Resolução de problemas de estrutura aditiva em crianças de 5/6 anos de idade
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8606_52-1_19Palavras-chave:
Estratégias aritméticas, Resolução de problemas, Contagem, Conflito sociocognitivoResumo
Nesta investigação, tivemos como objecto de estudo compreender as implicações das abordagens teóricas de Piaget (conflito sociocognitivo) e de Vygotsky (instrução mediatizada), no que se refere à resolução de problemas de estrutura aditiva, em crianças sem escolarização formal, nesse domínio do conhecimento. A amostra foi constituída por noventa e seis crianças do 1º ano de escolaridade, do primeiro ciclo do ensino básico, de duas escolas da rede oficial de ensino, da cidade de Coimbra. Os resultados mostraram que as crianças que trabalharam com os seus pares apresentaram resultados positivos no que se refere à conservação das quantidades numéricas, assim como, uma maior capacidade de generalização de estratégias e de explicitação da relação de inversão entre as operações de adição e de subtracção sendo que, quanto mais avançado era o nível de desenvolvimento psicogenético, mais complexas eram as estratégias utilizadas. Tais relações não se verificaram, da mesma forma, entre as crianças que trabalharam com um adulto.Downloads
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Publicado
2010-01-01
Como Citar
Ferreira, M. da C. R. (2010). Resolução de problemas de estrutura aditiva em crianças de 5/6 anos de idade. Psychologica, (52-I), p. 395-416. https://doi.org/10.14195/1647-8606_52-1_19
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Artigos
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