NOVOS DADOS SOBRE A OCUPAÇÃO ROMANO-REPUBLICANA DO ALGARVE OCIDENTAL: CERÂMICA COMUM E OUTROS OBJECTOS DA URBANIZAÇÃO DO MOLIÃO (LAGOS, PORTUGAL)
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8657_54_4Palavras-chave:
cerâmica comum, Algarve, Monte Molião, Romano-republicanoResumo
Este trabalho centra-se na análise de um conjunto consideravelmente amplo de materiais recolhidos durante as escavações preventivas realizadas nas imediações da estação arqueológica de Monte Molião (Lagos, Portugal). Foca, em particular, as cerâmicas genericamente designadas de uso comum e alguns outros objectos de cerâmica, pasta vítrea e líticos que foram recuperados em contextos datáveis do período romano-republicano (finais do século II / inícios do século I a.C.). Incorporam diversos tipos de produções, entre as quais se destacam as provenientes da Península Itálica, as de várias áreas regionais da antiga Iberia (Baía de Cádis, Guadalquivir e costa oriental) e ainda vários exemplares de origem local. O interesse deste estudo relaciona-se, sobretudo, com a associação contextual destes materiais com outros artefactos datantes (ânforas e cerâmica fina), o que permite uma caracterização detalhada do horizonte material da fase mais arcaica da ocupação romana do Algarve.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.