Função de Acompanhamento da Inspecção-Geral da Educação: Percepções de Educadores de Infância

  • Ana Rita Fonseca
  • Maria Helena Damião
  • Maria Augusta Nascimento
Palavras-chave: Escola, Projecto Educativo de Escola, Mudança

Resumo

Apresenta-se um estudo que incide na Inspecção no âmbito da Educação Pré-Escolar, e como qual se procurou conhecer as percepções que os educadores de infância têm da função e da actuação desta entidade, mais concretamente ao nível da actividade Gestão Curricular e Integração de Alunos da Educação Pré-Escolar e do 1º. Ciclo. Tal estudo, que recorreu predominantemente a uma abordagem quantitativa, apoiou-se num questionário construído para o efeito e envolveu 105 educadores de infância, de 15 Agrupamentos de Escolas intervencionados pela Inspecção. Os resultados obtidos revelam que, globalmente, estes docentes caracterizam a actuação da Inspecção como sendo predominantemente de Acompanhamento, valorizando, na actuação desta entidade, a atenção prestada aos documentos de Planificação da Acção Educativa e aos aspectos relativos à Gestão do Currículo. Contudo, denotam reservas relativamente à utilidade da informação disponibilizada no Relatório Síntese da Inspecção, no sentido da melhoria dos aspectos referidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-12-01
Como Citar
Fonseca, A. R., Damião, M. H., & Nascimento, M. A. (2010). Função de Acompanhamento da Inspecção-Geral da Educação: Percepções de Educadores de Infância. Revista Portuguesa De Pedagogia, (44-2), p. 93-105. https://doi.org/10.14195/1647-8614_44-2%x
Secção
Artigos