https://impactum-journals.uc.pt/rhsc/issue/feed Revista de História da Sociedade e da Cultura 2025-07-12T09:53:58+01:00 Carla Rosa gapci@fl.uc.pt Open Journal Systems A Revista de História da Sociedade e da Cultura, fundada em 2001, é uma revista de periodicidade anual, cujos artigos são sujeitos a avaliação prévia por parte de uma comissão de arbitragem externa. Publica textos de natureza histórica (desde a Antiguidade à Época Contemporânea), noticiários de actividades científicas e recensões críticas de livros. https://impactum-journals.uc.pt/rhsc/article/view/16471 BARNETT, Eleanor (2024). Leftovers: A History of Food Waste and Preservation. Bloomsbury Publishing, 384 pp., ISBN: 978-1-8032-8157-5 2025-07-12T09:53:58+01:00 Sandra Morais sfernandesmorais@gmail.com Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/rhsc/article/view/16431 D. Dinis nos Relatos de Viajantes Estrangeiros 2025-06-27T15:28:13+01:00 Carlos Xavier Pinheiro Matos dos Reis xaviermoore@live.com.pt <p>Falar e escrever sobre a Universidade de Coimbra é, irremediavelmente, abordar o reinado de D. Dinis e o seu papel no estabelecimento da primeira escola de cursos superiores (<em>universitas</em>) em Portugal.&nbsp;</p> <p>Por ocasião das comemorações dos 700 anos do falecimento d’El-Rei D. Dinis, desejamos relembrar o seu contributo para a cultura portuguesa, evocando a criação do Estudo Geral através dos pareceres dos relatos de viajantes estrangeiros que visitaram Coimbra e a Universidade fundada por este monarca em finais do século XIII.</p> <p>&nbsp;</p> Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/rhsc/article/view/16422 A recepção do pensamento político neoconfucionista entre os estudiosos confucionistas vietnamitas - Um estudo de caso de Lê Quý Đôn 2025-06-26T12:51:40+01:00 Trinh Nguyen trinhnguyenxuan@ncehcm.edu.vn Co Nguyen nd.co@hutech.edu.vn Kiet Le kietlh.tg@yersin.edu.vn <p>A partir do século X, durante a Dinastia Song, o confucionismo sofreu um desenvolvimento significativo. Filósofos desta época, como Shao Yong, Zhou Dunyi, Zhang Zai, Cheng Hao, Zhu Xi, Lu Jiuyuan e Chen Liang, introduziram novos conceitos e filosofias ao confucionismo, criando uma escola de pensamento distinta, diferente dos ensinamentos confucionistas originais de Confúcio e dos seus discípulos. O neoconfucionismo (particularmente as suas ideologias políticas) influenciou profundamente os países do Leste Asiático e diversas nações do Sudeste Asiático sob a influência cultural da China, nomeadamente o Đại Việt (Vietname). Entre os estudiosos vietnamitas influenciados pelo neoconfucionismo, Lê Quý Đôn (1726-1784) destaca-se como um intelectual proeminente, representando a classe académica confucionista no Vietname durante o período medieval. Em termos de pensamento político, Lê Quý Đôn foi profundamente influenciado pelas ideias neoconfucionistas. No entanto, como figura política prática com um vasto conhecimento em diversas áreas (filosofia, história, geografia, cultura, política) e um forte sentido de orgulho nacional, Lê Quý Đôn adaptou e modificou seletivamente o neoconfucionismo para se adequar às realidades da sociedade vietnamita do século XVIII. A sua ideologia política incorpora valores progressistas e possui uma importância histórica significativa. Este artigo visa elucidar os principais aspetos do pensamento político de Lê Quý Đôn, destacando, assim, os elementos únicos e comuns na sua filosofia política em comparação com os seus contemporâneos. Além disso, procura compreender que a instabilidade política e social foi uma premissa e fundamento crítico para a formação do pensamento político de Lê Quý Đôn.</p> Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/rhsc/article/view/16420 A Morte régia no Portugal Restaurado: os casos de D. Teodósio e D. João IV 2025-06-25T20:11:40+01:00 Eduardo Marques dos Santos edu_santos71@hotmail.com <p>Este artigo pretende examinar os cerimoniais funerários régios definidos para D. Teodósio, príncipe do Brasil (1653) e D. João IV (1656) no contexto da emergência de uma nova sociedade de corte nas primeiras décadas após a Restauração de 1640. Estarão em análise as instruções elaboradas por Pedro Vieira da Silva, o seu cumprimento por parte da corte e como estes rituais se tornaram um importante mecanismo de comunicação do poder da nova dinastia e a base para o aumento constante do aparato observado até ao século XVIII.</p> Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/rhsc/article/view/16419 Recensão crítica ao livro "Vidas tuteladas. Familia, orfandad y dependencia en la España Moderna" 2025-06-25T09:43:45+01:00 Inês Tenreiro Bernardo inestbernardo@gmail.com Direitos de Autor (c)