Desinformação e fake news
estudo com alunos de comunicação de uma Instituição de Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-6019_11_2Palavras-chave:
Desinformação, fake news, estudantes, Ensino Superior, PortugalResumo
O estudo apresentado neste artigo aborda a problemática da desinformação e procura propostas de combate atuais para este fenómeno. Neste sentido, realizou-se um estudo de caso numa Instituição de Ensino Superior em Portugal, no ano letivo de 2019/2020, envolvendo 56 estudantes de um curso na área da comunicação e com o objetivo de se perceber o modo como futuros profissionais de comunicação lidam com informação online. Os dados obtidos via inquérito por questionário revelam que os alunos usam todos os dias as redes sociais para acederem a material de informação e reconhecem a promoção da literacia mediática como o meio mais eficaz à desinformação, embora eles próprios tenham apresentado algumas vulnerabilidades nesta matéria. Esta investigação permitiu ainda concluir que os estudantes conseguem distinguir textos credíveis de textos com notícias falsas, embora tenham revelado dificuldades em distinguir websites conceituados de websites que partilham fake news.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.