Adaptação Portuguesa da Escala Fontes de Autoeficácia na Escrita

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8606_64-1_7

Palavras-chave:

motivação na escrita, autoeficácia, fontes de autoeficácia, competência na escrita

Resumo

Escrever é indispensável para comunicar na escola e no quotidiano, contudo é uma tarefa complexa que requer muita motivação. Assim, é essencial desenvolver as competências e a autoeficácia dos alunos. Este estudo teve como objetivos adaptar a Sources of Middle School Mathematics Self-Efficacy Scale (Usher & Pajares, 2009) para o domínio da escrita e para Português, explorar a relação entre fontes de autoeficácia, autoeficácia e competências de escrita, e testar diferenças de género nestes indicadores. Os 155 alunos (52.2% do sexo feminino) que participaram neste estudo responderam às escalas Fontes de Autoeficácia na Escrita e Escala de Autoeficácia na Escrita, e escreveram um texto argumentativo. A escala adaptada pode ser utilizada nos domínios propostos. As fontes de autoeficácia e a autoeficácia explicam a competência na escrita. As raparigas tiveram valores superiores aos dos rapazes nas fontes de autoeficácia e competência na escrita. Finalizamos, destacando o papel dos professores como modelos, persuasores e promotores da autoeficácia na escrita.

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Publicado

2021-09-06

Como Citar

Silva, M., Camacho, A., & Alves, R. A. (2021). Adaptação Portuguesa da Escala Fontes de Autoeficácia na Escrita. Psychologica, 64(1), 141-161. https://doi.org/10.14195/1647-8606_64-1_7

Edição

Secção

Artigos