https://impactum-journals.uc.pt/rel/issue/feedRevista de Estudos Literários2025-06-20T01:35:10+01:00Centro de Literatura Portuguesaclp@ci.uc.ptOpen Journal Systems<p>A <em>Revista de Estudos Literários</em> é uma publicação anual da Imprensa da Universidade de Coimbra e do Centro de Literatura Portuguesa (CLP), unidade de investigação financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Incidindo sobretudo nos domínios da crítica e da teoria literárias, integrará, em cada número, uma secção temática e procurará acompanhar o movimento editorial consagrado ao ensaísmo literário em Português.</p>https://impactum-journals.uc.pt/rel/article/view/16393Entre a dor e a esperança2025-06-20T01:35:10+01:00Adaylson Vasconcelosawsvasconcelos@gmail.comDireitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/rel/article/view/16244recensão a A Gran Final2025-06-06T15:04:12+01:00Marisa Henriquesmarisa.henriques@fl.uc.ptCarlos Reisc.a.reis@mail.telepac.pt<p>recensão à obra</p> <p><strong><em>A GRAN FINAL</em></strong></p> <p><strong>Xaquín Núñez (ed.)</strong></p> <p><strong>Santiago de Compostela: Edicións Positivas, 2024</strong></p> <p><strong>268 páginas, ISBN 978-84-128407-4-2</strong></p>Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/rel/article/view/16079Emoções e subjetividade: a poética do eu na poesia cacerense de Edson Flávio 2025-04-26T17:03:01+01:00Edson Silva de Limaedson.lima@ueg.br<p align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">O ato poético estaria entre a linguagem e a emotividade, isto é, na possibilidade de junto às estruturas de manifestação da língua permitir a expressão de nossa paisagem interior. Neste sentido, emoções e poesia não estão subordinadas à racionalização do eu determinado, mas a razão inclusiva, esta, em que os sistemas são abertos e, portanto, abrangentes. Em vista disso, empreenderei uma investigação que congratula poesia e filosofia na obra do poeta cacerense Edson Flávio, em especial seus livros Aldrava (2020) e Intermitência (2023). Meu objetivo é, a partir da filosofia das emoções (Nussbaum, 2003) e da teoria literária (Lima, 2006; 2015; 2018; 2021) apontar a maneira mesma da presença do eu poiético como ser capaz de criar sua própria existência, inventando e moldando o seu </span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><em>landscape </em></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">de maneira a tornar-se o principal agente na produção de sentido poético.</span></span></p>Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/rel/article/view/16073RECENSÃO Eça de Queirós no Egipto e a abertura do Canaz de Suez 2025-04-24T23:15:38+01:00José Alberto Catalãojosealbertocatalao@edu.ulisboa.ptDireitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/rel/article/view/16012CONDENSAÇÃO E MATERIALIDADE DA PALAVRA EM CONVERGÊNCIA DE MURILO MENDES (1970)2025-04-09T10:03:56+01:00Raphael Salomão Khéderaphaelsalomao@hotmail.com<p>O artigo tem como objetivo reconstruir a poética elaborada por Murilo Mendes em <em>Convergência</em>, sobretudo na última seção do livro, intitulada “Sintaxe”. Alguns aspectos recorrentes na obra – escrita a partir de 1963, e publicada em 1970 –, como a “condensação semântica” e a “materialidade” da palavra, representam conceitos desenvolvidos por Carlos Drummond de Andrade, por João Cabral de Melo Neto, pelos poetas italianos do grupo “<em>I novissimi</em>”, e por Haroldo de Campos, responsável pela tradução das “rimas pedrosas” de Dante Alighieri no início dos anos 1960. A pedra, nesse sentido, ao mesmo tempo que sintetiza as diversas referências explícitas no livro, se torna símbolo de uma concepção de poesia “física” e experimentalista, a qual não se exime em expor a sua dificuldade de apreensão da realidade.</p>Direitos de Autor (c)