https://impactum-journals.uc.pt/psychologica/issue/feed Psychologica 2025-07-31T15:29:58+01:00 Marco Pereira psychologica@fpce.uc.pt Open Journal Systems <p>A PSYCHOLOGICA é uma revista com revisão por pares e uma publicação oficial da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. A PSYCHOLOGICA existe desde 1988 e em 2012 foi re-fundada, passando a publicar artigos científicos, em Inglês e Português, avaliados entre pares.</p> <p>Esta revista visa divulgar o trabalho científico nacional e estrangeiro realizado nas diversas áreas da Psicologia, seguindo os mais altos padrões científicos. Pretende, igualmente, ser um espaço para a troca de ideias, problemas e experiências, decorrentes da teoria e da prática do desenvolvimento humano, social e cultural.</p> https://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/16595 Resumos da 8ª Mostra do Doutoramento em Psicologia 2025-07-31T15:29:58+01:00 PsihDay FPCE-UC psychologica@fpce.uc.pt Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/16587 Luto neonatal e trauma na clínica psicanalítica com mães 2025-07-30T19:00:56+01:00 Luciana jaramillo caruso de Azevedo lucianajaramillo@msn.com <p>Para a psicanálise, o trauma está na origem, além de remontar historicamente a própria construção do pensamento freudiano. Desde as publicações pré-psicanalíticas, Freud apresentou considerações de suma importância sobre o trauma na formulação da sua metapsicologia. A partir da ética psicanalítica, no que se refere às mulheres-mães que sofreram a perda de seus bebês, o processo de luto pode se complexificar, sobretudo nos casos em que as crianças nascem com complicações, demandam maiores cuidados e hospitalizações. &nbsp;Este ensaio tem o intuito de realizar uma reflexão teórica acerca do trauma, principalmente, na clínica com mães que passaram por um luto neonatal. Para a realização deste estudo foi analisada historicamente a noção de trauma, enlaçado à neurose traumática. Em seguida, uma ilustração clínica nos remete ao luto neonatal na clínica psicanalítica.</p> Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/16528 Contributos para a validação da versão portuguesa do Mini-Markers no contexto do ensino superior 2025-07-23T15:15:57+01:00 Ana Isabel Garanito 2105620@student.uma.pt Nuno Rodrigues nuno.rodrigues002@gmail.com José Alberto Ribeiro-Gonçalves jose.a.goncalves@staff.uma.pt <p>Este estudo contribui para a validação do <em>Mini-Markers-P </em>(em apêndice), a versão portuguesa do <em>Mini-Markers</em>, uma medida breve e psicometricamente robusta dos cinco fatores de personalidade. Partindo de uma amostra de 324 alunos do ensino superior, os principais resultados indicam que apesar da brevidade da sua administração (aprox. 5 minutos), este instrumento revela uma estrutura fatorial alinhada com a sua matriz teórica e com subescalas com adequada ortogonalidade e níveis sólidos de consistência interna. Em termos de validade preditiva, apesar da supressão que tende a ser inerente às medidas breves dos <em>big-five</em>, este instrumento possui uma capacidade de predição do desempenho académico, a partir da sua dimensão de conscienciosidade, liminarmente próxima da que é reportada nos estudos de meta-análise, baseados em múltiplas medidas de personalidade. Adicionalmente, o <em>Mini-Markers-P</em>, sobretudo a partir das suas dimensões de neuroticismo, conscienciosidade e extroversão, permite prever porções relevantes de variância do bem-estar-subjetivo e duas dimensões nos alunos universitários. Estes resultados suportam a validade de constructo, fiabilidade e validade preditiva dos <em>Mini-Markers</em>, alinhando os méritos psicométricos da versão portuguesa aos que têm sido reportados para a versão original.&nbsp;</p> Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/16490 “D@ Rosa @ Azul” – Implementação e Avaliação do Processo e da Eficácia do Programa de Prevenção do Abuso Sexual para Crianças do 1º ciclo 2025-07-16T21:03:49+01:00 Ana Raquel Santos anaraquelsantos.psi@gmail.com Cristina Sena Neves spo.altodomoinho@gmail.com Maria João Alvarez mjalvarez@psicologia.ulisboa.pt <p>O abuso sexual é um problema com elevada prevalência e com implicações graves para as vítimas, as suas famílias e a comunidade. A sua prevenção é essencial, porém existe, a nível nacional, uma escassez de programas e materiais que visem a prevenção universal deste fenómeno. O presente estudo teve como objetivos implementar e avaliar o processo e a eficácia do programa de prevenção do abuso sexual “D@ Rosa @ Azul”, desenvolvido durante 14 anos e destinado a crianças do 3º ano de escolaridade. Para tal realizou-se um estudo quasi-experimental, com dois grupos de comparação (de intervenção vs. controlo), numa amostra de 148 participantes, a qual respondeu a um instrumento de auto-relato em dois momentos de avaliação (antes e depois da implementação do programa). Encontrou-se um aumento de conhecimentos e competências de prevenção do abuso sexual para os dois grupos, contudo, o grupo de intervenção apresentou significativamente mais conhecimentos e competências no final da intervenção. Os resultados mostraram, igualmente, que a implementação do programa foi fiel ao estabelecido em todas as suas sessões. Esta investigação permite concluir que o programa “D@ Rosa @ Azul” é uma intervenção promissora para a prevenção do abuso sexual de crianças em Portugal.</p> Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/14431 Examining the Effects of Perspective Taking, Taking Revenge, and Distraction on State Anger Using the Autobiographical Essay Memory Task 2025-06-14T03:21:07+01:00 Thomas DiBlasi thomas.diblasi@LIU.edu <p><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Anger is a fundamental emotion that reports to many negative outcomes. It is predictive of verbal and physical aggression, and has been identified as a risk factor for criminal recidivism. Importantly, anger and revenge are closely related to one another, and thoughts of revenge were more likely to be endorsed by participants who were angry and physically aggressed than those who were angry and did not physically aggress. As such, it is important to examine effective approaches to increase state anger (ie, the AEMT) in order to identify effective approaches to decrease state anger in vengeful episodes. Using a mixed design, 107 undergraduate participants ( </span></span><em><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">M </span></span><sub><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">age</span></span></sub></em><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"> = 19.13, </span></span><em><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">SD</span></span></em><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"> = 1.04) who predominately identified as females ( </span></span><em><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">N</span></span></em><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"> = 64) and Caucasian (70%) were randomly assigned to one of three conditions: perspective taking, taking revenge via a voodoo doll (catharsis hypothesis), and control (ie, distraction). Participants were asked to complete the autobiographical emotional memory task (AEMT) and reflect on a time they were angry and wanted revenge. A repeated measures ANOVA showed a significant main effect of time on state anger. Participants reported increased state anger as a result of the AEMT (manipulation check) compared to baseline, and reported decreased state anger in the taking revenge and control (distraction) conditions post-intervention, but not in the perspective taking condition. Implications are discussed, including how the AEMT can be effective in increasing state anger, how distraction can be an effective intervention, adding to the research on the catharsis hypothesis, and how to improve research on perspective taking.</span></span></p> Direitos de Autor (c)