Relações entre parentalidade e ajustamento psicológico infantil

Uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8606_63-1_1

Palavras-chave:

relações familiares, parentalidade, ajustamento infantil, idade escolar

Resumo

As repercussões das relações familiares sob o desenvolvimento infantil vêm ganhando espaço significativo na literatura nas últimas décadas. Neste contexto, a parentalidade tem especial relevância, favorecendo o ajustamento psicológico infantil ou o desenvolvimento de sintomas externalizantes e internalizantes nos filhos. Este artigo tem por objetivo apresentar uma revisão sistemática da literatura, acerca da parentalidade e suas relações com o ajustamento psicológico de crianças em séries iniciais. Foram avaliados artigos desenvolvidos entre 2007 e 2017, em inglês e português, nas bases Bireme, Scopus, Pubmed e Cochrane, utilizando os descritores: Parenting AND children ajustment AND/OR school age, sendo incluídos estudos com crianças de 6 a 10 anos, faixa etária compatível com os anos escolares iniciais. Foram elegíveis 36 artigos, os quais são apresentados por ano de publicação, origem e delineamento metodológico, seus informantes e os principais instrumentos utilizados para a avaliação da parentalidade e do ajustamento infantil.  Destaca-se um grande número de estudos contemplando programas de intervenção na parentalidade como base das pesquisas e a crescente inclusão da criança como respondente. Urge a necessidade de ampliar as investigações sobre a temática no cenário latino americano, colaborando para o desenvolvimento saudável destas populações.

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Publicado

2020-07-28

Como Citar

Pereira, L. P., Zanatta, B., Pereira, C. S., & Grzybowski, L. S. (2020). Relações entre parentalidade e ajustamento psicológico infantil: Uma revisão sistemática da literatura. Psychologica, 63(1), 7-26. https://doi.org/10.14195/1647-8606_63-1_1

Edição

Secção

Artigos