Revista de História da Sociedade e da Cultura https://impactum-journals.uc.pt/rhsc A Revista de História da Sociedade e da Cultura, fundada em 2001, é uma revista de periodicidade anual, cujos artigos são sujeitos a avaliação prévia por parte de uma comissão de arbitragem externa. Publica textos de natureza histórica (desde a Antiguidade à Época Contemporânea), noticiários de actividades científicas e recensões críticas de livros. pt-PT <p>Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, estando el trabajo simultáneamente bajo la Licencia de Atribución de Creative Commons que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista.</p> gapci@fl.uc.pt (Carla Rosa) imprensa.revistas@uc.pt (Imprensa da Universidade de Coimbra) Qui, 05 Dez 2024 11:53:26 +0000 OJS 3.2.1.1 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Empréstimo lexical horizontal no Sudeste Asiático: O indonésio através das lentes areal e histórica https://impactum-journals.uc.pt/rhsc/article/view/16386 <p>Resumo <br>Este estudo examina o papel pouco explorado do empréstimo lexical intra-sudeste asiático na formação do Bahasa Indonésia. Para além do enfoque convencional nas influências do sânscrito, do árabe, do holandês e do inglês, esta investigação coloca em primeiro plano as contribuições de línguas vizinhas como o Bugis, o Cham, o Tagalog e o Javanês. Através da análise histórico-comparativa, do contexto sociolinguístico e do mapeamento lexical, o estudo revela que o indonésio não é apenas o produto do contacto colonial ou religioso, mas também da interação regional sustentada através do comércio, da migração e de práticas culturais partilhadas. Os empréstimos lexicais em domínios como a navegação, a agricultura, o parentesco e a espiritualidade reflectem uma rede de intercâmbio linguístico profundamente enraizada. Os resultados desafiam os modelos verticais de influência linguística e promovem um quadro horizontal baseado na agência regional. Esta reformulação tem implicações na historiografia linguística, na política educativa e na formação da identidade. Em última análise, a investigação posiciona o indonésio como uma língua mosaico, moldada pela convergência e simbiose cultural e não pela pureza imposta ou pelo desenvolvimento linear.</p> <p>Palavra-chave: Empréstimo lexical, Sudeste Asiático, Bahasa Indonésia, Linguística areal, Contacto linguístico, Linguística histórico-comparativa</p> <p>Traduzido com a versão gratuita do tradutor - DeepL.com</p> Eko Prasetiyo Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/rhsc/article/view/16386 The role of the people’s liberation movement in contemporary culture, politics, and identity formation: A comparative analysis of Central Asian countries https://impactum-journals.uc.pt/rhsc/article/view/16380 <p>The aim of the study was to highlight the main stages of the Basmachi movement and its further impact on the history of the Central Asian region and, in particular, Kyrgyzstan. People’s liberation movements of the 20th century in Central Asian countries, such as the Basmachi, had a profound and lasting impact on the formation of modern cultural identity, political institutions and religious beliefs. The study analysed the preconditions for the beginning of the Basmachi uprising, their relationship with the Soviet authorities and the reasons for the uprising's defeat. Special attention was paid to the ideology, structure, and methods of struggle of these movements, as well as their leaders and participants. The Basmachi movement was studied as a central element of resistance that united various social groups and played an important role in resisting Russian imperialism. The reasons for the division of Turkestan into Uzbekistan, Turkmenistan, Tajikistan, Kyrgyzstan, and Kazakhstan and how the division affected the Basmachi movement, and the future of the region were also examined. The study shows both historical events and symbols of the Basmachi movement, which are being integrated into the contemporary cultural and political discourse of Central Asian countries, forming a new post-Soviet identity.</p> Nurzhamal Myrzabaeva, Asel Satybaldieva, Azamat Kaliev, Gulumkan Kochorova, Gulzhamal Toktogulova Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/rhsc/article/view/16380 THE VIETNAMESE-SIAMESE WAR (1833-1834) AND ITS IMPACTS ON THE BALANCE OF POWER IN SOUTHEAST ASIA MAINLAND https://impactum-journals.uc.pt/rhsc/article/view/16374 <p>Vietnam and Siam emerged as the two strongest powers in Southeast Asia in the first half of the 19th century. These two countries increasingly seek to exert influence over neighboring countries as well as mastery over the Lower Mekong River basin. In 1833, the war between the two countries broke out with the Siamese army’s attack on Vietnam led by General Chao Phraya Bodin. The resistance war against Siam won, the Siamese army withdrew and Vietnam asserted its supremacy in the region, driving the Siamese army out of Cambodian territory. This article focuses on analyzing the relationship between Vietnam and Siam in the first half of the 19th century, especially analyzing in depth the causes, developments and impacts of the Vietnam-Siamese War (1833-1834) on the future power in mainland Southeast Asia in the early 19th century. During the first two decades of the 19th century, Vietnam and Siam always maintained friendly relations, even supporting each other against external threats. However, relations between the two countries became tense during the reigns of Rama III (King of Siam) and Minh Mang (King of Vietnam) because of the dispute over influence in two neighboring countries (Laos and Cambodia). The Vietnam-Siamese War (1833-1834) was a war consisting of two attacks by the Siamese army on Vietnamese territory, the first wave started in November 1833 and ended at the end of 1834, with victory belonged to Vietnam. Based on comparing Vietnamese sources with documents from Siam, Cambodia, and contemporary sources to evaluate the causes of the outbreak, key battles and draw impacts from the war with the two countries as well as the mainland Southeast Asia region in the 19th century.</p> Kiet Le Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/rhsc/article/view/16374 De mulher para mulher: capelas e morgados de sucessão feminina nos territórios da coroa Portuguesa (sécs. XIV-XVII) https://impactum-journals.uc.pt/rhsc/article/view/16126 <p>Este artigo explora um conjunto de fundações vinculares levadas a cabo em territórios da coroa portuguesa entre os séculos XIV e XVII, caraterizadas pela inversão dos princípios sucessórios mais comuns: ao invés de privilegiarem a sucessão por masculinidade e primogenitura, estas instituições preferiam explicitamente a sucessão feminina, transmitido o vínculo de mulher para mulher. A análise desta amostra é feita sob vários pontos de vista: a partir de problemas arquivísticos e da representatividade da informação; caraterizando sociologicamente quem funda estes vínculos; mapeando as estruturas parentais e o modo como se procura imaginá-las e organizá-las; e procurando compreender as modalidades organizativas no que concerne aos encargos pios e a outros dispositivos suscetíveis de constituir formas de distinção social e de construção identitária. Esta análise parte também de uma questão, suscitada pela historiografia sobre temáticas paralelas, em especial para os séculos XVI-XVII: foram estas fundações <em>vínculos de sororidade</em>?</p> Miguel Pereira Aguiar Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/rhsc/article/view/16126 Reconquistando a Soberania Estética: A Educação Artística na Indonésia e na Malásia Pós-Coloniais sob as Lentes Filosóficas do Nacionalismo Cultural e da Descolonização Epistémica https://impactum-journals.uc.pt/rhsc/article/view/16281 <p>Esta investigação explora a descolonização da educação artística na Indonésia e na Malásia pós-coloniais, orientando-se pelas filosofias de Ki Hajar Dewantara e Syed Muhammad Naquib al-Attas. Analisa-se de que forma os poderes coloniais impuseram padrões estéticos ocidentais, deslocando expressões artísticas indígenas e consolidando hierarquias epistémicas nas estruturas educacionais. Através de uma abordagem qualitativa, que combina análise histórica com investigação filosófica, o estudo examina como os paradigmas coloniais e pós-coloniais continuam a moldar o ensino das artes. O Sistema Among de Dewantara, fundamentado na imersão cultural e na aprendizagem experiencial, propõe um modelo nacionalista que enfatiza o património local e a consciência crítica. Por sua vez, Al-Attas, através do projeto de Islamização do conhecimento, enquadra a educação artística em dimensões éticas e espirituais, oferecendo uma alternativa teológica aos paradigmas ocidentais secularizados. Os seus enquadramentos contrastantes evidenciam estratégias diversas para reimaginar a educação artística em contextos pós-coloniais.</p> <p>O estudo defende que descolonizar a educação artística exige a integração de epistemologias indígenas nos currículos, em vez de tratar as artes tradicionais como conteúdos suplementares. As tecnologias digitais devem refletir valores artísticos locais, em vez de reforçar normas estéticas globalizadas. Iniciativas artísticas comunitárias, como os <em>sanggar</em> (oficinas de arte) na Indonésia e os coletivos independentes na Malásia, são cruciais para preservar o conhecimento artístico intergeracional e promover espaços alternativos de aprendizagem. A investigação vai além das reformas curriculares, defendendo políticas que valorizem as expressões artísticas indígenas no âmbito dos discursos de identidade nacional. A educação artística é aqui posicionada como um espaço para a reconquista das filosofias artísticas locais e de resistência às hierarquias epistémicas coloniais. Ao adotar sistemas de conhecimento indígenas, a educação artística pode fomentar o orgulho cultural dos estudantes, o pensamento crítico e a agência criativa. Este estudo contribui para os debates descoloniais, afirmando que a educação artística deve confrontar os legados coloniais, ao mesmo tempo que capacita os estudantes a navegar paisagens culturais globais com integridade intelectual e cultural.</p> Muchammad Bayu Tejo Sampurno, Anik Juwariyah, Djuli Djatiprambudi, Trisakti, Abdul Rahman Safian, Herry Rizal Djahwasi Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/rhsc/article/view/16281