A Coleção de Esqueletos Não Identificados do Cemitério dos Capuchos (Santarém) da Universidade de Coimbra
DOI:
https://doi.org/10.14195/2182-7982_38_5Palavras-chave:
Coleção Osteológica, Perfil Biológico, Paleopatologia, Antropologia Forense, Antropologia BiológicaResumo
O objetivo deste artigo é apresentar à comunidade científica e académica a Coleção de Esqueletos Não Identificados do Cemitério dos Capuchos. Os esqueletos, de indivíduos contemporâneos, foram recolhidos no mesmo cemitério que os da Coleção de Esqueletos Identificados Século XXI, porém a sua identificação é desconhecida. A coleção é composta por 73 indivíduos, sendo 68 adultos de ambos os sexos (34 mulheres, 33 homens e um indivíduo de sexo desconhecido) e cinco não adultos. Os esqueletos estão razoavelmente preservados, embora vários estejam incompletos devido a alterações tafonómicas ocorridas durante a inumação, mas também devido a investigações que têm vindo a ser realizadas. A maioria dos indivíduos adultos apresenta caracteres não métricos, sendo a incisura escapular a mais frequente. Em relação à osteopatologia, observou-se que a maioria dos indivíduos adultos apresenta alterações patológicas, sendo a patologia degenerativa a mais frequente. Alguns indivíduos exibem próteses e/ou sinais de procedimentos cirúrgicos.
A Coleção de Esqueletos Não Identificados do Cemitério dos Capuchos é uma coleção osteológica que, embora não contenha dados biográficos individuais, tem contribuído para o ensino e a para a investigação em Antropologia Biológica e Forense em áreas como osteologia, morfologia, perfil biológico, paleopatologia, alterações térmico-induzidas e desenvolvimento de novos métodos.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Antropologia Portuguesa
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.