
https://doi.org/10.14195/2183-8925_39_12

Revista de História das Ideias
Vol. 39. 2ª Série (2021)

301-324

ABC-DIÁRIO DE ANGOLA – UM BALUARTE DA OPOSIÇÃO 
POSSÍVEL NA IMPRENSA COLONIAL PORTUGUESA DOS 

ANOS 1960
ABC-DIÁRIO DE ANGOLA – A BULWARK OF THE OPPOSITION 

POSSIBLE IN THE COLONIAL PORTUGUESE PRESS OF THE 1960s

João Manuel Rocha

ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, Universidade Católica Portuguesa
gjoaorocha@gmail.com
https://orcid.org/0000-0001-6835-1163

Texto recebido em / Text submitted on: 24/10/2019
Texto aprovado em / Text approved on: 04/03/2021

Resumo:
Em vésperas da guerra colonial, em Luanda, o ABC-Diário de Angola 

explorava o distanciamento possível face ao regime de Salazar e à sua 
política ultramarina. Com uma abordagem inspirada em análise de conteúdo 
e de discurso de noticiário cruzada com pesquisa em arquivo, neste artigo 
identificam-se opções editoriais e propõe-se uma caraterização de um diário 
que chegou a ser visto no Ministério do Ultramar como uma «perigosa 5ª 
coluna». Reflete-se também sobre a singularidade que o jornal conseguiu 
ter no quadro do regime autoritário do Estado Novo. Sem o seu fundador, 
Machado Saldanha, o jornal evoluiria no final da década de 1960 para um 
alinhamento com as autoridades, tornando-se um arauto do marcelismo.

Palavras-chave:
Imprensa; jornalismo; colonialismo; Portugal; Angola.



Revista de História das Ideias

302

Abstract:

On the eve of the colonial war in Luanda, the ABC-Diário de Angola sought 
ways to keep as far as possible from Oliveira Salazar’s regime and its overseas 
policy. With an approach inspired by content and discourse analysis and with the 
support of research in archives, in this article we identify newspaper’s options 
and practices, contributing to the characterization of a newspaper that came to 
be seen in the Ministry of Overseas as a «dangerous fifth column». We also reflect 
on the specificity that the title managed to have under the authoritarian regime 
of Estado Novo [New State]. Without his founder, the paper would evolve, at 
the end of the decade, into a government-aligned daily, becoming a herald of 
the last chief of the dictatorship.

Keywords:

Press; Journalism; Colonialism; Portugal; Angola.

Introdução

O ABC-Diário de Angola foi, ao longo da maior parte da década de 
1960, motivo de preocupação para as autoridades do Portugal colonial. 
O Gabinete de Negócios Políticos (GNP) do Ministério do Ultramar 
recomendou várias vezes a criação de uma censura especial para o jornal 
e não escondia a perplexidade com as suas tentativas para divulgar 
notícias que considerava contrárias ao país. Chegou a manifestar à polícia 
política, a PIDE, o receio de que o diário fosse uma «quinta coluna». 

Nos seus primeiros anos, o ABC foi indissociável da figura de Manuel 
Machado Saldanha, um «velho e honrado democrata», como o classifica 
um académico que na época ali trabalhou, Adelino Torres (2000: 23); um 
«corajoso liberal», como o apelida Adolfo Maria, redator em 1961-62(1). 
Antigo funcionário superior da administração colonial(2), depois de se 

Este trabalho foi apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia [Bolsa SFRH/
BD/115274/2016].

(1) Entrevistado em Lisboa a 15-11-2016. Viria a ser dirigente do MPLA (Movimento 
Popular de Libertação de Angola), com o qual mais tarde rompeu.

(2)  Desempenhou funções dirigentes na Guiné e em Cabo Verde e foi delegado de 
Cabo Verde na 1ª Exposição Colonial Portuguesa, realizada em 1934, no Porto, que teve 
como diretor técnico o então tenente Henrique Galvão.



Abc-Diário de Angola – Um baluarte da oposição possível na imprensa colonial Portuguesa dos anos 1960

303

aposentar Saldanha radicara-se em Luanda, onde desenvolveu atividade 
jornalística e empresarial e lançou o jornal, em 1958. 

Neste artigo, em que se combinam resultados de uma leitura dos 
jornais inspirada na análise de conteúdo e na análise crítica de discurso 
com pesquisa documental no Arquivo Histórico Diplomático (AHD) e 
no Arquivo Nacional-Torre do Tombo (AN/TT) – bem como informações 
recolhidas em entrevista –, propõe-se uma caraterização do ABC, 
sustentando-se que, sob a batuta de Machado Saldanha, se afirmou 
como jornal do «contra». 

A análise de conteúdo (Bardin 1979; Krippendorf 2004) é apropriada 
para detetar na imprensa a presença ou ausência de temas e sua 
frequência. Já a análise crítica de discurso, metodologicamente adequada 
pelas suas virtualidades na identificação de dimensões ideológicas 
nos discursos (Van Dijk 2005), contribui para sinalizar subtilezas 
nos discursos controlados pelos censores que, no caso concreto do 
Estado Novo, «por um lado impediam a difusão de ideias políticas 
não convencionais e, por outro, procuravam manter a estrutura moral 
tradicional» (Garcia 2009: 48). 

O corpus jornais é composto pelas edições de agosto de 1960 do ABC 
e dos três outros diários que se publicavam em Luanda: A Província de 
Angola, o mais antigo e principal diário da colónia, veículo das aspirações 
autonomistas da sociedade colonial; o Diário de Luanda, controlado pelo 
partido único, União Nacional; e O Comércio, entusiasta da política 
colonial (Rocha 2019, 2020). Com o alargamento da análise ao conjunto 
dos jornais pretendeu-se identificar eventuais particularidades nas 
opções editoriais. A escolha do mês foi determinada por, nessa altura, 
terem ocorrido acontecimentos que se afiguraram adequados para testar 
a hipótese de singularidade do jornal. Em concreto: o primeiro dos 
três julgamentos em Luanda de nacionalistas angolanos, no que ficou 
conhecido para a História como o Processo dos 50; e a proclamação da 
independência de nove ex-colónias francesas em África. No caso do 
julgamento, que começou a 25 de julho, optou-se por alargar o corpus, 
procurando eventuais menções que lhe pudessem ter sido feitas em dias 
anteriores ao início, tendo a análise compreendido nesse caso o período 
entre 15 de julho e o fim de agosto. A constatação de diferenças no modo 
como os jornais noticiaram as comemorações de 15 de agosto – data da 
reconquista de Luanda aos holandeses, no século XVII – e o início dos 
cursos universitários de férias realizados nesse mês em Luanda, levou a 



Revista de História das Ideias

304

que também os títulos da cobertura jornalística dessas cerimónias fossem 
analisados numa perspetiva crítica de discurso.

O interesse pelo primeiro dos julgamentos do Processo dos 50 e pela 
sucessão de independências justifica-se pelo seu relevo no processo 
histórico angolano, no caso do primeiro, e do continente africano no 
seu todo, no segundo. O Processo foi na verdade composto por três 
processos que levaram a tribunal mais de meia centena de nacionalistas e 
opositores do regime presos em 1959. As prisões atingiram a generalidade 
dos grupos nacionalistas de Luanda, deixando-os quase completamente 
desorganizados (Alexandre 2017: 482), e tiveram relação próxima com 
o desencadear da luta armada – as cadeias da cidade estavam entre os 
alvos dos ataques de 4 fevereiro de 1961 e um dos objetivos dessa ação 
era libertar os presos (Medina 2005: 95; Mateus e Mateus 2011: 93). 

A vaga de independências de 1960 deve ser entendida no contexto 
dos «ventos de mudança» que sopravam no continente africano – a 
expressão, usada poucos meses antes pelo então primeiro-ministro 
britânico Harold McMillan(3), «ganhou enorme notoriedade e 
atormentou os poderes que continuavam a resistir às aspirações da 
maioria negra» (Oliveira 2011: 26), numa altura em que na Assembleia 
Geral das Nações Unidas se desenhava uma maioria de países afro-
asiáticos favorável às pretensões independentistas. 

A ausência de informações concretas sobre cortes da censura em 
agosto de 1960 impediu um confronto entre aquilo que foi submetido 
aos censores e o que naquele mês foi publicado. Contudo, a pesquisa em 
arquivo revelou-se profícua por ter sido encontrada documentação que, 
embora sobre fases posteriores ao período estudado, foi muito útil para 
caracterizar o ABC, particularmente o espólio do GNP – organismo que 
tinha entre as suas tarefas a análise de imprensa, e que, pouco depois do 
período estudado, começou também a fazer a apreciação de provas de 
censura remetidas pelo governo de Angola. Criado em 1959 para apoiar 
a ação ministerial em matéria de política ultramarina, «congregando 
habilmente censura e propaganda», esse gabinete do Ministério do 
Ultramar foi das «mais importantes instituições» do aparelho político-
ideológico do Estado Novo, embora o seu papel tenha, até agora, sido 
pouco destacado (Castelo 2015: 467-68).

(3)  Discurso no parlamento da África do Sul, Cidade do Cabo, 3-2-1960.



Abc-Diário de Angola – Um baluarte da oposição possível na imprensa colonial Portuguesa dos anos 1960

305

Não ignoramos que aquilo que foi considerado importante pelos 
inspetores da PIDE, ou por outros agentes do Estado Novo, pode não 
ser o que é relevante para o investigador (Cahen 2005: 1-2), nem que 
não só não há fontes neutras como não basta extrair e compilar dados 
empíricos ou analisar «cada documento per se» – é preciso atender ao 
contexto de produção e circulação, «fazer a crítica das fontes, cruzá-las, 
confrontá-las entre si, atentar ao que se passa à margem» (Castelo 2013: 
17). Foi também por isso que cruzámos documentação de arquivo com 
análise de conteúdo e discurso e recorremos a depoimentos recolhidos 
em entrevistas pessoais. 

Os cartazes de Delgado

O ABC-Diário de Angola teve um arrastado processo de nascimento. 
O pedido para o lançar data de 1954. O Estado Novo tinha já realizado 
a sua «descolonização semântica» (Jerónimo e Pinto 2015: 54), com a 
revisão constitucional de 1951, que tornou as colónias em «províncias 
ultramarinas», num processo de afirmação de Portugal como país 
pluricontinental pensado para obviar a críticas externas. Começava 
também a ganhar forma, por essa altura, o primeiro dos planos de 
fomento lançados em 1953 pelo governo de Lisboa e que em Angola 
viria a traduzir-se em algumas ações de desenvolvimento infraestrutural.

É nesse contexto interno que, depois de ter deixado de ser acionista do 
Diário de Luanda, onde chegara a ser subdiretor, Machado Saldanha fez o 
pedido para lançar um novo jornal. Mas o então governador do território, 
Silva Carvalho, indeferiu o requerimento. O seu nome já suscitava 
reservas às autoridades. No ano anterior, a polícia política recebera a 
informação de que no Diário de Luanda predominavam indivíduos com 
«tendências separatistas e nativistas»: Machado Saldanha e Agnello 
Paiva, um experiente e conceituado jornalista(4). Na resposta a um 
pedido de informações feito à Polícia de Segurança Pública de Angola(5), 
a PIDE recebeu a indicação de que o ex-funcionário superior colonial 

(4)  Informação sobre Diário de Luanda, 15-4-1953, folha 135. AN/TT, PIDE, Serviços 
Centrais, SR 761/53, NT 2720.

(5)  A delegação de Angola da polícia política foi formalmente constituída em 1954, 
mas a sua presença foi quase residual até 1957.



Revista de História das Ideias

306

se dizia monárquico, mas que nele se notava uma «certa antipatia» 
pela «Situação», embora não tivesse sido «notada a sua presença» em 
anteriores campanhas eleitorais(6). 

Não se conformando com a recusa, Machado Saldanha – que fora 
também subdiretor d’ A Província de Angola(7), e tinha no currículo a 
condição de correspondente em Luanda da agência noticiosa norte-
americana United Press(8), recorreu para o Conselho Ultramarino(9). O caso 
arrastou-se durante anos, até que o jornal acabou por ser autorizado: a 10 
de junho de 1958 começou finalmente a publicar-se, como matutino, em 
formato berliner(10), com maqueta inspirada no jornal espanhol homónimo, 
aquele que era o quarto diário de Luanda e de toda a Angola. 

No cabeçalho, como diretor oficial, surgia Manuel Monterroso 
Carneiro, que fizera carreira como administrador de empresas, 
designadamente na Companhia de Açúcar de Angola, e fora deputado 
pela colónia africana à Assembleia Nacional, entre 1953 e 1957. Acionista 
da sociedade proprietária, para o qual Saldanha vinha congregando 
apoios(11), cumpria a imposição legal de os diretores terem de ser 
licenciados(12) e os requisitos de «idoneidade intelectual e moral» que lhes 
eram exigidos(13), embora a PIDE viesse mais tarde, numa caraterização 
que fez da equipa do ABC, a considerá-lo «desafeto à situação política 

(6)  Informação nº 1188/2ª/53/SS da 2ª Secção-Inf. E Cad, 9-5-1953, folha 132. AN/
TT, PIDE, Serviços Centrais, SR 761/53, NT 2720.

(7)  Informação Silvestre, 14-4-1956, folha 126. AN/TT, PIDE, Serviços Centrais, SR 
761/53, NT 2720.

(8)  Lista de correspondentes inscritos no final de 1953 no SNI (Secretariado Nacional 
de Informação, Cultura Popular e Turismo, que em 1944 sucedera ao Secretariado de 
Propaganda Nacional). AN/TT. Arquivo PIDE/DGS, Serviços Centrais, SR 761/53, NT 
2720, Folha 133.

(9)  Informação Silvestre, 14-4-1956, folha 128. AN/TT, PIDE, Serviços Centrais, SR 
761/53, NT 2720.

(10)  No caso concreto 48x30,5 cm. Mais tarde passaria ao formato tablóide.
(11)  No final de 1960, as dez mil ações correspondentes a dez mil contos do capital da 

sociedade proprietária, que detinha também negócios de plásticos e uma livraria, estavam 
distribuídas por quase cinco dezenas de acionistas. Saldanha, com três mil, e Monterroso, 
com 950, eram os maiores. Cfr. Subsídios para o estudo da compra de uma posição acionista 
– (maioritária) 13 de Julho de 1961 Relatórios Diversos – Angola MU/GM/GNP/135/Pt.37. 

(12)  Decreto 12271, do Ministério das Colónias, de 3 de Setembro de 1926, conhecido 
como ‘Lei João Belo’, do nome do ministro da pasta.

(13)  Decreto-Lei n.º 26589 – Diário do Governo n.º 112/1936, Série I de 14-05-1936.



Abc-Diário de Angola – Um baluarte da oposição possível na imprensa colonial Portuguesa dos anos 1960

307

vigente»(14). Mas era um diretor ausente, que apesar de deslocações 
esporádicas a Angola residia em Lisboa desde 1945. O jornalista Acácio 
Barradas, que foi chefe de redação do ABC em duas fases, qualificou esse 
tipo de situação como escandalosa:

Alguns proprietários de jornais, não tendo licenciatura e precisando 
de um director, iam pedir a um amigo licenciado que desse o nome para 
o cabeçalho. Alguns ganhavam por isso, outros aceitavam por mera 
vaidade. Mas havia casos escandalosos. Por exemplo, o ABC teve como 
director um engenheiro que vivia em Lisboa e que nunca conheci (Correia 
e Baptista 2010: 62).

A demora na chegada às bancas não evitou que o lançamento do 
jornal fosse um arranque em falso. O ABC começara a publicar-se sem 
que todas as questões de funcionamento tivessem sido acauteladas, como 
depressa teve de reconhecer: a 13 de julho, ao número 29, anunciou uma 
interrupção e o regresso, a 1 de agosto, como vespertino(15).. 

Como recordou Acácio Barradas, os cartazes do candidato 
presidencial Humberto Delgado na campanha para as eleições de 
1958 foram impressos na tipografia do ABC e o jornal, que começou a 
publicar-se dois dias depois das presidenciais, «ficou logo muito ligado 
à oposição» (Correia e Baptista 2010: 52). «Não sendo verdadeiramente 
da oposição, era um jornal independente, tanto quanto possível. E em 
Luanda era o único que não alinhava nas hossanas ao regime» (id: 56). 
Era, no dizer de um autor que trabalhou no ABC e noutros títulos de 
Angola, um diário «de feição anti-salazarista», que teve «gravíssimos 
problemas com a censura» (Melo 1973: 173). 

Marcas de desalinhamento 

A análise de conteúdo das notícias do julgamento do Processo 
dos 50 permitiu concluir que o ABC foi o único diário que fez uma 
cobertura contínua do julgamento. O jornal acompanhou a par e passo 
as audiências, dedicando-lhe 11 notícias de dimensão variável, curtas 

(14)  Ofício secreto nº 765-G.U., 6-2-1962. Relatórios diversos – Angola. AHD, MU/
GM/GNP/135/Pt.37.

(15)  ABC-Diário de Angola, 13-7-1958: 1



Revista de História das Ideias

308

na sua maior parte, entre 25 de julho e 11 de agosto(16). Foi o único a 
levar o assunto à primeira página, ainda que, quando o fez, ou lhe foi 
permitido fazê-lo, tenha sido apenas para noticiar que nesse dia, o da 
leitura da sentença dos sete acusados, à hora de fecho da edição decorria 
ainda a audiência. No polo oposto, o Diário de Luanda e A Província de 
Angola fizeram uma única menção ao julgamento, com notícias discretas, 
em páginas interiores, sem grandes pormenores, no dia seguinte ao  
da leitura da sentença(17). O Comércio referiu-se-lhe em três momentos – 
no início, quando foi interrompido e após a leitura da sentença(18). Com 
a prudência que deve acompanhar a análise ao que é publicado sob 
censura, parece poder concluir-se que a maior prevalência do assunto 
no ABC deve ser encarada como resultado de uma intencionalidade 
editorial. Embora recorrendo à linguagem judicial e adotando um registo 
cronológico, o diário de Machado Saldanha foi também o que mais 
concretizou a natureza da acusação. Chegou a transcrever declarações 
de acusados, ainda que – como seria de esperar em contexto censório 
– não tenha mencionado alegações que fizeram na sala de audiências, 
designadamente que «as suas confissões tinham sido obtidas mediante 
torturas diversas e coacção» (Medina 2005: 83). 

Relativamente às independências africanas de agosto de 1960, o ABC 
foi também o único a fazer uma cobertura sistemática, ainda que quase 
sempre discreta. Ao longo do mês foram proclamados oito estados, 
a que se somou a cisão da Federação do Mali, da qual o Senegal se 
autonomizou, declarando a sua independência. Atendendo a que a 
cisão deu origem, por si só, a 58 notícias nos diários de Luanda – uma 
noticiabilidade explicável pela «negatividade», um dos fatores que 
diferentes estudos sobre jornalismo(19) indicam reforçar a probabilidade 
de um assunto se tornar notícia – considerou-se adequado focar a análise 

(16)  Edições de 25, 26, 27, 28 e 29 de julho; 1, 2, 3, 9, 10 e 11 de agosto. Na edição de 
21-8, o assunto volta ao jornal, na coluna de um colaborador, Dutra Faria, diretor executivo 
da agência noticiosa metropolitana ANI, para contestar artigos publicados no estrangeiro 
sobre o assunto. Ao citar passagens de um artigo do jornal Estado de S. Paulo, para as 
repudiar, utiliza a expressão “O Processo dos Cinquenta”, que não fora anteriormente 
usada no diário de Angola. 

(17)  Edições de 11 de agosto.
(18)  Edições de 26 e 30 de julho e 11 de agosto. Na edição seguinte, de dia 12, o jornal 

repete a notícia da véspera para corrigir um lapso na informação sobre a sentença.
(19)  Na senda do trabalho seminal de Galtung e Ruge (1965).



Abc-Diário de Angola – Um baluarte da oposição possível na imprensa colonial Portuguesa dos anos 1960

309

apenas nas restantes oito independências(20). Procurou-se, desse modo, 
compreender a atenção prestada ao aparecimento de novos Estados sem 
a negatividade «inflacionadora» da cobertura jornalística.

O ABC assinalou a independência dos oito países e fez referência 
aos seus processos de adesão às Nações Unidas, embora apenas uma 
das 14 notícias que publicou, todas em registo telegráfico característico 
do estilo de agência, tivesse mais do que um parágrafo. Ainda assim, 
a regularidade da cobertura distingue-o dos demais jornais. Mais 
diferenciadora foi a sua edição de 29 de agosto, na qual publicou «Um 
mapa sobre a África actual» (figura 1), chamando a atenção para «a 
rapidez desconcertante com que se altera[va] a fisionomia do continente 
africano». Reproduzido do diário lisboeta O Século, ocupou o essencial 
da primeira página.

Figura 1 - Primeira página do ABC. 29 de agosto de 1960. 
Fonte: Hemeroteca de Lisboa.

(20)  Daomé, Níger, Alto Volta, Costa do Marfim, Chade, República Centro-Africana, 
República do Congo ex-francês e Gabão.



Revista de História das Ideias

310

Maquetado a todas as cinco colunas, o mapa era acompanhado 
por um pequeno texto de enquadramento e de uma lista, que se 
prolongava para a última página, dos territórios africanos e indicação 
da sua natureza jurídica: «Estados independentes», com indicação de 
mês e ano da obtenção desse estatuto, «Territórios não independentes» 
e «Departamentos franceses e províncias espanholas e portuguesas». 
Embora usando o mapa d’ O Século, que o publicara na sua última página, 
com uma pequena chamada na primeira, o ABC não só lhe deu um maior 
destaque como não o fez acompanhar de considerandos como os do 
diário lisboeta, que claramente subscreviam a política governamental:

Todos reconhecem que o grau de desenvolvimento atingido e a 
necessidade de explorar os recursos naturais da África e o esforço dos 
seus habitantes não autorizam a prescindir do concurso dos europeus 
que o colonizaram intensa e eficazmente(21).

A análise de conteúdo permite também perceber que na restante 
imprensa diária as oito independências ocorridas em menos de três 
semanas tiveram uma atenção jornalística mais irregular e menor que 
no ABC: seis notícias no Diário de Luanda; sete n’ O Comércio; e nove n’ A 
Província. Mais do que os números, e do registo sempre breve, ressalta 
da análise o carácter avulso e descontínuo da cobertura feita por estes 
jornais. Em vários casos, os leitores, principalmente os do Diário de 
Luanda, apenas souberam das mudanças nas chamadas África Ocidental 
Francesa e África Equatorial Francesa dias depois da sua ocorrência e 
de modo indireto – indireto no sentido em que as notícias informaram 
menos sobre a proclamação propriamente dita do que sobre aspetos 
complementares ou laterais: o reconhecimento pelo governo português, 
o processo de admissão nas Nações Unidas, ou até a composição da 
delegação francesa enviada a uma das cerimónias. 

Para além da maior atenção dada quer ao julgamento quer às 
proclamações de independência, a análise de conteúdo e de discurso 
permitiram identificar outros traços distintivos do ABC-Diário de Angola: 

a) Era o único jornal que não publicava informação sobre audiências 
do presidente do Conselho, Oliveira Salazar, e do presidente da 

(21)  “A África Nova”, O Século, 16-8-1960: 12.



Abc-Diário de Angola – Um baluarte da oposição possível na imprensa colonial Portuguesa dos anos 1960

311

República, Américo Tomás, nos quais apenas era divulgado o 
interlocutor, não o resultado nem o motivo da reunião. Ex:

Presidência do Conselho 
Lisboa, 31 – O Presidente do Conselho trabalhou com o ministro o Ultramar. – L.(22) .

b) Publicou, tal como A Província de Angola, artigos sobre culturas e 
vivências endógenas angolanas que, embora escassos, ganham relevo 
num quadro geral de ausência dessas temáticas. O ABC publicou dois 
artigos e o Província um(23), nenhum deles notícia(24). Nos outros dois 
diários não foi identificada qualquer referência do género.

c) Foi o jornal que adotou um maior distanciamento no relato das 
comemorações do 15 de agosto, designadamente do desfile militar 
realizado, abstendo-se do uso de adjetivos ou pontos de exclamação 
enfatizadores da retórica nacional-colonial:

ABC, 15/8: 
«Luanda em Festa / com mais um / aniversário da Restauração».

Diário de Luanda, 16/8:
«Um imponente desfile militar / foi o acontecimento mais importante 

/ do primeiro dia das Festas da Cidade / que se prolongarão até 
Dezembro».

A Província de Angola, 17/8:
«O importante desfile militar / constituiu o número mais empolgante 

/ das comemorações do 312º aniversário da restauração / da soberania 
portuguesa em terras de Angola».

«Sós ou acompanhados ficaremos! / Ficaremos por dignidade própria, 
/ por amor de Angola e amor de Portugal!».

(22)  O Comércio, 1/8/1960: 1.
(23)  No ABC, “Como tomei parte na investidura dum soba”, 2-8-1960: 1; e “De Cabinda 

escreveu Emídio Filipe: Digo adeus consigo maamâ cabinda…”, 20-8-1960: 1. N’ A Província, 
“Lundas”, o artigo etnográfico publicado no número especial de 15-8-1960. Este jornal 
editou também um trabalho motivado pelo conflito no vizinho Congo ex-belga: “Etnografia 
- Balubas e Luluas”, 5-8-1960: 1.

(24)  A única notícia que pode ser entendida como sinal de valorização da pessoa 
negra é internacional e surge no ABC: “Vai ser canonizado o primeiro santo negro da 
Igreja Católica”, 9-8-1960: 1.



Revista de História das Ideias

312

O Comércio, 17/8: 
«Comemorações do 15 de Agosto / O desfile militar de ante-ontem 

/ decorreu com muito brilho / e foi apreciado por densa massa de povo 
/junto ao monumento de Salvador Correia / – Reis Ventura proferiu 
uma vibrante oração».

Finalmente,
d) nos títulos de primeira página em que relata o início dos cursos 

universitários de férias realizados em Luanda, o ABC privilegia 
a «novidade», ao contrário dos outros jornais que destacam os 
protagonistas políticos ou a mensagem doutrinária:

ABC, 16/8
«’Trazer o Ensino Universitário / periodicamente às províncias 

ultramarinas / e pôr os professores em contacto directo com as realidades 
locais/ de modo a que a universidade / conheça e avalie cada vez melhor 
/ os problemas portugueses / seja onde for que eles se desenhem’ / – 
tais são os objectivos primordiais do I Curso / Universitário de Férias, 
hoje inaugurado / segundo declarou o sr. prof. dr. Marcelo Caetano».

«’Vem a Universidade / pela primeira vez a Angola / – esperamos 
que venha para continuar / e, um dia mais tarde, para ficar’ / – afirmou 
o governador-geral, dr. Silva Tavares».

Diário de Luanda, 16/8
«Com o chefe da província / ocupando o lugar de honra / inauguram-

se hoje / os Cursos de Férias Universitários».

A Província de Angola, 17/8 
«’Não defendemos apenas /as nossas pessoas ou os nossos bens 

/ – defendemos a essência do próprio Portugal!’ / afirmou ontem o sr. 
Governador-Geral / na inauguração solene / dos Cursos de Férias da 
Univer. de Lisboa».

O Comércio, 17/8
«O Ultramar está presente / nas universidades portuguesas/ há 

nelas um forte desejo de colaborar/ activamente na grande obra aqui 
em curso/ – magistral lição proferida pelo Sr. Prof. Dr. Marcelo Caetano 
/ Reitor da Universidade de Lisboa».



Abc-Diário de Angola – Um baluarte da oposição possível na imprensa colonial Portuguesa dos anos 1960

313

«’Estamos aqui para ficar! / Não defendemos apenas / as pessoas e os 
bens / mas a própria essência da Nação’ / – afirmou o Sr. Governador-
Geral / abrindo o Curso universitário de férias».

Leitura crítica das soluções jornalísticas

A cobertura jornalística dos temas escolhidos suscita várias reflexões: 
desde logo o contraste entre a atenção prestada pelo ABC ao julgamento 
do Processo dos 50 e às proclamações de independência e o quase 
completo alheamento dos restantes jornais; tal como, ao invés, a ausência 
no vespertino liderado por Machado Saldanha de telegramas sobre as 
audiências das mais alturas figuras do Estado Novo.

Na perspetiva da Análise Crítica do Discurso, as ausências, do 
julgamento e das independências ou, ao contrário, da agenda de Oliveira 
Salazar ou Américo Tomás, são relevantes porque «a análise do ‘não dito’ 
é por vezes mais reveladora do que o estudo daquilo que é realmente 
expresso» (Van Dijk  2005: 66). Quer dizer que noticiar ou não noticiar, dar ou 
não visibilidade a um assunto, não é menos importante para a compreensão 
da ideologia subjacente – ideologia entendida aqui como conjunto de 
crenças ou valores – do que o modo como esse assunto é noticiado. Noticiar 
o julgamento é dar visibilidade à contestação ao poder colonial, da mesma 
forma que noticiar proclamações de independência é dizer, ainda que 
discretamente, que nem todos os casos são como o do vizinho ex-Congo 
belga, recém-independente e mergulhado nessa altura em convulsão.

Mas como é também pelo discurso que as ideologias, políticas ou 
outras, podem ser «transmitidas, normalizadas ou legitimadas» (Van 
Dijk 2005: 114), a análise dos títulos sobre as comemorações de 15 de 
agosto, designadamente o seu léxico, é igualmente importante para a 
caracterização do ABC. Essa análise revela um notório contraste entre o 
registo sóbrio daquele diário e a adesão dos outros jornais à narrativa 
do regime, expressa pelos adjetivos «imponente», «importante» e 
«empolgante», ou pelo substantivo «brilho». 

Os matizes que a análise revela entre jornais, e a especificidade de 
algumas das opções do ABC – a que se pode acrescentar a presença, 
embora escassa e também presente n’ A Província, de registos sobre 
culturas endógenas – não faz do diário uma publicação explicitamente 
oposicionista, nem alheia ao sistema colonial. Muito do seu noticiário 



Revista de História das Ideias

314

não era diferente do que se encontrava nos outros diários, embora, como 
notou Adolfo Maria, o diário representasse o «sector mais aberto» da 
burguesia da colónia(25). Um friso de fotos de um baile da Cruz Vermelha, 
no qual «foram apresentadas à sociedade 14 debutantes» de «algumas 
das melhores famílias de Luanda»(26), é um exemplo da inserção do 
ABC na sociedade colonial, mas, como está amplamente documentado 
em informações e relatórios, quer o jornal quer o seu fundador eram 
encarados com desconfiança, tanto pelo GNP como pela polícia política.

O fantasma de uma «5ª coluna» 

Já num momento posterior ao período escolhido para a análise, em 
abril de 1961, pouco depois do deflagar da guerra, Machado Saldanha 
foi proibido de residir em Angola e obrigado a seguir para Lisboa.  
A PIDE suspeitava que, entre outras atividades, em setembro do ano 
anterior, numa deslocação ao Gana, teria mantido contactos diretos com o 
Presidente Kwame N’Krumah(27). Em contra-corrente com todas as outras 
informações documentais consultadas, o governo-geral atribui-lhe nessa 
altura uma suposta disponibilidade para mudar o rumo do jornal, ou 
mesmo para o fechar, bem como para mediar contactos com a UPA(28), 
desde que pudesse ficar em Angola(29). O fundador do ABC acaba por 
ter de seguir para a metrópole, onde permanece até que, em setembro 
desse ano, o ministro do Ultramar, Adriano Moreira, a quem escrevera 
a expôr a sua situação, concluiu «não haver motivo legal para manter 
o afastamento»(30). No mesmo ano, a polícia política fez uma incursão 
nas instalações do jornal. «Estava lá eu há alguns meses quando a PIDE 

(25)  Entrevista a Adolfo Maria.
(26)  ABC, edição de 26-8-1960.
(27)  Ofício nº 1761/61-S.R. Confidencial, 22-4-1961. AN/TT, PIDE, Serviços Centrais, 

SR 761/53, NT 2720, folhas 84 e 85.
(28)  União das Populações de Angola, mais tarde rebatizada como FNLA (Frente 

Nacional de Libertação de Angola).
(29)  “Cópia dum telegrama endereçado pelo Governo-Geral a Sub. Admin – Lisboa, 

em 31-3-961”, AN/TT, PIDE, Serviços Centrais, SR 761/53, NT 2720.
(30)  Ofício secreto, urgente, nº 34/B/6/4, enviado a 4-9-1961 pelo gabinete do ministro do 

Ultramar ao director da PIDE, folha 57. AN/TT, PIDE, Serviços Centrais, SR 761/53, NT 2720.



Abc-Diário de Angola – Um baluarte da oposição possível na imprensa colonial Portuguesa dos anos 1960

315

irrompeu por ali para prender uma série de tipógrafos negros que teriam 
participado no 4 de Fevereiro», recordou Adolfo Maria(31). 

Em janeiro de 1962, o diretor do GNP, Ângelo dos Santos Ferreira, 
manifestava à PIDE o receio de que os elementos ligados ao jornal fossem 
uma «perigosa 5ª coluna»:

Os cortes feitos naquele periódico pela Comissão de Censura 
à Imprensa de Angola, que mais recentemente chegaram ao nosso 
conhecimento, parecem demonstrar influência comunista e revelar 
também intuitos favoráveis à aproximação com os terroristas. Estes 
factos fazem-nos recear, que os elementos afectos a esse jornal constituam 
uma perigosa 5ª coluna, com cuja acção haverá que contar em qualquer 
contingência mais grave que venha a registar-se naquela Província(32).

O receio do diretor do GNP levou-o a pedir à PIDE informações sobre 
auxílios recebidos pelo jornal, a posição das entidades que prestavam essas 
ajudas «em relação à manutenção da soberania portuguesa em Angola», 
bem como sobre «relações existentes entre o pessoal que presta[va] serviço 
na redacção desse jornal e os elementos subversivos, que, no interior e 
exterior, visa[va]m a desagregação do Estado português»(33).

Na resposta, o diretor da PIDE, Homero de Matos(34), transcreveu 
informações da delegação de Angola, segundo a qual o ABC era, desde a 
fundação, «um baluarte da frente oposicionista» na província ultramarina. No 
jornal coexistiriam, segundo a polícia do regime, três tipos de alinhamentos: 
os próximos do dissidente Henrique Galvão, que no ano anterior liderara o 
desvio do paquete Santa Maria, entre os quais Machado Saldanha – descrito 
como «amigo íntimo» de Galvão – e os também acionistas Américo Aleixo e 
Mário Mota Veiga; os que estariam ligados à «linha do nacionalismo africano 
[personificada em] Mário Pinto de Andrade», caso de Acácio Barradas e do 
seu sogro Manuel Pereira do Nascimento; e os da «linha pró-comunista», a 
que eram associados os jornalistas Alfredo Margarido e Aníbal de Melo, o 
gestor e ex-militar António Antunes Cabrita e o tipógrafo e depois jornalista 

(31)  Entrevista a Adolfo Maria. 
(32)  Ofício secreto 77/15.009.900.023 (1) / 77/15.009.900.001 (4), 6-1-1962. Relatórios 

diversos – Angola. AHD, MU/GM/GNP/135/Pt.37. 
(33)  Ib.
(34)  Ofício secreto nº 765-G.U., 6-2-1962. Relatórios diversos – Angola. AHD, MU/

GM/GNP/135/Pt.37.



Revista de História das Ideias

316

Emílio Filipe. «Com a atuação deste conjunto e com um corpo técnico repleto 
de elementos quasi na totalidade de raça preta e mestiça, fácil é de prever 
o objectivo comum que os norteia – separar Angola da Mãe-Pátria.». No 
mesmo ofício era dito que «sob a cobertura de jornal independente [o ABC 
chegava a] criticar, em alguns artigos» as posições oficiais portuguesas.. Um 
dos exemplos que no mesmo ofício a PIDE dava do desalinhamento do 
jornal prendia-se com os recentes acontecimentos em Goa: «Ùltimamente, na 
passagem do ano, publicou na primeira página, a fotografia duma mulher, 
com um texto em que se fazia a apologia do ‘reveillon’. Nessa altura, todos 
os jornais desta Província e do Mundo Português reflectiram o drama 
pungente da agressão a Goa».   

A tolerância que a PIDE considerava existir para com o jornal era 
por ela atribuída aos serviços de censura de Luanda, que justificariam 
o facto de «deixar passar» notícias e artigos «bastante tendenciosos que 
se iam identificando com a onda de sublevação», com o argumento de 
ser o «único jornal ‘liberal’ que não era oportuno prejudicar, antes pelo 
contrário, conviria manter, para justificar no conceito internacional a 
liberdade de imprensa portuguesa». A Editorial ABC, com livraria na 
baixa de Luanda, era também mal vista pelas autoridades, por publicar 
livros de autores angolanos «todos eles de inclinação ‘pro-negritude’ e 
acentuadamente contrários ao ‘luso-tropicalismo’» – a tese do sociólogo 
Gilberto Freyre sobre uma suposta capacidade portuguesa para criar 
sociedades harmoniosas, que o regime primeiro rejeitara e de que agora 
se socorria para invocar a excecionalidade da sua colonização.

Um apelo do M.P.L.A.

Nos tempos que se seguiram à classificação pela PIDE do ABC como 
«baluarte da frente oposicionista», as apreciações sobre o vespertino variaram 
apenas no vocabulário. «A linha de rumo político deste jornal, é por demais 
conhecida. Não só a direcção como todo o seu corpo redactorial, militam sob a 
bandeira de ideais desafectos ao actual regime e com tendências vincadamente 
separatistas», escrevia o GNP em outubro de 1962. Uma recomendação 
constante dessa nota(35) era a necessidade de uma censura especial:

(35)  Informação nº 127-SC/Ci (2), 19/10/1962. Relatórios diversos – Angola. AHD, 
MU/GM/GNP/135/Pt.37.



Abc-Diário de Angola – Um baluarte da oposição possível na imprensa colonial Portuguesa dos anos 1960

317

Sem uma censura à altura das circunstâncias, jornais da índole da 
do ‘ABC’ estão sempre na brecha para especulações sobre uma temática 
política das mais avançadas e impróprias, facto que já está a provocar 
grandes reparos entre os elementos politicamente sérios daquela cidade 
e mesmo junto de outros órgãos da imprensa de Luanda […]

É certo que se trata de um jornal de relativamente curta expansão, mas 
é àvidamente lido pela facção oposicionista mais extrema da Província, 
que faz dele o seu oráculo de orientação política.

A opinião de que a censura ao ABC devia ser «confiada a pessoa 
com preparação e aptidões especiais» repetiu-se em vários momentos e 
continuava a existir em 1964(36).

Com frequência, o GNP juntava aos seus comentários exemplos de 
notícias do ABC barradas pela censura. «Continua a afinar pelo mesmo 
diapasão: nativismo, (não perde nunca o ensejo de dizer Portugal 
em vez de Metrópole(37), em oposição, por exemplo, a Angola) com 
referência a factos ou histórias através dos quais se pretende pôr em 
xeque a nossa política ultramarina», observava em fevereiro de 1964, 
explicitando:

Sempre que se julga asado lá vai uma referência aos elementos 
do MPLA ou a outros quaisquer ‘dirigentes’ dos restantes grupos 
‘emancipadores’ de Angola – processo de os tornar conhecidos(38).

No gabinete de apoio à ação do ministro do Ultramar não havia 
dúvidas: o ABC era, entre os jornais de Luanda, o que mais se destacava 
«na forma dúbia» de relatar os acontecimentos. «Fazendo uso de uma 
linguagem que se considera perigosa na actual conjuntura, este vespertino 
é um elemento da Imprensa angolana que se revela de manifesto pouco 
interesse para a posição do Ultramar português», escrevia-se em abril de 

(36)  Apontamento nº 415.A, Confidencial, Assunto: “Imprensa ultramarina – relatório 
quinzenal”, 15-2-1964. SR.119/Censura à imprensa em Angola 1959/JAN/09 -1968/
NOV/14. AHD, MU/GM/GNP/119/Pt.2.

(37)  «Portugal» e «Metrópole» estão sublinhados no original consultado. A alusão a 
Portugal seria uma forma de, por oposição, identificar Angola como uma realidade distinta.

(38)  Apontamento nº 415.A, Confidencial, Assunto: “Imprensa ultramarina – relatório 
quinzenal”, 15-2-1964. SR.119/Censura à imprensa em Angola 1959/JAN/09 -1968/
NOV/14. AHD, MU/GM/GNP/119/Pt.2.



Revista de História das Ideias

318

1964(39). No mesmo Apontamento eram dados exemplos de informações 
que o jornal pretendeu publicar a 15 de março daquele ano: uma notícia 
com o título «Um apelo do M.P.L.A.», sobre uma sugestão daquele 
movimento para uma conferência destinada a unificar os movimentos 
anti-portugueses; e, «também a título largo, [uma notícia] do encontro 
entre Humberto Delgado e Amílcar Cabral(40), a qual também foi cortada». 
No comentário à primeira das notícias, o funcionário do GNP não 
escondeu a sua perplexidade: «Não podemos entender como é que a 
redacção de um jornal se permite publicar notícias deste tipo. O ‘A.B.C.’ 
ultrapassa por vezes os limites do bom senso e das conveniências». 

Machado Saldanha morreu em junho de 1964, em Lisboa. No 
imediato, o jornal continuou a dar preocupações às autoridades coloniais. 
No início de 1967, pela análise de provas censuradas, o GNP considerava 
«iniludível» a «persistência» com que ia «tentando a publicação» de 
notícias ou desfavoráveis ao governo, «ou concernentes ao movimento de 
oposição ao Governo ou, ainda, às reuniões e declarações de movimentos 
e elementos afectos ao terrorismo»(41). No mesmo Apontamento notava 
que embora nalguns casos outros jornais procurassem publicar notícias 
de agência semelhantes às censuradas ao ABC, os textos deste não eram 
suavizados – mormente os «mais desfavoráveis» –, por soluções como as 
que a censura identificava noutros títulos da imprensa, designadamente 
a subordinação dessas notícias a «títulos reveladores do desacerto e 
incoerência das críticas» ou uma «acentuação irónica» que pusesse «o 
leitor de sobreaviso contra o que vai [ia] ler». 

Porém, tendo então como diretor Francisco Braga Paixão, um coronel 
na reserva, o ABC estava em transformação, ainda que a fama de ser «do 
contra» viesse a servir à PIDE para o usar como incubadora para o Tribuna 
dos Musseques – um semanário idealizado pela polícia política, integrado 
em ações psicológicas concebidas para conquistar apoio africano para a 
causa colonial, que o jornal que fora de Machado Saldanha começou a 
publicar como suplemento em maio desse ano de 1967. Três anos mais 

(39)  Apontamento s/nº, Confidencial: Imprensa ultramarina – recortes sujeitos à 
censura – relatório mensal. Elementos entrados de 15 de Março a 15 de Abril, s/ data, 
Carlos Eduardo Machado. AHD, MU/GM/GNP/119/Pt.2.

(40)  Delgado era então a principal referência da oposição portuguesa, Cabral liderava 
desde o ano anterior a guerrilha na Guiné-Bissau.

(41)  Apontamento, nº 640, Censura à Imprensa Ultramarina – II/67, sem data concreta. 
Confidencial, Pessoa Amorim. Apontamentos confidenciais. AHD, MU/GM/GNP/159. pt6 c.  



Abc-Diário de Angola – Um baluarte da oposição possível na imprensa colonial Portuguesa dos anos 1960

319

tarde, um documento manuscrito, constante da documentação do GNP, 
atestava a mudança:

Tradicionalmente conhecido por ser um jornal da ‘esquerda’, 
òbviamente mudou de atitude ideológica quando passou a ser 
propriedade do grupo ‘União’ (J. Carvalho e Eurico Motta-Veiga(42)). A 
sua redacção foi ‘expurgada’ de elementos esquerdistas [...] pretendendo 
os seus proprietários que o jornal agora se situa ao ‘centro’(43).

O ABC adotara «um ‘cunho’ profundamente ‘marcellista’». «Nunca 
perde uma oportunidade de destacar em 1ª página todo e qualquer 
assunto relacionado com Sua Exa. o Prof. Marcello Caetano, sendo 
neste aspeto o jornal que mais se evidencia, seguido pela Província de 
Angola.(44)». Em 1971 foi comprado pela proprietária do Diário de Luanda. 
Nesse mesmo ano deixou de publicar-se, ressurgindo de modo efémero 
em 1974 (Melo 1993: 175).

Conclusões e pistas de reflexão

Uma primeira conclusão mais geral deste trabalho decorre da 
constatação de que a mobilização de contributos teóricos e metodológicos 
de diferentes campos do saber, própria das ciências sociais, é uma 
abordagem que, a partir de um caso concreto, sustenta a necessidade de 
repensar a relação entre Salazar, Estado Novo e comunicação social para 
além da equação «que tem prevalecido demasiado simplificada pela sua 
redução a um modelo linear, mecanicista e determinista» (Garcia et al. 
2017: 14). Nessa relação, para além de não ser considerado o meio, ou 
suporte de transmissão, é negligenciado «o contexto social mais amplo, 
no qual se produzem os atos de comunicação» (id). 

No que em concreto diz respeito ao foco deste artigo, a caraterização 
do ABC-Diário de Angola, os resultados da análise ao noticiário e a consulta 

(42)  União era a União Comercial de Automóveis. J. Carvalho era Joaquim Carvalho 
que, tal como Eurico Mota Veiga, integrava o grupo inicial de acionistas. 

(43)  Notas manuscritas sem data, com referências que permitem situá-las em 1970. 
Tópicos – Imprensa da Província de Angola. AHD, PT/AHD/3/MU-GM/GNP01-RNP/
S0280/UI07911.

(44)  Ib.



Revista de História das Ideias

320

de correspondência e documentos trocados entre as autoridades – 
designadamente os exemplos de cortes da censura – confirmam que foi, 
durante boa parte dos anos 1960, um caso singular na imprensa diária de 
Luanda, o que é relevante se atendermos ao trabalho de «normalização» da 
imprensa prosseguido pelos aparelhos propagandístico e censório do regime. 

A singularidade do jornal traduz-se no modo sistemático como, ao 
contrário dos outros diários, acompanhou o primeiro dos julgamentos 
do Processo dos 50 e a vaga de independências de agosto de 1960, bem 
como o alheamento a que votava a agenda dos chefes do governo e 
do Estado. No que diz respeito aos novos Estados africanos, a relativa 
invisibilidade que assumiu deve ser entendida à luz de uma «política 
altamente centralizada [que] impôs o corte dos artigos, notícias  
e reportagens sobre todos os aspectos da conjuntura internacional que se 
revelassem suscetíveis de pôr em causa o modelo vigente» (Pinto 2011: 
388). Podendo ser uma hipótese explicativa para a escassa visibilidade 
das independências, a asserção ganhará em ser testada com estudos 
empíricos sobre diferentes momentos e temáticas internacionais e com 
uma análise comparativa entre o que era publicado nos diários da colónia 
e nos da metrópole. O contraste entre o registo noticioso sóbrio do ABC 
nas comemorações de 14 de agosto, que destoa das soluções adotadas 
pelos concorrentes, que não poupavam na exaltação patriótica, reforça 
a tese de uma especificidade do vespertino. 

Embora limitada, a atenção que o jornal de Machado Saldanha dava a 
temáticas da cultura e vivência locais – um dado relevante num quadro 
geral de ausência dos africanos da agenda e conteúdos jornalísticos 
(Fonseca 2019: 262), que sublinha a natureza colonial dos projetos 
editoriais – é outro dos traços que o distingue dos outros jornais. 

Por opções e omissões, até bem dentro da década de 1960, o ABC-
Diário de Angola foi um caso à parte na imprensa diária da Angola, 
cultivando um distanciamento possível face ao poder político. A sua 
especificidade, por vezes expressa em subtilezas, é importante por 
indiciar uma dissonância no quadro de uma imprensa que a partir de 
meados da década de 1930 «foi forçada a apoiar o projeto colonial e as 
suas políticas» (Fonseca 2017a: 156) e em que as publicações autorizadas 
pelas autoridades foram relevantes «para a durabilidade do regime, visto 
que, através dos seus conteúdos» desempenharam um «papel de alicerce 
do Estado Novo, contribuindo assim para o enquadramento político e 
ideológico da sociedade colonial» (Fonseca 2017b: 281).



Abc-Diário de Angola – Um baluarte da oposição possível na imprensa colonial Portuguesa dos anos 1960

321

A singularidade do jornal tem de ser pensada no contexto mais amplo, 
como atrás sustentamos: a fase final do período que mediou entre o final 
da II Guerra Mundial, em 1945, e o início da década de 1960, uma etapa de 
«diversificação do regime» (Cruz 1988: 38), de abertura ao «Ocidente e às 
relações internacionais» (Torgal 2009: 344-345), em resultado da afirmação, 
desde meados da década de 1950 de uma «corrente modernizadora 
no seio do regime» que viria a perder terreno com o endurecimento e 
crispação induzidos pela guerra (Oliveira 2011: 28). Concretamente em 
Angola, por altura da eleição presidencial de 1958 a ideia prevalecente 
entre elites brancas era a de «alcançar a independência de Angola, de 
forma pacífica e de comum acordo com o governo metropolitano, que 
se pretendia democrático» (Pimenta 2008: 70). 

Um tal contexto – bem como a natureza de um regime que tendo Salazar 
como figura tutelar aglutinava diversas linhas ideológicas (Torgal 1997: 
31; Rosas 2001: 1032; Adinolfi e Pinto 2014: 165) e teve nas «rivalidades 
pessoais e de facção» uma das suas características (Oliveira 2011: 28-29) – 
poderia ser uma hipótese explicativa para o facto de um jornal inicialmente 
rejeitado acabar por ser autorizado. No que diz respeito à tolerância 
para com o ABC que a PIDE atribuía à censura de Luanda, embora seja 
de admitir que, por vezes, pudesse ocorrer uma espécie de negociação 
entre responsáveis dos jornais e censores para atenuar o rigor dos cortes, 
semelhante à que na mesma década foi sinalizada em Lisboa (Rego 1969: 
27), a já atrás referida política de cortes «altamente centralizada» sobre o 
que pudesse pôr em causa o modelo vigente (Pinto 2011: id) torna mais 
plausível como explicação para essa tolerância o entendimento de que 
a existência de jornais com «diferentes identidades políticas, algumas 
contrárias ao regime, servia para sinalizar os principais grupos políticos, 
dar-lhes um espaço de respiração e criar a ilusão colectiva, útil sobretudo 
para efeitos de exportação, de que Portugal não era uma ditadura e até 
possuía imprensa oposicionista» (Baptista 2012: 159).

Moldado por Machado Saldanha, tendo ou não uma tal utilidade 
para o regime ditatorial, o ABC foi, durante alguns anos, «o jornal mais 
próximo da oposição portuguesa na colónia» (Pimenta 2013: 190); um 
«jornal de ideias oposicionistas» (Pinto 2019: 702), um bastião da oposição 
possível, num Estado Novo «que fez da manutenção do seu império 
colonial a sua grande cruzada» (Torgal 2009: 364-365). 

Sem o fundador, também o ABC se tornou mais permeável ao poder 
político colonial. Embora não tenham sido encontrados dados sobre 



Revista de História das Ideias

322

alterações na estrutura acionista após a morte de Saldanha, o GNP 
relaciona a mudança na orientação editorial com a preponderância 
assumida na estrutura acionista por Joaquim Carvalho e Eurico Mota 
Veiga e a purga de elementos esquerdistas – um dado que confirma 
a importância de em análises que tomam a imprensa como objeto 
considerar tanto as condições de produção como a propriedade. Estudar 
o ABC, tal como a outra imprensa, é procurar vislumbrar o papel que esta 
possa ter nos processos históricos concretos em que se insere. No caso da 
Angola do final da colonização, o exemplo deste vespertino evidencia 
que sob a aparência de monolitismo se desenvolveram, ainda que não 
completamente, nem de modo permanente nem continuado, dinâmicas 
de sentido sociopolítico diverso.

Bibliografia

Adinolfi, Goffredo, Pinto, António Costa (2014). “Salazar’s ‘New State’: 
The Paradoxes of Hybridization in the Fascist Era”, in António Costa 
Pinto, Aristotle Kallis (eds), Rethinking Fascism and Dictatorship in 
Europe. Basingstoke: Palgrave McMillan, 154-175.

Alexandre, Valentim (2017). Contra o Vento – Portugal o Império e a Maré 
Anticolonial. Lisboa: Temas e Debates-Círculo de Leitores.

Baptista, Carla (2012). Apogeu, Morte e Ressurreição da Política nos Jornais 
Portugueses – do século XIX ao marcelismo. Lisboa: Escritório Editora.

Bardin, Laurence (1979). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Cahen, Michel (2005). “Arquivos coloniais, arquivos colonialistas? Os fundos 

de arquivos coloniais da PIDE/DGS e outros, como fontes históricas”, 
in Maria de Lurdes Henriques (IANTT), IV° Seminário internacional 
de Arquivos de tradição ibérica, Instituto dos Arquivos Nacionais. Torre do 
Tombo; Associação latino-americana de Arquivos. URL: https://halshs.
archives-ouvertes.fr/halshs-02963483 (acesso a 24/02/2021).

Castelo, Cláudia (2013). As fontes coloniais portuguesas na perspectiva 
do historiador. Lisboa, Centro de Estudos Africanos (CEA-IUL) do 
Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), 15-18, URL: https://
repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/5343/1/CASTELO_As% 
20fontes%20coloniais%20portuguesas.pdf (acesso a 24/02/2021).

Castelo, Cláudia (2015). “A Mensagem Luso-Tropical do Colonialismo 
português tardio: o Papel da Propaganda e da censura”, in Moisés 



Abc-Diário de Angola – Um baluarte da oposição possível na imprensa colonial Portuguesa dos anos 1960

323

de Lemos Martins (coord.), Lusofonia e Interculturalidade – Promessa e 
Travessia. Vila Nova de Famalicão: Edições Húmus, 433-449.

Correia, Fernando, Baptista, Carla (2010). Memórias Vivas do Jornalismo. 
Lisboa: Caminho.

Cruz, Manuel Braga da (1988). O Partido e o Estado no Salazarismo. Lisboa: 
Editorial Presença.

Fonseca, Isabel de Ataíde (2017a). “The Press and Empire in Portuguese 
Africa 1842-1926”, in José Luís Garcia, Chandrika Kaul, Filipa Subtil, 
Alexandra Santos (eds.), Media and the Portuguese Empire. Cham: 
Palgrave Macmillan, 145-159.

« – » (2017b). “O Intransigente: a imprensa de Angola e a durabilidade 
do Estado Novo”, in José Luís Garcia, Tânia Alves, Yves Léonard 
(coord.), Salazar, o Estado Novo e os media. Lisboa: Edições 70, 
263-281.

« – » (2019). A imprensa e o Império na África Portuguesa, 1842-1974. Lisboa: 
Edições 70.

Galtung, Johan, Ruge, Mari Holmboe (1965). “The Structure of Foreign 
News The Presentation of the Congo, Cuba and Cyprus Crises in 
Four Norwegian Newspapers”, Journal of Peace Research, 2 (1), 64-90.

Garcia, José Luís (2009). “Sobre a censura em Portugal”, in José Luís 
Garcia (org.), Estudos sobre os jornalistas portugueses: metamorfoses e 
encruzilhadas no limiar do seculo XXI. Lisboa: Imprensa de Ciências 
Sociais, 47-61.

Garcia, José Luís et al. (2017). “Salazar, o Estado Novo e os media: 
Introdução a uma nova agenda de investigação”, in José Luís Garcia, 
Tânia Alves, Yves Léonard (coord.), Salazar, o Estado Novo e os media. 
Lisboa: Edições 70, 9-23.

Jerónimo, Miguel Bandeira, Pinto, António Costa (2015). “Modernizing 
Empire? Politics, Culture, and Economy in Portuguese Late 
Colonialism”, in Miguel Bandeira Jerónimo e António Costa Pinto 
(eds), The Ends of European Colonial Empires, Cases and Comparisons. 
Basingstoke: Palgrave McMillan, 51-80.

Krippendorf, Klaus (2004). Content Analysis: An Introduction to Its 
Methodology (second edition). Thousand Oaks: Sage.

Mateus, Dalila Cabrita, Mateus, Álvaro (2011). Angola 61 – Guerra Colonial: 
Causas e Consequências. Alfragide: Texto Editores.

Medina, Maria do Carmo (2005). Angola: Processos políticos da luta pela 
independência. Coimbra: Edições Almedina.



Revista de História das Ideias

324

Melo, A. Borges de (1993). História da Imprensa de Angola. Queimados-Rio 
de Janeiro: Semana Ilustrada. 

Oliveira, Pedro Aires (2011). “Harold Macmillan, os «Ventos de Mudança» 
e a crise portuguesa (1960-1961)”, Revista Relações Internacionais, 30, 
21-38.

Pimenta, Fernando Tavares (2008). “Nacionalismo Euro-Africano em 
Angola – uma Nova Lusitânia?”, in Luís Reis Torgal, Fernando 
Tavares Pimenta e Julião Soares de Sousa (coord.), Comunidades 
Imaginadas, Nação e Nacionalismos em África. Coimbra: Imprensa da 
Universidade de Coimbra, 59-74.

« – » (2013). “Identidades, sociabilidades e urbanidades na África 
Colonial Portuguesa: Angola e Moçambique”, in Matteo Pasetti (ed.). 
Tra due crisi Urbanizzazione, mutamenti sociali e cultura di massa tra gli 
anni Trenta e gli anni Settanta. Bologna: Archetipolibri, 183-200.

Pinto, Alberto Oliveira (2019). História de Angola – da Pré-História ao Início 
do Século XXI. (3ª edição). Lisboa: Mercado das Letras Editores.

Pinto, José Filipe (2011). Segredos do Império da Ilusitânia: A Censura na 
Metrópole e em Angola. Coimbra: Edições Almedina.

Rego, Raul (1969). Horizontes Fechados. Lisboa: Edição do Autor.
Rocha, João Manuel (2019). “Os jornais diários de Luanda em vésperas 

da guerra colonial”, Ler História, 74, [Online], URL: https://journals.
openedition.org/lerhistoria/4898 (acesso a 27/02/2021).

Rocha, João Manuel (2020). “Looking at Africa with Lisbon Eyes, The 
‘wind of change’”, Media History, DOI: 10.1080/13688804.2020. 
1804344

Rosas, Fernando (2001). “O salazarismo e o homem novo: ensaio sobre o 
Estado Novo e a questão do totalitarismo”, Análise Social, vol. XXXV 
(157), 1031-1054.

Torgal, Luís Reis (1997). “’Estado Novo’ em Portugal: Ensaio de reflexão 
sobre o seu significadoˮ, Estudos Ibero-Americanos, PUCRS, v. XXIII, 
n º1, 5-32.

« – » (2009). Estados novos, estado novo: ensaios de história política e cultural, 
vol. I (2ª ed.). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. 

Torres, Adelino (2000). “Preâmbulo”, in Sócrates Dáskalos, Um 
Testemunho para a História de Angola – Do Huambo ao Huambo. Lisboa: 
Veja, 9-32.

Van Dijk, Teun A. (2005). Discurso, Notícia e Ideologia. Estudos na Análise 
Crítica do Discurso. Porto: Campo das Letras.


