Training professionals in community settings: Change processes and outcomes in a child protection context

Autores

  • Ana Teixeira de Melo Aquando do estudo, a autora era Investigadora da Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/39912/2007) e doutoranda na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal.
  • Madalena Alarcão Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8606_57-2_3

Palavras-chave:

formação, pensamento sistémico, prática baseada na comunidade, famílias multidesafiadas, estudo de caso

Resumo

Este artigo descreve um estudo de avaliação, de investigação-ação, e de casos múltiplos, focado no melhoramento do processo e resultado de um programa de formação para profissionais para a implementação, em contextos comunitários, de um modelo integrador, multissistémico, colaborativo e baseado nas forças, de avaliação e intervenção junto de famílias multidesafiadas com crianças em situação de risco, abusadas ou negligenciadas. Os resultados da avaliação indicam que os profissionais melhoraram as suas competências e que adquiriram um nível mínimo de competência. A avaliação de processo revela que os participantes na formação tiveram uma experiência transformadora e sublinham as condições facilitadoras e constrangedoras para a aprendizagem e mudança dos participantes bem como sugestões para melhoramento do programa de formação. São discutidas implicações para a prática e investigação futuras.

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Publicado

2015-07-07

Como Citar

Melo, A. T. de, & Alarcão, M. (2015). Training professionals in community settings: Change processes and outcomes in a child protection context. Psychologica, 57(2), pp. 53-72. https://doi.org/10.14195/1647-8606_57-2_3

Edição

Secção

Artigos