Revista Portuguesa de Pedagogia https://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia <p class="p">A <em>Revista Portuguesa de Pedagogia</em> é uma publicação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.</p> <p class="p">Publicada desde 1960, a <em>Revista Portuguesa de Pedagogia </em>visa divulgar a investigação realizada no âmbito das Ciências da Educação e promover o debate e a reflexão em torno de questões científicas e sociais relevantes para a educação, bem como a partilha de ideias, de saberes e de experiências neste domínio.</p> <p class="p">A <em>Revista Portuguesa de Pedagogia</em>&nbsp;publica artigos em português, inglês, espanhol e francês, submetidos a um processo de avaliação em regime de <em>double blind refereeing</em>.</p> pt-PT <p>Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a&nbsp;<a href="http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/" target="_new">Licença Creative Commons Attribution</a>&nbsp;que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.</p> rppedagogia@fpce.uc.pt (Carlos Francisco de Sousa Reis) imprensa.revistas@uc.pt (Imprensa da Universidade de Coimbra) Qua, 28 Mai 2025 00:00:00 +0100 OJS 3.2.1.1 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Por uma Prática Sociopedagógica Hospitaleira em Espaços Não Escolares https://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/16406 <p>O presente artigo pretende discutir, a partir de uma análise bibliográfica, a Pedagogia Social como um campo teórico da práxis da Educação Social. Ela é vista como uma ciência que orienta práticas sociopedagógicas destinadas ao público em situação de vulnerabilidade social, para que este tenha acesso a uma formação que amenize as aflições sociais através das intervenções sociopedagógicas. Para tal, pretende-se localizar o espaço de atuação da Educação Social na Educação Brasileira, a partir da definição de educação baseada nos dispositivos legais e dos conceitos de educação escolar e não escolar de acordo com Gohn (2006), Trilla (2008) e Ferreira, Sirino e Mota (2020). Em seguida, apresenta-se a origem, o público, a finalidade e os domínios da Pedagogia Social e delimita-se, conceitualmente, a sua distinção da Educação Social (Caliman, 2010). Por conseguinte, são destacados os domínios da Pedagogia Social, ressaltando a Hospitalidade, de Baptista (2005), como uma proposta de reflexão para a prática profissional baseada no encontro com o outro, sendo esta uma proposta epistemológica para a Pedagogia Social. Assim, apresentar-se-á como estudos e pesquisas que envolvem práticas sociopedagógicas realizadas em contextos não escolares demonstram a potencialidade desse campo teórico para os processos formativos das populações em situação de vulnerabilidade social.&nbsp;</p> Danthala Maria do Nascimento, Quéteri Figueiredo Paiva, Filipi José da Silva , Arthur Vianna Ferreira Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/16406 A Voz dos Diretores e Professores sobre a Avaliação Externa das Escolas: Análise Sociológica Organizacional – Revisão da Literatura https://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/16164 <p>A Avaliação Externa das Escolas (AEE) tem sido um instrumento central nas políticas educativas de qualidade, responsabilidade e melhoria contínua. No contexto português, a sua implementação tem suscitado diferentes perspetivas e reações por parte dos atores escolares, nomeadamente diretores e professores, cuja voz é essencial para compreender os efeitos organizacionais e pedagógicos deste processo. Este projeto de investigação propõe-se analisar, numa perspetiva sociológica organizacional, as perceções e experiências de diretores e professores relativamente à AEE, problematizando o modo como estas avaliações impactam a cultura organizacional, as práticas de liderança, a autonomia profissional e os processos de melhoria escolar. A investigação tem como principais objetivos: compreender as representações que os profissionais da educação constroem sobre a AEE; identificar as tensões entre controlo externo e autonomia interna; e analisar os efeitos percecionados da AEE nas dinâmicas organizacionais e pedagógicas das escolas. A atualidade e pertinência do tema residem no contexto de intensificação das políticas de prestação de contas e de governança educacional, em que a voz dos profissionais é, por vezes, secundarizada nos discursos oficiais. Ao dar centralidade a essas perspetivas, pretende-se contribuir para uma reflexão crítica e informada sobre os processos de avaliação, promovendo um debate fundamentado sobre a sua utilidade, legitimidade e impacto real nas escolas públicas.</p> Patrícia Raquel Silva Fernandes Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/16164 Inquiring the ERASMUS Mobility: Insights from Personal Experiences https://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/16066 <p>Este estudo visa compreender melhor a mobilidade dos estudantes ERASMUS, explorando as motivações por detrás da participação e os benefícios e desafios percebidos da mobilidade. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas a 12 estudantes de mobilidade ERASMUS na República Checa no ano letivo de 2022-2023. Os resultados mostraram que os principais motivos dos estudantes para participar na mobilidade ERASMUS de curta duração são o crescimento pessoal, os benefícios académicos e a perspetiva de desenvolvimento de carreira, enquanto a República Checa foi escolhida principalmente devido às suas condições de vida favoráveis, localização conveniente e abundância de cursos em inglês. Os principais benefícios da mobilidade consistem no crescimento pessoal, incluindo a competência intercultural e as competências de comunicação, bem como a contribuição para as perspetivas de carreira dos participantes através do desenvolvimento de competências linguísticas, da expansão das redes internacionais e do aperfeiçoamento das competências de resolução de problemas. No entanto, os participantes enfrentam desafios devido às diferenças culturais e à barreira linguística, principalmente fora do campus.</p> sinem arslan donmez Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/16066 Strategies to increase a survey's rate: a story from the field https://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/16017 <p>This article focuses on strategies aimed at enhancing survey participation and their effectiveness within a real-case scenario. The case study pertains to a 2022 research effort directed at Portuguese primary school teachers, focusing on their digital competencies and efforts to promote digital gender equity among their students. The study encompassed a teacher population with an effective sample size of 3871 individuals. Various strategies drawn from existing literature were employed to ensure broader participation. This article presents and discusses the correlated effects of these strategies, as well as the measures taken to guarantee the quality of the collected data. The employed framework scrutinizes the effectiveness of surveys from the perspective of both the quality of the gathered data and the representativeness of the obtained population figures. The findings suggest that a combination of delivery strategies and knowledge dissemination could be a practical approach to engage the intended participants.</p> Ana MOURAZ, Ana Nobre Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/16017 Investigação-Ação Emancipatória ao Serviço do Desenvolvimento Profissional e Organizacional https://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/15913 <p>No&nbsp;contexto &nbsp;transformador&nbsp;em que se enquadra a escola do séc. XXI,&nbsp;pesam nas salas de aula sentimentos adversos e, tantas vezes incompatíveis com o ato de ensinar. Os professores assumem-se impotentes perante o desajuste do sistema face&nbsp;às necessidades dos alunos, defraudados com os resultados e com a desmotivação dos &nbsp;estudantes &nbsp;e procuram&nbsp;alternativas que os auxiliem a atuar em cenários &nbsp;divergentes daqueles onde, até ali, se movimentavam confiantes. No limite, resvalam, cansados, numa certa e desconfortável vulnerabilidade.</p> <p>Entendemos ser&nbsp;imperativo fazer com que essa vulnerabilidade sucumba e acreditamos que tal pode suceder por meio do desenvolvimento profissional, contínuo e consistente, sustentado num conhecimento que, para além de teórico e academicamente experimentado, seja&nbsp;levado às salas de aula, refletido, debatido e partilhado.</p> <p>No presente artigo,&nbsp;propomos a leitura de uma revisão narrativa de literatura que, em três tópicos, pretende dar visibilidade a&nbsp;um possível caminho a considerar, pelas&nbsp;Escolas. Não será um caminho cómodo, mas tem em vista, inquestionavelmente, o desenvolvimento de uma prática refletida e&nbsp;crítica onde, em colaboração com os pares, a escola, nos seus professores, se emancipe, gerando crescimento e robustez naquele que é o seu papel social.</p> <p>Começamos, no primeiro ponto, por destacar as características primordiais da investigação-ação, sublinhando a sua relevância enquanto prática potencialmente transformadora;&nbsp; passamos, no segundo ponto, à valência crítico-emancipatória da investigação-ação, no seio de comunidades de aprendizagem, onde se espera que viabilize &nbsp;a reflexão e o questionamento permanente em torno das ações pedagógicas e da própria ação docente; terminamos com a apresentação do Estudo Colaborativo da Aula (Lesson Study), como uma possibilidade de concretização da investigação-ação no contexto de uma comunidade de aprendizagem, onde em alinhamento com os propósitos da supervisão pedagógica, a observação de pares colaborativa se evidencia, ao desocultar novas necessidades de investigação-ação.</p> Helena Ribeiro, Helena Ribeiro, Rosa Maia, Isabel Sandra Fernandes Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/15913