https://impactum-journals.uc.pt/rph/issue/feed Revista Portuguesa de História 2025-12-06T01:53:01+00:00 Carla Rosa gapci@fl.uc.pt Open Journal Systems <p>A <strong>Revista Portuguesa de História</strong> é uma revista de periodicidade anual, cujos artigos são sujeitos a uma avaliação prévia por parte de uma comissão de arbitragem. Foi criada em 1941, no âmbito do Instituto António de Vasconcelos, designado, desde 1975, Instituto de História Económica e Social. Esta Revista tem-se dedicado, desde a sua fundação, à publicação de estudos de investigadores portugueses e estrangeiros na área da História, desde a Antiguidade até à Época Contemporânea. A RPH está empenhada na divulgação dos resultados da investigação histórica nas áreas da História Portuguesa e Mundial, sob a forma de artigos, recensões críticas e notícias.</p> https://impactum-journals.uc.pt/rph/article/view/17618 Rumo à Terra 2025-12-06T01:53:01+00:00 Fernanda Arouca banarouca@gmail.com <p>O presente artigo examina o projeto luso-brasileiro <em>Rumo à Terra</em> do intelectual portuense Carlos Malheiro Dias, particularmente à luz de sua orientação política-cultural e da Primeira Guerra Mundial, dando ênfase em suas dimensões nacionalistas e identitárias. Com a entrada de Portugal no conflito, no início de 1916, Malheiro Dias foi um forte mobilizador da Colônia Portuguesa do Rio de Janeiro, então capital federal, e se empenhou em angariar fundos para o apoio na causa da pátria. Tal projeto sobrepunha elementos da elite da comunidade portuguesa e da diplomacia, e está em consonância com a configuração política de Portugal no momento, uma vez que a aproximação do Brasil reforçaria e diversificaria sua inserção internacional logo após a instauração da república. Além disso, este foi ainda uma plataforma para veiculação das teses do autor a respeito da colonização portuguesa e da constituição do que viria a ser a cultura brasileira. Concluímos que, em sua proposta, o escritor se atém a um discurso nacionalista, que confundia a causa republicana com a causa nacional, no qual a comunidade e identidade lusófonas atestariam a influência e a capacidade colonizadora portuguesa, antecipando ideias seriam ventiladas em sua futura obra <em>História da Colonização Portuguesa do Brasil</em> (1921-1924).</p> Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/rph/article/view/17519 OS POBRES DE CRISTO – A construção da identidade franciscana na Narrativa da Custódia de Santo Antônio do Brasil de Fr. Manuel da Ilha (1621) 2025-11-21T04:24:04+00:00 Rafaela Almeida Leovegildo Franca r.almeida.ag96@gmail.com <p>Este artigo toma como principal objeto de análise a <em>Narrativa da Custódia de Santo Antônio do Brasil</em>, escrita em 1621 pelo franciscano português Fr. Manuel da Ilha. A obra registra o processo de instalação da Ordem dos Frades Menores na América portuguesa, retratando a vinda dos primeiros missionários para a colônia, bem como a construção de seus conventos, o cotidiano dos religiosos e os supostos êxitos alcançados na conversão dos indígenas. Nestas páginas, examina-se, mais especificamente, a forma como Fr. Manuel da Ilha descreveu a aparência e as práticas espirituais de seus confrades, identificando o modelo de religioso franciscano que emerge da <em>Narrativa. </em>Esta investigação leva em consideração, sobretudo, o fato de que esta crônica foi escrita em um período em que os contornos da espiritualidade franciscana não estavam plenamente estabelecidos. Na altura do século XVII, os Frades Menores encontravam-se divididos em diferentes vertentes, cada uma delas propondo como verdadeira sua própria interpretação da regra deixada por Francisco de Assis. Diante disso, o artigo procura examinar os interesses por trás da autoimagem fabricada por Fr. Manuel da Ilha, buscando compreender como o cronista se posicionou em meio aos embates e discórdias que permeavam a construção da identidade franciscana no período.</p> Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/rph/article/view/17407 A A leitura de Portugal nos guias de viagem estrangeiros (1845-1974) dedicados à Península Ibérica 2025-11-14T15:20:27+00:00 Didiana Fernandes dfernandes@estgl.ipv.pt <p>A presente análise de Portugal nos guias de viagem estrangeiros (1845-1974) dedicados à Península Ibérica tem como objetivo examinar a perceção e a divulgação do país ao longo desse período, através dessas publicações, bem como identificar mudanças sociais, culturais e espaciais associadas às viagens pelo território.</p> <p>Como método de pesquisa central recorreu‑se à análise de guias de viagem tendo em conta que, como género específico, a literatura de viagem retrata a representação do espaço, possibilitando reconstituir o que podemos chamar de viagens do passado como construções culturais do seu tempo.</p> <p>O estudo pretende ampliar o conhecimento sobre a história das viagens, do lazer e do turismo na Península Ibérica, com especial ênfase em Portugal. Propõe-se analisar a evolução das descrições e perceções destes destinos nas narrativas dos guias de viagem, examinando como essas perspetivas refletiram e influenciaram as práticas turísticas.</p> <p>Na análise dos guias estrangeiros selecionados, persiste uma tendência de retratar Portugal como uma extensão ou província de Espanha ou como mero complemento da viagem espanhola. Esta representação subordinada compromete significativamente a construção da imagem de Portugal no exterior, evidenciando desafios culturais e obstáculos na afirmação da sua identidade turística.</p> Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/rph/article/view/17372 A formação inicial de professores do ensino liceal em Portugal (1930-1969). 2025-11-10T20:08:18+00:00 Luís Mota mudamseostempos@gmail.com António Gomes Ferreira antonio@fpce.uc.pt Carla Vilhena cvilhena@ualg.pt <p>O estudo foca a formação inicial de professores do ensino liceal desde a crescente afirmação da legitimidade do Estado Novo na educação, com a extinção das escolas normais superiores anexas às universidades (1930) e a criação das seções de ciências pedagógicas das faculdades de letras, até à sua reorganização (1969), fruto da pressão da procura social pelo ensino liceal.</p> <p>Aborda-se o modelo de formação de professores assente na articulação de três componentes: a formação científica no domínio da especialidade a lecionar pelo docente, a preparação científica do âmbito psicopedagógico e a prática de ensino. Consideram-se as condições de acesso e o modelo de estágio, enquanto dimensão central da formação profissional. A análise centra-se nas conferências pedagógicas realizadas pelos estagiários.</p> <p>Recorre-se aos normativos legais e outra documentação arquivística disponível, a par de um conjunto de textos, de diversa natureza, compulsados em diferentes periódicos de educação e ensino, submetidos a análise documental e de conteúdo.</p> <p>Constituíram-se duas séries de conferências – 1930-1940 e 1957-1969 – que permitiram captar temas e problemas considerados centrais na formação inicial de professores, nomeadamente, através da ação dos núcleos de estágio existentes nos estabelecimentos escolares, delineando-se algumas linhas de continuidade temática, bem como pontos de evolução.</p> <p>Palavras-chave: Estado Novo; formação de professores; prática pedagógica; ensino liceal.</p> Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/rph/article/view/17333 Exame do nível de conhecimento e sensibilização das pessoas que vivem em Abu Dhabi, na Somália, sobre a febre tifóide. 2025-11-01T21:27:23+00:00 ezgi bagriacik ezgi.bagriacik@neu.edu.tr <p>Objectivo: Investigar o conhecimento e a consciencialização sobre a febre tifóide entre a população local de Abudwak, Somália.</p> <p>Métodos: Foi utilizada no estudo uma metodologia de inquérito transversal descritiva, que incluiu uma população adulta com dezoito anos ou mais, residentes permanentes de Abudwak, no estado de Galmudug, Somália. O questionário estruturado recolheu informação sobre o conhecimento, transmissão e sensibilização da febre tifóide, técnicas de prevenção e dados demográficos dos participantes. A análise dos dados foi realizada com o programa SPSS versão 23.<br>Resultados: O estudo sobre o conhecimento e a consciencialização da febre tifóide entre os residentes de Abudwak, na Somália, fornece informações relevantes sobre as perceções e conceções erradas existentes na comunidade em relação à doença. Os resultados mostram que, embora<br>93,3% das pessoas têm conhecimento e consciência sobre a febre tifóide, as conclusões basearam a sua<br>recomendações nas lacunas observadas como resultado de processos de gestão de resíduos inadequados,<br>infraestruturas sanitárias deficientes e instalações de higiene deficientes, que fomentam o aumento da<br>doenças transmitidas pela água, como a febre tifóide. Os indicadores destas necessidades variam desde a taxa de<br>deposição incorreta de resíduos, defecação a céu aberto e inadequação na infraestrutura das<br>instalações sanitárias. Além disso, a diferença na disponibilidade de água potável e de instalações sanitárias<br>aponta para a necessidade de intervenções direcionadas que<br>facilitem a redução da desigualdade entre as classes socioeconómicas e garantam resultados de saúde equitativos para todas as populações. Ademais, os valores de p sugerem claramente que existem relações<br>entre algumas variáveis ​​​​e o nível de conhecimento sobre a febre tifóide na<br>população.</p> Direitos de Autor (c)