A systematic review of the transtheoretical model of behaviour change and alcohol use

Autores

  • Flaviane Bevilaqua Felicíssimo Departamento de Psicologia, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Brasil.
  • Víviam Vargas Barros Departamento de Psicologia, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Brasil.
  • Sabrina Maura Pereira Departamento de Psicologia, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Brasil.
  • Natália Quintela Rocha Departamento de Psicologia, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Brasil.
  • Lélio Moura Lourenço Departamento de Psicologia, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8606_57-1_1

Palavras-chave:

Modelo Transteórico, estágios de mudança, alcoolismo, revisão sistemática

Resumo

Introdução: O estudo sobre o álcool tem aumentado em todo o mundo devido ao seu impacto social e econômico, e as doenças relacionadas ao uso de álcool estarem entre os distúrbios mais comuns de abuso de substâncias. Desta forma, faz-se necessário investigar os métodos mais eficazes e adequados de tratamento para diferentes populações. Método: Este trabalho analisou a literatura científica sobre o Modelo Transteórico de Mudança de Comportamento relacionados ao consumo de álcool. Foram consultadas as bases de dados Scopus, PubMed, PsycINFO, PepsiCo e Lilacs, utilizando os descritores transtheoretical model, transtheoretical approach, stages of change, processes of change e cycle of change cruzado com o descritor alcoholism, no período de dez anos (2001 a 2011). Principais resultados: A maioria das pesquisas encontradas utilizavam métodos longitudinais e quantitativos, além de uma prevalência no uso dos questionários Readiness to Change Questionnaire e University of Rhode Island Change Assessment utilizados na mensuração do Modelo
Transteórico. Os resultados indicaram que outras variáveis podem influenciar o comportamento do indivíduo em relação à sua fase de mudança de comportamento e identificou problemas relacionados ao uso de álcool em pacientes que procuravam tratamento para outras condições de saúde. Esta constatação reforça a necessidade de práticas de triagens para a prevenção dos agravos relacionados ao uso de álcool.
Implicações: O modelo Transteórico é importante no processo de mudança de comportamento, uma vez que permite a identificação dos estágios e a escolha de intervenções mais adequadas ao estágio do paciente, além de evitar que esforços sejam feitos na direção contrária à necessidade do usuário. Conclusão: Ressalta-se a necessidade de mais estudos na área, especialmente em relação às práticas de profissionais de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2014-12-05

Como Citar

Felicíssimo, F. B., Barros, V. V., Pereira, S. M., Rocha, N. Q., & Lourenço, L. M. (2014). A systematic review of the transtheoretical model of behaviour change and alcohol use. Psychologica, 57(1), pp. 7-22. https://doi.org/10.14195/1647-8606_57-1_1

Edição

Secção

Artigos