Da Construção à Validação de um Referencial de Competências para uma Licenciatura em Enfermagem

  • Constança Mendonça Universidade de Aveiro ‑ Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores” ‑ Departamento de Educação.
  • Isabel Huet Kingston University London & Universidade de Aveiro.
  • Mariana Gaio Alves Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa ‑ UIED e DCSA.

Resumo

Fator determinante para o aumento da empregabilidade dos jovens diplomados, a adoção de estratégias capazes de favorecer uma formação orientada para o desenvolvimento das competências mais valorizadas pelo mercado de trabalho tem vindo a ser uma preocupação transversal às várias Instituições de Ensino Superior (IES) do espaço Europeu. Este artigo descreve o processo de construção e validação de um referencial de competências genéricas essenciais ao adequado desempenho profissional dos licenciados em enfermagem por uma escola superior de saúde nacional. Composto por 59 competências genéricas, o referencial resulta de um trabalho de revisão de literatura, de análise documental e de um estudo de natureza empírica que envolveu a realização de entrevistas (n=3), um inquérito por questionário a docentes (n=12) e diplomados (n=7) da referida Escola e a empregadores (n=3) da profissão, tendo sido por fim sujeito à validação por um perito da área em questão.
  • Resumo visualizado = 94 vezes
  • PDF visualizado = 187 vezes

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2015-07-09
Como Citar
MENDONÇA, Constança; HUET, Isabel; ALVES, Mariana Gaio. Da Construção à Validação de um Referencial de Competências para uma Licenciatura em Enfermagem. Revista Portuguesa de Pedagogia, [S.l.], p. pp. 109-132, jul. 2015. ISSN 1647-8614. Disponível em: <https://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/2324>. Acesso em: 23 abr. 2019.
Secção
Artigos

Palavras-chave

empregabilidade; competências; referencial; enfermagem