Novos Públicos do Ensino Superior: Abordagem à Aprendizagem de Estudantes Maiores de 23 Anos

  • Angélica Maria Reis Monteiro Doutora em Ciências da Educação. Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), Universidade do Porto. RECI (Research Unit in Education and Community Intervention), Instituto Piaget. Bolseira de investigação da FCT.
  • Rita Manuela Almeida Barros Doutora em Ciências da Educação. RECI (Research Unit in Education and Community Intervention), Instituto Piaget. UNIFAI/CINTESIS Research Unit, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
  • J. António Moreira Doutor em Ciências da Educação. Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), Universidade de Coimbra. Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local (ELO), Universidade Aberta.

Resumo

O presente estudo descreve a apropriação que os estudantes fazem das diferentes formas de aprender e de estudar no Ensino Superior. Do ponto de vista epistemológico, a investigação enquadra‑se na literatura educacional e desenvolvimental centrada na aprendizagem dos estudantes e sustenta‑se no princípio da Aprendizagem ao Longo da Vida. O rationale teórico insere‑se na Teoria de Biggs (1987). A amostra é constituída por 64 estudantes do sexo feminino, maiores de 23 anos a frequentar o Ensino Superior. A abordagem à
aprendizagem foi avaliada através da escala Revised two‑factor
Study Process Questionnaire (R‑SPQ‑2F) (Godoy, 2009), resultante da adaptação realizada para português. Os resultados do estudo revelam que as estudantes adotam preferencialmente um abordagem superficial de aprendizagem e permitem‑nos
concluir que estas abordagens não são estanques e variam consoante o interesse despertado pelos conteúdos abordados e a necessidade de os aprender, fatores passíveis de serem trabalhados a nível didático‑pedagógico.
  • Resumo visualizado = 171 vezes
  • PDF visualizado = 127 vezes

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2015-12-11
Como Citar
MONTEIRO, Angélica Maria Reis; BARROS, Rita Manuela Almeida; MOREIRA, J. António. Novos Públicos do Ensino Superior: Abordagem à Aprendizagem de Estudantes Maiores de 23 Anos. Revista Portuguesa de Pedagogia, [S.l.], p. 131-150, dez. 2015. ISSN 1647-8614. Disponível em: <https://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/2577>. Acesso em: 24 abr. 2019.
Secção
Artigos

Palavras-chave

Aprendizagem ao Longo da Vida; abordagens à aprendizagem; ensino superior