A Estratégia pós-verdade
Propaganda e deslegitimação
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-6019_11_3Palavras-chave:
Pós-verdade, propaganda política, estratégia, reflexividade, pós-estruturalismoResumo
Investiga-se a “pós-verdade” como ação política de comunicação. Através de desenvolvimento teórico e com auxílio de bibliografia especializada, busca-se evidenciar que o raciocínio crítico com as fontes de informação por parte do público alvo pode ser manipulado para reforçar preconceitos. Isso se relaciona com as características da modernidade, em termos de Giddens. Tal manipulação mira a confiança nas autoridades de informação critérios de legitimação: dos testemunhos, no caso do jornalismo; do conhecimento, no caso da ciência. Tal estratégia apresenta paralelos com a visão pós-estruturalista da política, caracterizada pelo questionamento das instituições que impõem critérios de discursos aceitáveis. Por isso escapa à deliberação argumentativa, prescindindo de veracidade e exatidão em seus enunciados.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.