Relações entre desempenho escolar e interesses profissionais de estudantes do ensino médio Desempenho escolar e interesses profissionais

Autores

  • Ana Paula Porto Noronha Universidade São Fraancisco
  • Rodolfo Augusto Matteo Ambiel

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8606_50_14

Palavras-chave:

Ensino Médio, Diferenças de Gênero, Avaliação Psicológica, Orientação Profissional

Resumo

Esse artigo buscou estudar as relações entre interesses profissionais e notas de estudantes do ensino médio de uma escola particular do estado de Minas Gerais e as diferenças de médias entre gêneros. Para tanto, 245 estudantes (24,1% da primeira série, 40,8% da segunda, e 35,1% da terceira) participaram da pesquisa, com idade média de 16,3 anos (DP=0,9), sendo que 60,8% eram mulheres. Foram utilizadas a Escala de Aconselhamento Profissional (EAP) e as notas das avaliações dos dois primeiros bimestres letivos de 2005. Os resultados indicaram correlações significativas coerentes, com relações positivas entre disciplinas e áreas de interesse afins, e correlações negativas entre áreas com poucas relações de conteúdo. Observou-se um melhor desempenho escolar das mulheres e uma tendência de preferência por atividades típicas de cada gênero. Implicações práticas dos achados e propostas de novos estudos no sentido de clarificar tais relações são indicadas.

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Publicado

2009-01-01

Como Citar

Noronha, A. P. P., & Ambiel, R. A. M. (2009). Relações entre desempenho escolar e interesses profissionais de estudantes do ensino médio Desempenho escolar e interesses profissionais . Psychologica, (50), p. 277-294. https://doi.org/10.14195/1647-8606_50_14

Edição

Secção

Artigos