Desinformação e fake news

estudo com alunos de comunicação de uma Instituição de Ensino Superior

Autores

  • Nídia Salomé Morais Instituto Politécnico de Viseu
  • Manuel Cruz Instituto Politécnico de Viseu

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-6019_11_2

Palavras-chave:

Desinformação, fake news, estudantes, Ensino Superior, Portugal

Resumo

O estudo apresentado neste artigo aborda a problemática da desinformação e procura propostas de combate atuais para este fenómeno. Neste sentido, realizou-se um estudo de caso numa Instituição de Ensino Superior em Portugal, no ano letivo de 2019/2020, envolvendo 56 estudantes de um curso na área da comunicação e com o objetivo de se perceber o modo como futuros profissionais de comunicação lidam com informação online. Os dados obtidos via inquérito por questionário revelam que os alunos usam todos os dias as redes sociais para acederem a material de informação e reconhecem a promoção da literacia mediática como o meio mais eficaz à desinformação, embora eles próprios tenham apresentado algumas vulnerabilidades nesta matéria. Esta investigação permitiu ainda concluir que os estudantes conseguem distinguir textos credíveis de textos com notícias falsas, embora tenham revelado dificuldades em distinguir websites conceituados de websites que partilham fake news.

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Publicado

2020-12-28