Chamada de artigos para o número 8 da Mediapolis

2018-04-03

TEMA: Media, comunicação e desporto

Coordenadores: Francisco Pinheiro e Joaquin Marín Montín

 

O desporto continua (ainda) a ser refém de diversos estigmas e a sofrer de um certo isolamento académico quando se cruza com as ciências sociais e humanas. Dedicar um número da revista Mediapolis à relação entre desporto, media e comunicação é, em si mesmo, uma aposta audaz, sobretudo no contexto académico português. De um lado continuamos a ter uma academia herdeira de uma tradição dos estudos anglo-saxónicos sobre desporto, cristalizados nas décadas de 60, 70 e 80 do século XX, acostumada a associá-lo aos conceitos de ordem, disciplina e alienação das massas. O desporto ficaria assim “arrumado” epistemologicamente nos campos do tempo livre e do lazer, passando a ser entendido como um tema marginal, afastado das temáticas importantes que regem a vida social. Por outro lado, no campo ocupado pelos media, jornalismo e comunicação assistimos a um crescimento exponencial ao longo dos séculos XX e XXI, muito embora se persista em olhar o desporto como um assunto menor em termos informativos quando comparado com temas considerados socialmente mais relevantes, como a política, a economia ou a diplomacia, por exemplo. As largas audiências geradas pelo desporto – e a própria massificação (popular e mediática) que lhe está associada – levou ao afastamento de uma parte da comunidade intelectual, avessa a este género de fenómenos, apelidados, tantas e tantas vezes, de forma pejorativa, como de “massas” e “baixa cultura”. O desafio deste número é precisamente o de demonstrar, mais uma vez, o quanto o desporto pode e deve constituir-se num objeto de pesquisa e investigação no âmbito académico e científico, dada a sua plasticidade social e apelo a abordagens interdisciplinaridades e/ou multidisciplinaridades. Fenómeno nascido no século XIX e popularizado no século XX, o desporto chegou ao novo milénio como elemento criador de modas e comportamentos à escala global, assumindo-se como um “facto social total” digno de reflexão por parte das Ciências Sociais e Humanas, e das Ciências da Comunicação. A Mediapolis inclui, deste modo e pela primeira vez, o desporto como tema central, demonstrando também ela o seu carácter plural e interdisciplinar – em linha com os pressupostos do grupo (GICJEP)e do centro de investigação (CEIS20) que lhe estão na génese. Como se trata da primeira incursão desta revista a um tema tão complexo, o desafio é abrir e criar um espaço de reflexão e discussão sobre media, comunicação e desporto, preferencialmente alimentado por investigações empíricas originais e inovadoras, alargadas a múltiplas visões e temas, que questionem o desporto e as suas intersecções com os media e a comunicação.

Aceitamos contributos em vários domínios da relação entre desporto, media e comunicação, incluindo:

1) Teorizações e metodologias;

2) História, megaeventos, violência;

3) Sexualidade, celebridades, género;

4) Ciberespaço, redes sociais e videojogos;

5) Audiências e espetáculo desportivo;

6) Política, nação e identidades;

7) Estética e cultura desportiva;

8) Cinema, fotografia e publicidade;

9) Mudanças éticas e deontológicas no jornalismo desportivo;

10) Transformações informativas e tecnológicas no jornalismo desportivo.

 

CALENDÁRIO

Receção de artigos

Até 30 de setembro de 2018

Avaliação dos artigos

De 1 a 30 de outubro de 2018

Comunicação dos resultados

De 1 a 30 de novembro de 2018

Publicação

Fevereiro de 2019