Indexado
Submissões
Condições para Submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- Os textos são originais e têm rigor científico.
- Os textos deverão ser apresentados em letra Times New Roman, corpo 12, a espaço e meio de entrelinha. O título do artigo deve ser alinhado à direita, em tamanho 14, negrito e, dois parágrafos a baixo, a sua versão em inglês mantendo o mesmo estilo.
- O nome do(s) autor(es) deve(m) figurar na linha imediatamente a seguir ao título, alinhado à direita, em maiúsculas, tamanho 12, seguido da função que desempenha na instituição a que pertence e do endereço de correio eletrónico institucional ou pessoal.
- As notas de rodapé (em letra Times New Roman, corpo 10, com espaço simples de entrelinha) deverão ser reduzidas ao essencial.
- Todos os textos devem incluir uma bibliografia final que deverá incluir por ordem alfabética as obras explicitamente referidas no texto ou em notas.
- As citações que não excedam duas linhas devem integradas no corpo do texto, entre aspas. Excertos de maiores dimensões, deverão ser citados em parágrafo(s) distintos, entre aspas, com entrada de 1 cm de cada lado, de tamanho e entrelinhamento iguais aos das notas de rodapé (corpo de letra 10).
- Na citação e referenciação documental e bibliográfica segue-se a NP 405-1 com ligeiras adaptações. Assim, no respeitante à referenciação documental, elas deverão integrar todos os elementos necessários a uma rigorosa identificação da espécie, devendo adotar-se o seguinte modelo: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo (Lisboa) – Conselho Geral do Santo Ofício, Livro 123, fl. 3.
- As referências bibliográficas a figurar em nota de rodapé deverão indicar, qualquer que seja a natureza da publicação (livro, artigo, etc.), o apelido do(s) autor(es) (em maiúsculas), o ano de publicação da obra e a(s) página(s) a que corresponde a citação (ex: SOUSA, 2003: 455). Se se tratar de obras de dois autores, deverão indicar os apelidos de ambos, separados por & (ex: SOUSA & LOPES, 1997: 123). No caso de diversos autores, ao apelido do primeiro autor deve seguir-se a expressão et alii (ex: FERNANDES et alii, 2010: 132). No caso de autor com mais do que uma obra referida na bibliografia e publicada no mesmo ano, deve acrescentar-se ao ano de publicação uma letra correspondente à ordenação alfabética da bibliografia (ex: ANTUNES, 2002a: 56).
-
As referências bibliográficas do elenco final de Bibliografia seguem a seguinte matriz:
Monografias:
CAEIRO, Francisco (1961) – O arquiduque Alberto de Áustria. Lisboa: Edição do autor.
Publicações periódicas:
VIEIRA, Domingos Lourenço (2011) – A trajectória histórica da noção de ingerência humanitária. Humanística e Teologia. 32, 1, p. 337-356.
Capítulos de obras colectivas:
BRÉHIER, L. (1951) — La legende dês sages paiens à Byzance. In PÈERIN, Charles (org.) – Mélanges d´histoire du Moyen Age dediès à la memóire de Louis Halphen. Paris: Presses Univeristaires de France, p. 61-70.
Teses:
AMARAL, André (2002) – A guerra de Tróia. Paraná: [s. n.] (tese de doutoramento em História apresentada à Universidade do Paraná).
Monografias em suporte electrónico:
AMARAL, Luís Carlos (2007) — Formação e desenvolvimento do domínio da diocese de Braga no período da Reconquista (séc. IX-1137). Disponível em <http://www.letras.up.pt/luisamaral.pdf> (acedido em em 12/09/2010).