Representação Mediática do Presidente dos Afetos num Tempo de Pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-6019_12_9

Palavras-chave:

Representação mediática, Marcelo Rebelo de Sousa, pandemia covid-19

Resumo

Este artigo científico estuda a representação mediática do Presidente da República Portuguesa em contexto de pandemia de Covid-19, decretado pela Organização Mundial de Saúde. Com o intuito de compreender os traços gerais da mediatização de Marcelo Rebelo de Sousa, analisou-se os textos jornalísticos publicados durante um mês por quatro jornais diários generalistas portugueses – Correio da Manhã, Observador, Público e SIC Notícias. O corpus de análise é constituído por 375 conteúdos mediáticos. A observação evidencia uma produção noticiosa intensa: publicaram-se em média 12 textos por dia, predominantemente com uma dimensão extensa (53,3%), um ângulo neutro (45,1%) e em forma de notícia (85,9%). Marcelo é o acontecimento e a figura central em cerca de 80% do material jornalístico. A referência aos afetos tem uma representação significativa de 44,5%. Este estudo empírico demonstra como as mudanças contextuais e comportamentais impostas por um tempo de pandemia, condicionaram e influenciaram a mediatização do Presidente da República.

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Biografia Autor

Bruno Miguel Frutuoso da Costa, Universidade de Coimbra

A investigação científica em Ciências da Comunicação, para além de ser uma das minhas paixões, é o que me vejo a fazer num futuro próximo. Licenciado em Comunicação e Media, no Instituto Politécnico de Leiria, e mestrando em Jornalismo e Comunicação, na Universidade de Coimbra, tenho experiência na área através da realização de estágios curriculares, projetos extra curriculares e uma experiência de intercâmbio no sul do Brasil.

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Publicado

2021-04-20