Ambientalização Curricular no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza: Análise à luz do indicador de Flexibilidade e Permeabilidade

  • Jaqueline Gomes Nunes Waszak Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Simone Valdete dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

A temática ambiental constitui um tema de relevância social, que abrange também o ensino formal. Partindo de tais aspetos e do reconhecimento das instituições de ensino como espaço de construção de saberes e formação para a ética ambiental, o presente trabalho busca por meio da investigação em um curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, caracterizar e refletir sobre o processo de ambientalização do currículo formativo de professores, entendido não apenas pela definição de conteúdo, mas pelas repercussões sobre o cotidiano dessa instituição. Para isso, serão apresentados os resultados, em caráter qualitativo, da análise documental do Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Pedagógico de Curso e da aplicação de entrevistas junto à coordenação do curso, professores e estudantes. As análises foram realizadas, considerando o diagrama proposto pela Rede de Ambientalização Curricular do Ensino Superior, com enfoque no indicador de flexibilização e permeabilidade curricular.

Palavras-chave

ambientalização; currículo inovador; formação de professores

  • Resumo visualizado = 3 vezes
  • PDF visualizado = 2 vezes

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-08-01
Como Citar
WASZAK, Jaqueline Gomes Nunes; DOS SANTOS, Simone Valdete. Ambientalização Curricular no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza: Análise à luz do indicador de Flexibilidade e Permeabilidade. Revista Portuguesa de Pedagogia, [S.l.], n. 52-2, p. 69-87, ago. 2019. ISSN 1647-8614. Disponível em: <https://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/6892>. Acesso em: 19 ago. 2019.
Secção
Artigos