Disfuncionalidades parentais: um caminho de conclusões erradas

Autores

  • Rui Tinoco ACES Porto Ocidental
  • Isabel Basto ISMAI

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8606_52-1_20

Palavras-chave:

Estilo parental, Etiquetagem, Práticas parentais, Educação parental

Resumo

O presente trabalho efectua uma reflexão sobre a forma como os estilos e práticas parentais influenciam as interacções com as crianças e, por consequência, as suas atitudes e comportamentos. Inúmeras investigações debruçaram-se sobre o impacto dos estilos parentais. Pareceu-nos importante analisar os diferentes estilos e a congruência entre eles, a nível longitudinal e transversal. Esta coerência constitui-se como um elemento crucial na educação parental. Nas interacções entre pais e filhos surgem também atribuições e significados que por vezes modelam a relação de forma significativa. As atribuições erradas ou “etiquetas” são disso um exemplo. Assim sendo, pareceu-nos igualmente importante sistematizar as interacções e os modos como elas influem nas práticas educativas parentais, bem como as implicações para o futuro da criança. Por fim, destacamos alguns cuidados a nível da prática clínica que devem contribuir para a criação de um contexto livre de atribuições. Dever-se-á pugnar por um espaço de aceitação e promoção do desenvolvimento da criança.

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Publicado

2010-01-01

Como Citar

Tinoco, R., & Basto, I. (2010). Disfuncionalidades parentais: um caminho de conclusões erradas. Psychologica, (52-I), p. 417-426. https://doi.org/10.14195/1647-8606_52-1_20

Edição

Secção

Artigos