais e baixo reconhecimento. Em resposta, empregaram estratégias de gestão do stress, incluindo práticas de mindfulness, procura de apoio, planeamento estruturado, pensamento reflexivo e estratégias de autocuidado. A influência geral destas estratégias foi vista como um contributo positivo para o bem-estar psicológico dos professores de pré-escolar, uma vez que os ajudaram a manter-se calmos, preparados, resilientes, mentalmente focados e a crescer apesar dos vários desafios na sua profissão, permitindo-lhes gerir as suas funções com maior confiança e calma. O estudo oferece informações valiosas para os administradores escolares e decisores políticos desenvolverem intervenções de apoio que promovam o bem-estar dos professores de pré-escolar.</p>Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/16637O efeito da flexibilidade psicológica na relação entre a reatividade emocional e sintomas psicopatológicos: estudo comparativo entre Portugal e Brasil2025-08-10T20:43:16+01:00Priscyla Carvalho Pires da Costapriscyla.pereira.carvalho@gmail.comDiogo Carreirasdiogo.carreiras@ulusofona.pt<p>A reatividade emocional tem sido apresentada como um fator de risco para elevados níveis de sintomas psicopatológicos. Entretanto, a flexibilidade psicológica tem sido indicada como um mecanismo psicológico protetor de quadros psicopatológicos. O objetivo deste estudo foi compreender o papel da flexibilidade psicológica na relação entre a reatividade emocional e sintomas depressivos e ansiosos, na população portuguesa e brasileira. Os participantes foram 299 adultos da comunidade geral de nacionalidade portuguesa (39%) e brasileira (61%), 209 do género feminino e 90 género masculino. A média de idades de todos os participantes foi de 36.77 (DP = 11.24). O protocolo foi constituído por questionários de autorresposta, respondidos online. Foram realizadas duas regressões hierárquicas, a predizer separadamente sintomas depressivos e ansiosos. Em ambos os modelos, a reatividade emocional e as três componentes da flexibilidade psicológica apresentaram um poder preditivo significativo, explicando 49% dos sintomas depressivos e 35% dos sintomas ansiosos. Os resultados revelaram que pessoas com elevada reatividade emocional tendem a apresentar maior sintomatológica psicopatológica. A flexibilidade psicológica poderá ter um efeito positivo nos sintomas depressivos e ansiosos, quando considerada a reatividade emocional, na população portuguesa e brasileira.</p> <p> <em>Palavras-chave</em>: reatividade emocional flexibilidade psicológica sintomas depressivos sintomas ansiosos.</p>Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/16595Resumos da 8ª Mostra do Doutoramento em Psicologia2025-07-31T15:29:58+01:00PsihDay FPCE-UCpsychologica@fpce.uc.ptDireitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/16587Luto neonatal e trauma na clínica psicanalítica com mães2025-07-30T19:00:56+01:00Luciana jaramillo caruso de Azevedolucianajaramillo@msn.com<p>Para a psicanálise, o trauma está na origem, além de remontar historicamente a própria construção do pensamento freudiano. Desde as publicações pré-psicanalíticas, Freud apresentou considerações de suma importância sobre o trauma na formulação da sua metapsicologia. A partir da ética psicanalítica, no que se refere às mulheres-mães que sofreram a perda de seus bebês, o processo de luto pode se complexificar, sobretudo nos casos em que as crianças nascem com complicações, demandam maiores cuidados e hospitalizações. Este ensaio tem o intuito de realizar uma reflexão teórica acerca do trauma, principalmente, na clínica com mães que passaram por um luto neonatal. Para a realização deste estudo foi analisada historicamente a noção de trauma, enlaçado à neurose traumática. Em seguida, uma ilustração clínica nos remete ao luto neonatal na clínica psicanalítica.</p>Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/16528Contributos para a validação da versão portuguesa do Mini-Markers no contexto do ensino superior2025-07-23T15:15:57+01:00Ana Isabel Garanito2105620@student.uma.ptNuno Rodriguesnuno.rodrigues002@gmail.comJosé Alberto Ribeiro-Gonçalvesjose.a.goncalves@staff.uma.pt<p>Este estudo contribui para a validação do <em>Mini-Markers-P </em>(em apêndice), a versão portuguesa do <em>Mini-Markers</em>, uma medida breve e psicometricamente robusta dos cinco fatores de personalidade. Partindo de uma amostra de 324 alunos do ensino superior, os principais resultados indicam que apesar da brevidade da sua administração (aprox. 5 minutos), este instrumento revela uma estrutura fatorial alinhada com a sua matriz teórica e com subescalas com adequada ortogonalidade e níveis sólidos de consistência interna. Em termos de validade preditiva, apesar da supressão que tende a ser inerente às medidas breves dos <em>big-five</em>, este instrumento possui uma capacidade de predição do desempenho académico, a partir da sua dimensão de conscienciosidade, liminarmente próxima da que é reportada nos estudos de meta-análise, baseados em múltiplas medidas de personalidade. Adicionalmente, o <em>Mini-Markers-P</em>, sobretudo a partir das suas dimensões de neuroticismo, conscienciosidade e extroversão, permite prever porções relevantes de variância do bem-estar-subjetivo e duas dimensões nos alunos universitários. Estes resultados suportam a validade de constructo, fiabilidade e validade preditiva dos <em>Mini-Markers</em>, alinhando os méritos psicométricos da versão portuguesa aos que têm sido reportados para a versão original. </p>Direitos de Autor (c)