https://impactum-journals.uc.pt/rel/issue/feed Revista de Estudos Literários 2025-09-07T00:10:59+01:00 Centro de Literatura Portuguesa clp@ci.uc.pt Open Journal Systems <p>A <em>Revista de Estudos Literários</em> é uma publicação anual da Imprensa da Universidade de Coimbra e do Centro de Literatura Portuguesa (CLP), unidade de investigação financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Incidindo sobretudo nos domínios da crítica e da teoria literárias, integrará, em cada número, uma secção temática e procurará acompanhar o movimento editorial consagrado ao ensaísmo literário em Português.</p> https://impactum-journals.uc.pt/rel/article/view/17009 Ministério do Vício e da Virtude - 2025-09-07T00:10:59+01:00 Helder Paraná Do Coutto hdocoutto@gmail.com <p>&nbsp;</p> <p>O ministério dos vícios e virtudes é uma ideia religiosa acima de tudo, é uma forma de controlar as pessoas, de garantir que a sociedade não seja plural, mas igualitária em comportamentos, e a compreensão de vícios e virtudes são, por outro lado, apenas uma construção sem relação com a realidade.</p> <p>&nbsp;</p> Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/rel/article/view/16977 INTERSECTIONISM, STATIC THEATER AND AESTHETICS OF CONTRADICTION. 2025-08-29T12:43:17+01:00 TERESA GARCÍA-ABAD teresa.garcia-abad@cchs.csic.es <p>Em 1910, Fernando Pessoa embarcou nos dois grandes projetos que emolduram sua obra literária: o Teatro Estático e os heterônimos, ambos expressões de sua vocaçao dramática e um lugar privilegiado para a realização do ideal de fusão entre as artes. Paralelamente, a grave convulsão vivida pelo pensamento, pela ciência e pela arte no século XX emergiu com formas renovadas de conhecimento científico e as humanidades, reforçando o status da ficçao como uma hermenêutica eficaz para capturar em forma textual o pensamento que questiona a anarquia de um universo feito de contrastes e contradições. A encenação de <em>El banquero anarquista </em>(1995), de Javier Maqua, mergulha nessas geografias liminares, explorando novas formas de teatro pós-dramático prefiguradas na brilhante obra do escritor português.</p> Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/rel/article/view/16974 O Delfim - adaptação cinematográfica de José Cardoso Pires 2025-08-28T15:56:17+01:00 Marisa Henriques marisa.henriques@fl.uc.pt <p>Publicação do dactiloscrito inédito do guião cinematográfico, realizado a partir de <em>O Delfim, por José Cardoso Pires</em></p> Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/rel/article/view/16934 Introdução 2025-08-21T09:28:18+01:00 Carlos Reis c.a.reis@mail.telepac.pt Gabriella Mendes gabriellamendes@yahoo.com.br Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/rel/article/view/16721 ENCANTARIAS POÉTICAS DE UMA ILHA SEBASTIÂNICA NO BRASIL 2025-08-14T14:15:24+01:00 CLAUDICELIO RODRIGUES DA SILVA claudicelio@gmail.com <p class="western" align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;">O sebastianismo nasceu sob a condição insular, uma vez que o Encoberto aguardaria o retorno sob as areias de uma ilha indescoberta. É o que vêm narrando as literaturas orais e escritas ao longo dos séculos. Em pleno século XXI, o Rei Sebastião habita a minúscula ilha do arquipélago de Maiaú, no litoral oeste do Maranhão, Brasil. Na verdade, aqueles ilhéus dão conta de que o monarca teria fundado a ilha ao fincar sua espada numa coroa de areia, depois do malogro de Alcácer-Quibir. Para ele, os moradores da ilha cantam “doutrinas” do Tambor de Mina, rito de origem daomeana, transplantado ao Maranhão e ressignificado com a pajelança ameríndia. Sebastião agora é um encantado, e convive com outras entidades, nativas e estrangeiras, além de se metamorfosear em bichos alados e terrestres para se presentificar no terreiro, no areal, na imaginação e no sonho. É a poética da encantaria sob o viés sebastiânico que este texto apresenta.</span></span></span></p> Direitos de Autor (c)