Negligência e abuso contra crianças e adolescentes com enurese: O que pode ser feito

Autores

  • Edwiges Ferreira de Mattos Silvares Departamento de Psicologia Clinica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8606_56_1

Palavras-chave:

negligência infantil, enurese, intolerância parental

Resumo

Evidenciam-se riscos associados à falta de tratamento efetivo para enurese infantil e adolescente após breve síntese da etiologia do problema e associação a dois tratamentos empiricamente baseados - padrão ouro. Razões para omissão de tratamento científico, vistas em estudos epidemiológicos antigos, são confirmadas nos recentes: a) desconhecimento da natureza médica do problema, b) negligência parental e c) oferta de estratégias caseiras inefetivas. Apontam-se outros fatores de risco: a intolerância dos pais associada à desistência do tratamento e a violência parental pós-episódios de enurese. A confirmação do abuso por um de dois estudos brasileiros é justificada em termos da diferença na amostragem e metodologia empregada. Aos pesquisadores e profissionais da saúde diante desse quadro negativo sugere-se: ser menos reativo ou mais proativo. Algumas ações da literatura internacional e da equipe de pesquisa da autora para prevenir a ignorância, intolerância, negligência e violência finalizam o artigo e ilustram a atitude proativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Edwiges Ferreira de Mattos Silvares, Departamento de Psicologia Clinica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Professora titular do Departamento de Psicologia Clinica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo; coordenadora, orientadora e supervisora do Projeto Enurese (site: www. Projetoenurese.com. br).

##submission.downloads##

Publicado

2014-03-28

Como Citar

Silvares, E. F. de M. (2014). Negligência e abuso contra crianças e adolescentes com enurese: O que pode ser feito. Psychologica, 56, pp. 9-23. https://doi.org/10.14195/1647-8606_56_1

Edição

Secção

Artigos

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)