“Vais te maravilhar ao ouvires!” — Conservação, mousikḗ e o elogio de Platão à arte egípcia em Leis II, 653c — 654a

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/1984-249X_32_07

Palavras-chave:

Platão, Leis, Mousikḗ, Arte egípcia, Plato, Laws, Egyptian Art

Resumo

Em Leis, a mousikḗ é restabelecida na constituição da cidade (Magnésia) como um instrumento para a educação dos cidadãos. Segundo o Estrangeiro Ateniense, a regulação e preservação das formas corretas da mousikḗ, através de mélos e skhē̂ma, é também responsável pela manutenção da estabilidade cultural e política de Magnésia. Neste contexto, Platão enuncia um elogio à arte egípcia, que teria mantido o seu estilo e, consequentemente, a política egípcia estáveis por um longo tempo. Este artigo apresentará uma tradução do trecho 653c — 654a e três interpretações contemporâneas deste elogio. Por fim, as interpretações expostas serão avaliadas e uma possibilidade de aproximação entre o elogio platônico e a própria arte egípcia será sugerida, considerando suas prováveis funções sociais, religiosas e políticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Clara Meneguzzi , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharela em Filosofia. 

Rafael Brunhara, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Adjunto III de Língua e Literatura Gregas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo. 

Referências

ANNAS, J. (2010). Virtue and law in Plato. In: BOBONICH, C. (ed.) Plato's Laws: a critical guide. 1a ed. Cambridge, Cambridge University Press, p. 71-91.

BAINES, J. (1989). Communication and display: the integration of early Egyptian Art and writing. Antiquity 63, pp. 471-482.

BAINES, J. (1994). On the Status and purposes of Ancient Egyptian Art. Cambridge Archaeological Journal 4, pp. 67-94.

BAINES, J. (2007). Visual and written culture in Ancient Egypt. 1a ed. Oxford, Oxford University Press.

BOBONICH, C. (ed). (2010). Plato's Laws: a critical guide. 1a ed. Cambridge, Cambridge University Press.

BRISSON, L.; PRADEAU, J-F. (2007). Platon. Les Lois de Platon. 1a e. Paris, Presses Universitaires de France.

CALAME, C. (2013). Eros na Grécia Antiga. 1a ed. São Paulo, Editora Perspectiva.

DA ROCHA PEREIRA, M. H. (trad.). (2001) Platão. A República. 9a ed. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.

DAVIS, W. M. (1979). Plato on Egyptian Art. The Journal of Egyptian Archaeology 65, n. 1, p. 121-127

DAVIS, W. M. (1989). The Canonical Tradition in Ancient Egyptian Art. 1a ed. Cambridge, Cambridge University Press.

DE LA FUENTE, D. H. (2013) Der Chor des Dionysos: Religion und Erziehung in Platons “Nomoi”. Zeitschrift für Religions- und Geistesgeschichte 65, n. 1, p. 1-17.

ERASMIA-PEPONI, A. (ed.). Performance and Culture in Plato's Laws. 1a ed. Cambridge, Cambridge University Press.

HICKS, R.D. (trad.). (1972). Diogenes Laertius. Lives of Eminent Philosophers. Cambridge, Harvard University Press.

FERREIRA, C. V. (2018). A imagem, o faraó, e o deus na época de Amarna: continuidades e rupturas (Egito século XIV a. C.). Dissertação de mestrado. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo.

FOLCH, M. (2013). Unideal Genres and the Ideal City: Comedy, Threnody, and the Making of Citizens in Plato's Laws. In: ERASMIA-PEPONI, A. (ed.). Performance and Culture in Plato's Laws. 1a ed. Cambridge, Cambridge University Press, p. 339-368.

FOLCH, M. (2015). The City and the Stage: Performance, Genre, and Gender in Plato’s Laws. 1a ed. Oxford, Oxford University Press.

FORD, A. (2002). The Origins of Criticism: Literary Culture and Poetic Theory in Classical Greece. 1a e. Princeton, Princeton University Press.

GOMBRICH, E. H. (2013) A História da Arte. Trad. Álvaro Cabral. Edição de bolso. Rio de Janeiro, Editora Livros Técnicos e Científicos.

GRIFFITH, M. (2013) Cretan Harmonies and Universal Morals: Early Music and Migrations of Wisdom in Plato's Laws. In: ERASMIA-PEPONI, A. (ed.). Performance and Culture in Plato's Laws. 1a ed. Cambridge, Cambridge University Press, p. 15-66.

HALLIWELL, S. (2002) The Aesthetics of Mimesis: Ancient Texts and Modern Problems. Princeton, Princeton University Press.

HARTWIG, M. K. (ed). (2015). A Companion to Ancient Egyptian Art. 1a ed. Chichester, John Wiley & Sons Ltd.

HARTWIG, M. K. (2015) Sculpture. Em: HARTWIG, M. K. (ed). (2015). A Companion to Ancient Egyptian Art. 1a ed. Chichester, John Wiley & Sons Ltd, p. 191-218.

HAVELOCK, E. A. (1963) Preface to Plato. 1a ed. Cambridge, Harvard University Press.

IKRAM, S. (2015) Interpreting Ancient Egyptian Material Culture. HARTWIG, M. K. (ed). (2015). A Companion to Ancient Egyptian Art. 1a ed. Chichester, John Wiley & Sons Ltd, p. 175-188.

JOWETT, B. (trad.). (1952). Plato. Laws. In: JOWETT, B. (1952). Plato. The Dialogues of Plato. Chicago, Encyclopaedia Brittanica, Inc.

MEYER, S. S. (2015). Plato. Plato’s Laws Books 1 and 2. 1a ed. Oxford, Oxford University Press.

MONTEILS-LAENG, L. (2009). Létitia Mouze: Le législateur et le

poète. Études Platoniciennes 6, p. 229-231.

MORROW, G. R. (1993). Plato’s Cretan City: a historical interpretation of the Laws. 2a ed. Princeton, Princeton University Press.

MOUZE, L. (2006). Le législateur et le poète: Une interprétation des Lois de Platon. 1a ed. Lille, Presses Universitaires du Septentrion.

MURRAY, P. (ed.) (1997). Plato on Poetry: Ion, Republic 376e- 398b, Republic 595-608b. Cambridge, Cambridge University Press.

NYORD, R. (2020). Seeing Perfection: Ancient Egyptian Images Beyond Representation. 1a ed. Cambridge, Cambridge University Press.

PANNO, G. (2007). Dionisiaco e Alterità nelle Leggi di Platone: Ordine del corpo e automovimento dell’anima nella città-tragedia. 1a ed. Milano, Vita e Pensiero.

PANOFSKY, E. (1955). The History of the Theory of Human Proportions. In: PANOFSKY, E. (1955), Meaning in the Visual Arts. 1a ed. New York, Doubleday Anchor Books.

BURNET, J. (ed.) (1903). Plato. Laws. In: BURNET, J. (1903) Plato. Platonis Opera. Oxford, Oxford University Press.

RIGGS, C. (2014). Ancient Egyptian Art and Architecture: A Very Short Introduction. 1a ed. Oxford, Oxford University Press.

RUTHERFORD, I. (2013). Strictly Ballroom: Egyptian Mousike and Plato's Comparative Poetics. In: ERASMIA-PEPONI, A. (ed.). Performance and Culture in Plato's Laws. 1a ed. Cambridge, Cambridge University Press, p. 67-83.

SCHOFIELD, M. (2010). The Laws' Two Projects. In: BOBONICH, C. (ed). (2010). Plato's Laws: a critical guide. 1a ed. Cambridge, Cambridge University Press, p. 12-28.

SCHÖPSDAU, K. (trad.). (1994). Platon. Nomoi (Gesetze) Buch I- III. Göttingen, Vandenhoeck & Ruprecht.

SCHÖPSDAU, K. (trad.). (2003). Platon. Nomoi (Gesetze) Buch IV- VII. Göttingen, Vandenhoeck & Ruprecht.

WILSON, P. (2004). Hieroglyphs: A Very Short Introduction. 1a ed. Oxford, Oxford University Press.

Downloads

Publicado

2022-04-15

Como Citar

Meneguzzi, A. C. ., & Brunhara, R. (2022). “Vais te maravilhar ao ouvires!” — Conservação, mousikḗ e o elogio de Platão à arte egípcia em Leis II, 653c — 654a. Revista Archai, (32), e03207. https://doi.org/10.14195/1984-249X_32_07

Edição

Seção

Artigos