Estratégias de Comunicação Política em Moçambique
entre a exclusão de candidatos e o combate à desinformação
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-6019_11_5Resumo
Com o advento do surgimento das redes sociais da Internet, a comunicação política tornou-se um dos temas de pesquisas de maior interesse. A primeira eleição de Barack Obama (2008) e o uso das redes sociais foi um dos primeiros marcos desse processo, seguindo hoje vários outros exemplos em que políticos apostam cada vez mais nas redes sociais como ferramentas de comunicação. Procurando analisar como é que os políticos moçambicanos usam as redes sociais na sua comunicação com os cidadãos, o presente artigo destaca que no princípio as redes sociais da Internet foram vistas como maléficas e perturbadoras para a sociedade, mas nos últimos cinco anos (2014-2019) as mesmas são usadas, não só para transmitir discursos políticos, mas igualmente para se posicionar perante a publicação e partilha de notícias falsas. O artigo resulta de uma pesquisa em curso para o doutoramento, tendo tido o seu início em 2018 através da realização de uma etnografia virtual durante as eleições municipais em Moçambique, bem como a recolha de elementos de análise por intermédio de páginas da Internet com maior enfoque para o Facebook.
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