O tema da ética de estado nas Aves de Aristófanes
DOI:
https://doi.org/10.14195/1984-249X_12_2Palavras-chave:
Ética de Estado, pólis ideal, alegoria literária, política, sociedadeResumo
Este artigo verifica a possibilidade de compreender a Ética de Estado como uma das propostas de leitura da célebre comédia de Aristófanes As Aves. Para tal é fundamental que seja demonstrado, no que se chamaria mito da cidade ideal, uma alegoria literária desta cidade ideal e os fundamentos em contraposição dos modelos vigentes das cidades-estado gregas, mas propriamente Athenas, na especulação de que os erros políticos e os vícios sociais da pólis constituem este ambiente para a analogia que surge na discussão sobre os padrões éticos mínimos exigidos no conjunto de qualquer organização social.
Downloads
Referências
ARISTÓFANES. (2004) As vespas; as aves; as rãs (trad. Mário da Gama Kuri). Rio de Janeiro, Zahar Editor.ARISTÓTELES. (1998) Política.(trad. Carlos Garcia Gual). Madrid, Alianza. CÍCERO. (2001) The nature of the Gods. (tradução P.J. Walsh). Oxford, Oxford.FIALHO, M. C. et al. (2007) Poética(s) Diálogos com Aristóteles. Lisboa, Ariadne.GRIMAL, P. (2009) A civilização romana (trad. Isabel St. Aubin). Lisboa, Edições 70.LENDOM, J. E. (2005) The soldiers and ghosts. Yale, Yale University Press.PEREIRA, M. H. R. (2006) Estudos de história da cultura clássica – cultura grega. Lisboa, Calouste Gulbekian.PLATÃO. (2010) A República. (tradução Maria Helena da Rocha Pereira). Lisboa, Calouste Gulbenkian.TUCÍDIDES. (2010) História da guerra do Peloponeso (trad. Raul M. Rosado Fernandes e M. Gabriela P. Granwehr). Lisboa, Calouste Gulbekian.VARAKIS, A. (2010) Body and mask in Aristophanic performance. London, Institute of classic studies University of London.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Tiago Nascimento Carvalho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Dado o acesso público desta revista, os textos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista. O conteúdo das publicações é de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
1. Os autores autorizam a publicação do artigo na revista.
2. Os autores garantem que a contribuição é original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
3. Os autores garantem que a contribuição que não está em processo de avaliação em outras revistas.
4. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a Creative Commons Attribution License-BY.
5. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
6. Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
7. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.








