Auto-percepções, valores e saliência dos papéis em estudantes do ensino superior

Autores

  • Alexandra Barros Universidade de Lisboa
  • J. Ferreira Marques Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8606_53_22

Palavras-chave:

Auto-Percepções, Auto-Conceito, Carreira, Valores, Saliência dos Papeis, Estudantes Universitários

Resumo

O presente estudo procura integrar conceitos e técnicas da Psicologia das Carreiras e de outros campos da Psicologia, baseando-se no modelo de desenvolvimento vocacional de Super (1990) e na perspectiva desenvolvimentista de Susan Harter (1999) sobre a construção do self. Os resultados foram obtidos numa amostra de 683 alunos do ensino superior público em Lisboa, com as formas portuguesas dos seguintes instrumentos de avaliação: a 2ª edição da Escala de Valores WIS, o Inventário sobre a Saliência das Actividades e o Perfil de Auto-Percepção para Estudantes Universitários (SPPCS). O estudo das relações entre as diferentes variáveis permite caracterizar como a competência percebida em alguns domínios do auto-conceito se relaciona com a forma como o indivíduo investe nos papéis em que se sente mais competente, e com a forma como valoriza o seu desenvolvimento, a sua realização e a expressão de si próprio.

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Publicado

2010-12-01

Como Citar

Barros, A., & Marques, J. F. (2010). Auto-percepções, valores e saliência dos papéis em estudantes do ensino superior. Psychologica, (53), p. 447-464. https://doi.org/10.14195/1647-8606_53_22

Edição

Secção

Artigos