Da audiência presumida à audiência real: influência das métricas nas decisões editoriais dos jornais online

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-6019_2_10

Palavras-chave:

métricas, audiência, newsmaking, gatekeeping

Resumo

Este trabalho procura responder a uma questão que tem vindo a ganhar importância no cenário online: em que medida a audiência influencia as decisões editoriais numa organização jornalística. Para responder à questão, o trabalho começa por introduzir o conceito de métricas. Segue- -se a revisão bibliográfica que aborda os processos de gatekeeping e gatewatching, aprofundando seguidamente questões relacionadas com a mensurabilidade da audiência no jornalismo Web. A parte empírica do trabalho é constituída pela análise das entrevistas realizadas a jornalistas de cinco organizações jornalísticas de Portugal e do Brasil. As conclusões indicam que as opções editoriais nas publicações online resultam de um processo em que a cultura profissional e as preferências do público (expressas em métricas de interpretação) são usadas de forma equilibrada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2016-10-18