Auto-percepções, valores e saliência dos papéis em estudantes do ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8606_53_22Palavras-chave:
Auto-Percepções, Auto-Conceito, Carreira, Valores, Saliência dos Papeis, Estudantes UniversitáriosResumo
O presente estudo procura integrar conceitos e técnicas da Psicologia das Carreiras e de outros campos da Psicologia, baseando-se no modelo de desenvolvimento vocacional de Super (1990) e na perspectiva desenvolvimentista de Susan Harter (1999) sobre a construção do self. Os resultados foram obtidos numa amostra de 683 alunos do ensino superior público em Lisboa, com as formas portuguesas dos seguintes instrumentos de avaliação: a 2ª edição da Escala de Valores WIS, o Inventário sobre a Saliência das Actividades e o Perfil de Auto-Percepção para Estudantes Universitários (SPPCS). O estudo das relações entre as diferentes variáveis permite caracterizar como a competência percebida em alguns domínios do auto-conceito se relaciona com a forma como o indivíduo investe nos papéis em que se sente mais competente, e com a forma como valoriza o seu desenvolvimento, a sua realização e a expressão de si próprio.Downloads
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Publicado
2010-12-01
Como Citar
Barros, A., & Marques, J. F. (2010). Auto-percepções, valores e saliência dos papéis em estudantes do ensino superior. Psychologica, (53), p. 447-464. https://doi.org/10.14195/1647-8606_53_22
Edição
Secção
Artigos
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