Escala de Perfecionismo Crianças-Adolescentes - Relatório dos Pais
Uma experiência Piloto
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8606_68_4Palavras-chave:
perfeccionismo, criança, adaptação de escala, versão parentalResumo
O perfecionismo está amplamente associado à perturbação psicológica e a problemas mentais. Este traço pode ser observado precocemente na infância, mas não é fácil de avaliar através da criança. O presente estudo tem como objetivo adaptar e validar a Escala de Perfeccionismo Crianças-Adolescentes Versão Parental (CAPS-PR). Recorremos a uma amostra portuguesa (n= 148) pares de pais e filhos. Após ajustar adaptação a CAPS-Forma Reduzida da (CAPS-SF) de auto reporte para um formato de relato de terceiros hétero- reporte, os pais responderam o CAPS-PR sobre seus filhos e a Escala Multidimensional de Perfecionismo – 13 (MPS) sobre si mesmos. As crianças (Mediana de idade: 8 anos) responderam à Escala de Perfecionismo Crianças-Adolescentes - Forma Reduzida (CAPS-SF). A validade convergente foi obtida com o CAPS-SF e MPS. A análise fatorial confirmatória do CAPS-PR (Pais) apoiou a mesma estrutura de dois fatores encontrada no CAPS-SF (Crianças): perfecionismo auto-orientado (SOP) e perfecionismo socialmente prescrito (SPP) e apresentou com um excelente ajuste aos dados (χ2/df = 2.495; CFI = .945; GFI = .922; TLI = .921; RMSEA = .100, p < .001). adequado. Também, a CAPS–PR demonstrou consistência interna adequada (alfa de Cronbach ≥ .84). A validade convergente revelou correlações positivas do SOP-PR com SOP-SF e SOP-MPS. A estabilidade temporal foi satisfatória em ambas as dimensões da CAPS-PR. Em modo de conclusão, A CAPS–PR constitui um instrumento válido para analisar o perfeccionismo da criança através dos pais.
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