Reconstruindo a produção, documentalização e conservação da informação organizacional pré-moderna. Perspetivas teóricas recentes e proposta de percurso de investigação

  • Maria de Lurdes Rosa Universidade Nova de Lisboa

Resumo

O artigo nasce de uma experiência de investigação e ensino sobre a história dos arquivos e da informação, centrado na sociedade portuguesa de Antigo Regime. Começa por apresenta as bases da sua construção teórica, oriundas de diferentes disciplinas (História, Ciência da Informação/Ciência Arquivística,  Antropologia). Num segundo momento, propõe  um percurso de investigação a aplicar às fontes prémodernas, numa perspetiva de história documental das instituições e de  aprofundamento da relação entre os recursos heurísticos e a escrita da História.

Palavras-chave

Arquivística Histórica, Epistemologia das fontes, Arquivos pré-modernos

  • Resumo visualizado = 111 vezes
  • PDF visualizado = 104 vezes

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Lurdes Rosa, Universidade Nova de Lisboa
Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Publicado
2017-08-30
Como Citar
DE LURDES ROSA, Maria. Reconstruindo a produção, documentalização e conservação da informação organizacional pré-moderna. Perspetivas teóricas recentes e proposta de percurso de investigação. Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra, [S.l.], v. 30, p. 547-586, ago. 2017. ISSN 2182-7974. Disponível em: <http://impactum-journals.uc.pt/boletimauc/article/view/4075>. Acesso em: 24 abr. 2018.
Secção
Estudos

Palavras-chave

Arquivística Histórica - Epistemologia das fontes - Arquivos pré-modernos