https://impactum-journals.uc.pt/rel/issue/feed Revista de Estudos Literários 2025-04-26T17:03:01+01:00 Centro de Literatura Portuguesa clp@ci.uc.pt Open Journal Systems <p>A <em>Revista de Estudos Literários</em> é uma publicação anual da Imprensa da Universidade de Coimbra e do Centro de Literatura Portuguesa (CLP), unidade de investigação financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Incidindo sobretudo nos domínios da crítica e da teoria literárias, integrará, em cada número, uma secção temática e procurará acompanhar o movimento editorial consagrado ao ensaísmo literário em Português.</p> https://impactum-journals.uc.pt/rel/article/view/16079 Emoções e subjetividade: a poética do eu na poesia cacerense de Edson Flávio 2025-04-26T17:03:01+01:00 Edson Silva de Lima edson.lima@ueg.br <p align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">O ato poético estaria entre a linguagem e a emotividade, isto é, na possibilidade de junto às estruturas de manifestação da língua permitir a expressão de nossa paisagem interior. Neste sentido, emoções e poesia não estão subordinadas à racionalização do eu determinado, mas a razão inclusiva, esta, em que os sistemas são abertos e, portanto, abrangentes. Em vista disso, empreenderei uma investigação que congratula poesia e filosofia na obra do poeta cacerense Edson Flávio, em especial seus livros Aldrava (2020) e Intermitência (2023). Meu objetivo é, a partir da filosofia das emoções (Nussbaum, 2003) e da teoria literária (Lima, 2006; 2015; 2018; 2021) apontar a maneira mesma da presença do eu poiético como ser capaz de criar sua própria existência, inventando e moldando o seu </span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><em>landscape </em></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">de maneira a tornar-se o principal agente na produção de sentido poético.</span></span></p> Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/rel/article/view/16073 RECENSÃO A EÇA DE QUEIRÓS NO EGIPTO E A ABERTURA DO CANAL DE SUEZ 2025-04-24T23:15:38+01:00 José Alberto Catalão josealbertocatalao@edu.ulisboa.pt Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/rel/article/view/16012 CONDENSAÇÃO E MATERIALIDADE DA PALAVRA EM CONVERGÊNCIA DE MURILO MENDES (1970) 2025-04-09T10:03:56+01:00 Raphael Salomão Khéde raphaelsalomao@hotmail.com <p>O artigo tem como objetivo reconstruir a poética elaborada por Murilo Mendes em <em>Convergência</em>, sobretudo na última seção do livro, intitulada “Sintaxe”. Alguns aspectos recorrentes na obra – escrita a partir de 1963, e publicada em 1970 –, como a “condensação semântica” e a “materialidade” da palavra, representam conceitos desenvolvidos por Carlos Drummond de Andrade, por João Cabral de Melo Neto, pelos poetas italianos do grupo “<em>I novissimi</em>”, e por Haroldo de Campos, responsável pela tradução das “rimas pedrosas” de Dante Alighieri no início dos anos 1960. A pedra, nesse sentido, ao mesmo tempo que sintetiza as diversas referências explícitas no livro, se torna símbolo de uma concepção de poesia “física” e experimentalista, a qual não se exime em expor a sua dificuldade de apreensão da realidade.</p> Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/rel/article/view/15992 Aspectos da modernidade na poesia contemporânea de Marília Garcia 2025-04-07T15:02:13+01:00 Thalyta Vasconcelos de Siqueira thalytavasco@hotmail.com <p>Este trabalho tem como foco analisar os aspectos modernos na obra poética contemporânea da escritora brasileira Marília Garcia. Sabe-se que uma grande questão para as literaturas modernas se refere à experiência de viver em ambientes urbanos, experienciando a vida na cidade, e às representações desse estilo de vida na arte. Com base nisso, utilizarei pressupostos teóricos de Pereira e Souto (2021), Baudelaire (2006) e Benjamin (2012 e 2002) para debater sobre questões pertinentes às literaturas modernas. Será também de grande importância neste artigo o trabalho de Giorgio Agamben (2009) sobre a produção de literatura na contemporaneidade e Soveral (1994) para discutir a relação entre literatura moderna e contemporânea. Também será utilizado o trabalho de Pereira (2018) em relação à poética de Marília Garcia e o de Oseke-depré (2019) para analisar a urbanização e modernização da cidade de Paris na época moderna. Assim, o objetivo principal será analisar como os aspectos modernos surgem nesse âmbito contemporâneo de escrita literária e a cadeia de referências literárias e textuais que se estabelece entre os textos e autores, ligando Marília Garcia a Jacques Roubaud e invocando a poética de Baudalaire.</p> Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/rel/article/view/15935 ECOS DOS ESTILOS LITERÁRIOS CONTEMPORÂNEOS EM MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS DE MACHADO DE ASSIS 2025-03-23T20:00:33+00:00 GERALDO AUGUSTO FERNANDES geraldoaugust@uol.com.br <p>O memorável romance de Machado de Assis, <em>Memórias póstumas de Brás Cubas</em>, é objeto de muitos estudos desde que veio a público. Quanto à recepção crítica da obra machadiana, Felipe Mansur (2023) admite que, “pensar a recepção crítica da obra de Machado de Assis em sua atualidade implica dois movimentos: o de redimensionar a obra do autor, já consagrada pela crítica há mais de um século, assim como o de reconsiderar aspectos ainda pouco explorados da literatura machadiana.” É dessa forma que se pretende analisar o romance focado nesta proposição de Mansur e desenvolver o que se chamam ecos: a estética surrealista impressa na obra e a narrativa fantástica, ambos ecos que se mostram principalmente no capítulo “O delírio”. No Surrealismo, a transposição para o plano artístico do universo dos sonhos, em que o controle da razão e o do pensamento não importa; na narrativa fantástica, a presença do absurdo e do irreal tendo o fantástico efeito estético. Os estudos de Mikhail Bakhtin, Irene A. Machado, Lélia Parreira Duarte, David Roas, Lúcia Grossi dos Santos, André Breton, entre outros, são os guias deste artigo.</p> Direitos de Autor (c)