Arquivos da Terra: para uma historiografia do conceito de escavação entre o Antiquarismo e o início da Arqueologia em Portugal (séc. XVIII-XIX)
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8657_64_7Palavras-chave:
History of Archaeology, Excavation, Theory of Archaeology, Portugal, Conceptual HistoryResumo
Este artigo procura dissertar sobre a evolução do ato de escavar para uma recuperação do Passado entre o século XVIII e XIX e o seu impacto para a transição entre o Antiquarismo e a Arqueologia no território português. Pela conceptualização da escavação em longa duração e através de casos de estudo de escavações de ambos os séculos, realizadas por antiquaristas, sociedades, naturalistas e arqueólogos, pretendemos analisar pontos de contacto entre objectivos, técnicas e métodos, assim como o papel que as materialidades recuperadas possuem quer para a constituição de Gabinetes, para o panorama oitocentista e o início do estabelecimento de coleções para Museus, já na viragem de um novo século.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Conimbriga

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.


