Confidencialidade da fonte em jornalismo
perspetivas morais
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-6019_9_4Palavras-chave:
jornalismo, fontes confidenciais, segredo profissional, desenvolvimento moralResumo
O segredo profissional é um dos princípios mais evocados nos códigos de conduta dos jornalistas. Porém, a proteção das fonte é uma questão relativamente controversa. Uma das perspetivas defende que o dever do jornalista é não delatar a fonte confidencial mesmo em face de exigências legais.
Este artigo propõe-se analisar o princípio do sigilo profissional enquadrando-o na teoria de desenvolvimento moral de Laurence Kohlberg. Identifica perspetivas acerca da confidencialidade das fontes em códigos deontológicos nacionais e supranacionais dos jornalistas, recorrendo à análise de conteúdo. Tem em consideração apreciações sobre o tema feitas noutros mecanismos de media accountabilityem Portugal: provedores do leitor e Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.