O uso de agregadores de pesquisas no jornalismo político durante a campanha presidencial brasileira de 2022
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-6019_17_4Palavras-chave:
Predição eleitoral, pesquisas de opinião, agregador de pesquisas, jornalismo político, eleições brasileirasResumo
A presente pesquisa tem como objetivo compreender como os meios de comunicação brasileiros utilizam métodos de predição eleitoral em reportagens jornalísticas no âmbito da cobertura das eleições presidenciais de 2022. O ano de 2022 ficou marcado pelo lançamento de diversas ferramentas de agregação de sondagens por parte da imprensa, que têm vindo a ser utilizadas como alternativa às sondagens tradicionais para reforçar a exigente cobertura eleitoral. Nesse contexto, coletamos dados de matérias jornalísticas de veículos selecionados que citam seus próprios agregadores de enquetes no período de 1º de janeiro de 2022 a 31 de julho de 2022. A pesquisa mapeia a utilização de agregadores em jornais e apresenta uma análise das matérias que utilizam o agregador de enquetes como fonte primária de informações. Para tanto, classificamos os artigos em três categorias distintas, identificadas segundo padrões encontrados na forma como utilizam o agregador. Por fim, destaca o caráter inovador da pesquisa sobre o uso de agregadores de enquetes pelos veículos de comunicação.
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