Desenvolvimento Epistemológico e Avaliação de Crenças Pessoais relativas ao Conhecimento e ao Processo de Conhecer: Estudo de Validação da Escala de Posicionamento Epistemológico para Estudantes de Doutoramento

  • Cláudia Figueiredo CIDTFF – Universidade de Aveiro.
  • Maria do Rosário Pinheiro Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
  • Isabel Huet CIDTFF – Universidade de Aveiro & Kingston University.

Resumo

Constituindo‑se atualmente como um vasto domínio científico, as teorias do desenvolvimento epistemológico ou da epistemologia pessoal enfrentam ainda numerosos desafios ao nível da sistematização conceptual dos seus constructos
e das estratégias metodológicas. É objetivo deste trabalho, contribuir para a discussão desta problemática, realizando uma proposta de avaliação quantitativa do desenvolvimento epistemológico, acedido através de crenças relativas ao conhecimento e ao processo de conhecer. Neste estudo desenvolveu‑se a Escala de Posicionamento Epistemológico
(EPE) que foi aplicada a uma amostra de 429 estudantes de doutoramento de universidades portuguesas, em diferentes etapas do seu percurso. As análises de dimensionalidade realizadas revelaram estruturas fatoriais teoricamente interpretáveis considerando duas formas alternativas de análise
dos itens. Na sua versão final o EPE é composto por 25 itens, distribuídos numa estrutura de quatro fatores (35.5% da variância total explicada) denominados: (1) sofisticação epistemológica; (2) Ingenuidade epistemológica; (3) imutabilidade do conhecimento e (4) aprender com rapidez.
  • Resumo visualizado = 114 vezes
  • PDF visualizado = 122 vezes

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2015-12-11
Como Citar
FIGUEIREDO, Cláudia; PINHEIRO, Maria do Rosário; HUET, Isabel. Desenvolvimento Epistemológico e Avaliação de Crenças Pessoais relativas ao Conhecimento e ao Processo de Conhecer: Estudo de Validação da Escala de Posicionamento Epistemológico para Estudantes de Doutoramento. Revista Portuguesa de Pedagogia, [S.l.], p. 105-130, dez. 2015. ISSN 1647-8614. Disponível em: <https://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/2576>. Acesso em: 23 abr. 2019.
Secção
Artigos

Palavras-chave

epistemologia pessoal; crenças epistemológicas; desenvolvimento de escalas; análise de dimensionalidade