https://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/issue/feed Revista Portuguesa de Pedagogia 2025-11-01T02:26:48+00:00 Carlos Francisco de Sousa Reis rppedagogia@fpce.uc.pt Open Journal Systems <p class="p">A <em>Revista Portuguesa de Pedagogia</em> é uma publicação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.</p> <p class="p">Publicada desde 1960, a <em>Revista Portuguesa de Pedagogia </em>visa divulgar a investigação realizada no âmbito das Ciências da Educação e promover o debate e a reflexão em torno de questões científicas e sociais relevantes para a educação, bem como a partilha de ideias, de saberes e de experiências neste domínio.</p> <p class="p">A <em>Revista Portuguesa de Pedagogia</em>&nbsp;publica artigos em português, inglês, espanhol e francês, submetidos a um processo de avaliação em regime de <em>double blind refereeing</em>.</p> https://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/17332 Racismo Ambiental no Brasil: 2025-11-01T02:26:48+00:00 Victor Hugo Rosa Romanato victorhromanato@gmail.com Beatriz Penha Scarabotto beatriz.botto@gmail.com Catarina Martins Bianchi catarina.m.bianchi@hotmail.com Mayara Rosseti Silva mrosseti@hotmail.com Tainá de Andrade Lopes taina.lopes@usp.br Magda Medhat Pechliye pechliye@mackenzie.br <p>O presente artigo aborda o conceito de Racismo Ambiental e sua relação com desigualdades sociais observadas atualmente. Cunhado em 1982, o termo trata da discriminação que expõe grupos minoritários a riscos ambientais à medida que os exclui de decisões políticas. No Brasil, fatores históricos e sociais, como a escravidão, agravam essa exclusão, afetando negros, indígenas e comunidades de baixa renda. Para fomentar a educação crítica sobre o tema, foi desenvolvido o jogo pedagógico “Territórios em Crise” que, ao simular desigualdades socioambientais em uma cidade fictícia, explora de modo pedagógico a vulnerabilidade de comunidades marginalizadas a desastres ambientais e danos ecológicos. Portanto, o presente artigo buscou analisar se o jogo pedagógico elaborado é capaz de expandir a percepção dos estudantes acerca do racismo ambiental e suas implicações, estimulando o pensamento crítico e promovendo discussões socioambientais em sala de aula. O jogo foi aplicado em uma classe do curso de Ciências Biológicas de uma universidade privada brasileira, dentro do componente curricular “Ciência, Tecnologia e Sociedade na Saúde”. Contando com a participação de 14 alunos, foram realizadas discussões reflexivas sobre o tema após o jogo, em conjunto com o uso de rubricas para que os estudantes realizassem uma autoavaliação de seu desempenho na dinâmica. Os resultados sugerem uma significativa sensibilização dos alunos sobre o tema e apontam que a atividade os motivou a refletir sobre seus próprios contextos, estabelecendo pontes entre as dinâmicas de opressão e privilégio trabalhadas no jogo e suas vivências pessoais. Desse modo, é demonstrada a eficiência de metodologias interativas, como a que foi empregada, na motivação de reflexões críticas acerca de questões socioambientais.</p> Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/17072 Desenho Universal para a Aprendizagem: estratégias e práticas pedagógicas para um ensino inclusivo 2025-09-24T16:51:48+01:00 Lyslley Ferreira dos Santos lyslley.santos@unesp.br Carina Alexandra Rondini carina.rondini@unesp.br <p>As turmas numerosas e heterogêneas desafiam os professores a planearem práticas que assegurem a participação de todos os estudantes e, simultaneamente, promovam aprendizagem e engajamento. O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) emerge como uma abordagem inovadora, ao propor currículos flexíveis e acessíveis, organizados em torno dos princípios de engajamento, representação e ação/expressão. Este estudo teve como objetivo analisar a eficácia das práticas pedagógicas fundamentadas no DUA, na promoção do ensino inclusivo. Para tal, realizou-se uma revisão bibliográfica de caráter narrativo, abrangendo livros, capítulos e artigos publicados entre 2015 e 2025, em bases nacionais e internacionais. Os resultados revelam que o DUA favorece a aprendizagem e o engajamento, ao ampliar as possibilidades de participação dos estudantes, independentemente das suas singularidades. Evidencia-se, contudo, a necessidade de investimento contínuo na formação docente e no desenvolvimento de recursos que viabilizem sua aplicação, em contextos escolares diversos. O trabalho contribui, assim, para reforçar a pertinência do DUA como caminho para uma pedagogia inclusiva, destacando potenciais, desafios e perspectivas para a prática educativa.</p> Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/16933 Socialização de Filhos de Casais Franco-brasileiros — Transmissão Cultural 2025-08-30T19:00:18+01:00 Marta DOS SANTOS SILVA marta.dos-santos-silva@u-pec.fr <p style="font-weight: 400;">O processo de socialização no seio da família franco-brasileira (mulheres brasileiras casadas com franceses que residem na França) apresenta um quadro propício à compreensão sociológica da construção identitária dos casais pelo uso linguístico no cotidiano em seus lares. O empenho de certos casais franco-brasileiros em transmitir a seus filhos uma educação bilíngue nos permite detectar suas intenções relativas a um tipo específico de socialização na sociedade em que se desenvolvem. É nesse contexto que é possível compreender o impacto das relações franco-brasileiras, em que o empenho em favor das línguas é um dos fatores-chave para que os atores desenvolvam um tipo particular de construção identitária.&nbsp;&nbsp;Pode-se sugerir que a transmissão cultural, a língua materna, a religião&nbsp;e&nbsp;o modo de celebrar festas de aniversário são o resultado das construções estratégicas da vida familiar dos casais franco-brasileiros, segundo o modelo da transplantação geográfica da mulher brasileira na França. &nbsp;A diferença cultural, que de certa forma dá início ao caráter misto do matrimônio, nos permite novamente levar em conta a negociação entre o homem francês e a mulher brasileira, no que diz respeito às expectativas do casal em relação ao modelo educativo dos&nbsp;filhos.</p> <p style="font-weight: 400;">&nbsp;</p> <p style="font-weight: 400;">Palavras chaves: Socialização, linguistica, religião, transmissão, casais, filhos franco-brasileiro.</p> Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/16630 Ludicidade, Corpo E Arte: Práticas Pedagógicas Integradas na Educação Contemporânea e a Construção De Saberes Na Escola 2025-08-07T22:07:55+01:00 Loren de Oliveira Lopo Generoso loren.generoso87@gmail.com João Paulo de Oliveira Pimenta joao.pimenta@unesp.br Gabriel da Cruz Dias gabriel.fct@gmail.com <p>Este trabalho propõe uma reflexão sobre a importância da ludicidade, da psicomotricidade, das mídias digitais e da metodologia no ensino de artes visuais, articulando esses elementos ao contexto da educação contemporânea. Através de revisão bibliográfica e da análise de práticas pedagógicas, o estudo evidencia como jogos, brincadeiras, recursos tecnológicos e atividades artísticas favorecem o desenvolvimento integral da criança, promovendo aprendizagens significativas e críticas. O brincar é reconhecido como espaço de construção de saberes, expressão cultural e fortalecimento das relações sociais. Além disso, defende-se a centralidade das artes visuais como linguagem estética, histórica e interdisciplinar, capaz de dialogar com diversas áreas do conhecimento. A mediação do professor e o uso consciente das tecnologias são apontados como estratégias fundamentais para uma prática pedagógica humanizada, inclusiva e alinhada às exigências da Educação 4.0.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/16582 Multimodalidade na Comunicação Docente com Alunos Migrantes não Falantes de Português: Contributos Teóricos e Recursos para uma Educação Inclusiva 2025-07-30T15:44:20+01:00 Rosa Mendes rosacruzmendes@gmail.com <p>Este artigo apresenta um enquadramento teórico e prático sobre o papel da multimodalidade na comunicação entre professores e alunos migrantes não falantes de português. A partir de uma análise crítica das contribuições de Watzlawick (1967), Mehrabian (1971), Hall (1976), Jewitt (2008), Kress (2010) e de outros autores com obra relevante nas áreas da Pedagogia Crítica e da Semiótica Social, argumenta-se que a comunicação docente deve incorporar múltiplos modos — verbais, não verbais, visuais, espaciais e culturais — como estratégia de inclusão educativa. Para além da revisão teórica, o artigo propõe um conjunto de práticas pedagógicas concretas e culturalmente responsivas, promovendo ambientes de aprendizagem acessíveis e equitativos. Esta abordagem contribui para a construção de uma escola sensível à diversidade linguística e cultural crescente no contexto educativo português contemporâneo.</p> Direitos de Autor (c)