Efeitos da orientação para a aprendizagem e da segurança psicológica nos conflitos nas equipas
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8606_55_14Palavras-chave:
Segurança psicológica, orientação para a aprendizagem, conflito intragrupal, trabalho em equipaResumo
O objectivo do presente estudo foi o de avaliar o impacto de duas dimensões específicas do clima de equipa (clima de orientação para a aprendizagem e clima de segurança psicológica), enquanto factor contextual de natureza cognitiva, nos diferentes tipos de conflito das equipas. Colocou-se a hipótese de que a relação entre orientação para a aprendizagem e os diferentes tipos de conflito é moderada pelo clima de segurança psicológica. Participaram neste estudo 218 equipas (959 indivíduos) envolvidas numa competição de estratégia e gestão que decorreu ao longo de cinco semanas. Globalmente, os resultados suportaram as hipóteses da influência directa do clima de equipa nos conflitos intragrupais no sentido em que climas mais positivos diminuem os conflitos nas equipas. Os resultados suportaram igualmente a hipótese do papel moderador da segurança psicológica na relação entre orientação para a aprendizagem e o conflito relacional e o conflito de gestão de tempo, sendo que a orientação para a aprendizagem reduz os conflitos quer relacionais quer de gestão de tempo nas situações de elevada segurança psicológica. Estes resultados chamam a atenção para a importância dos climas de equipa nos processos e dinâmicas entre os membros.Downloads
Não há dados estatísticos.
##submission.downloads##
Publicado
2011-07-01
Como Citar
Passos, A. M., Silva, S. A., & Santos, C. M. (2011). Efeitos da orientação para a aprendizagem e da segurança psicológica nos conflitos nas equipas. Psychologica, (55), p. 273-290. https://doi.org/10.14195/1647-8606_55_14
Edição
Secção
Artigos
Licença
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.