Competência Percebida e Realização Escolar: Que Relações em Alunos do Ensino Secundário?

Autores

  • Joana Stocker Universidade do Porto
  • Sílvia Pina Neves Universidade do Porto
  • Luísa Faria Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8606_52-1_21

Palavras-chave:

Competência percebida, Motivação, Rendimento escolar, Ensino secundário

Resumo

Será que alunos com níveis elevados de competência percebida (competência emocional, concepções pessoais de inteligência, auto-eficácia, auto-conceito e dimensões causais) atingem melhores resultados escolares? Para o averiguar realizámos um estudo com 385 estudantes do secundário do Porto. Administraram-se o Questionário Compósito de Competência Percebida (Faria, Stocker & Pina Neves, 2009), com 162 itens, e um Questionário Sócio-Demográfico, com 23 itens. Análises correlacionais indicam que auto-conceito e auto-eficácia são os construtos motivacionais que mais se relacionam com o rendimento, seguidos das dimensões causais, competência emocional e concepções pessoais de inteligência. Análises de regressão linear múltipla para o rendimento a Português, Matemática e global, apontam para o autoconceito, a auto-eficácia e as concepções pessoais de inteligência como principais preditores: percepções elevadas de competência e eficácia e concepções estáticas influenciam positivamente o aproveitamento, explicando os respectivos modelos, 44%, 53% e 47% da variância total, confirmando a importância da competência percebida no sucesso escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2010-01-01

Como Citar

Stocker, J., Neves, S. P., & Faria, L. (2010). Competência Percebida e Realização Escolar: Que Relações em Alunos do Ensino Secundário?. Psychologica, (52-I), p. 427-446. https://doi.org/10.14195/1647-8606_52-1_21

Edição

Secção

Artigos