Enriquecimento Escola-Família e Família-Escola em Mulheres a Frequentar Formação Pós-Secundária

  • Cláudia Andrade College of Education, Polytechnic of Coimbra
  • Tricia van Rhijn Department of Family Relations and Applied Nutrition
  • Marisa Matias Faculty of Psychology and Educational Sciences, Center for Psychology, University of Porto

Resumo

Um número crescente de mães tem vindo a enveredar por uma formação ao nível do ensino superior, distinguindo-se da população que mais comummente frequenta estes níveis de ensino, dada a necessidade de combinar os estudos com outros papéis sociais. O desempenho de múltiplos papéis tem sido debatido como essencialmente conflituoso, contudo, há evidências que o desempenho concomitante de papéis pode ser enriquecedor e que estas estudantes não-tradicionais poderão estar particularmente sensíveis a estes benefícios. Neste estudo testamos um modelo de enriquecimento na direção escola-família e na direção família-escola, em que as dimensões associadas à escola (experiências de mestria, baixa exclusão da vida escolar, satisfação com os estudos e equilíbrio na relação escola-família) foram vistas como antecedentes do enriquecimento escola-família e em que dimensões familiares (satisfação familiar e equilíbrio na relação família-escola) foram vistas como antecedentes do enriquecimento na direção família-escola. O modelo de pistas foi testado junto de 88 estudantes mães inscritas num programa de formação pós-laboral na universidade. O modelo demonstrou um bom ajustamento aos dados tendo-se verificado que as duas direções de enriquecimento coexistem. As experiências de mestria e baixos níveis de exclusão da vida escolar associaram-se ao enriquecimento na direção escola-família, enquanto perceções de equilíbrio na relação entre a família e a escola se associaram ao enriquecimento na direção oposta (família-escola). Estes resultados permitem melhor compreender o modo como estas estudantes do ensino superior vivenciam a articulação entre os seus diferentes papéis, salientando-se os aspetos positivos desta interface entre papéis familiares e académicos.

Palavras-chave

enriquecimento família-escola, enriquecimento escola-família, mestria, satisfação com o papel, equilíbrio de papéis, estudantes não-tradicionais

  • Resumo visualizado = 154 vezes
  • PDF visualizado = 30 vezes

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-12-13
Como Citar
ANDRADE, Cláudia; RHIJN, Tricia van; MATIAS, Marisa. Enriquecimento Escola-Família e Família-Escola em Mulheres a Frequentar Formação Pós-Secundária. Psychologica, [S.l.], v. 60, n. 2, p. 101-116, dez. 2017. ISSN 1647-8606. Disponível em: <http://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/4847>. Acesso em: 12 dez. 2018.
Secção
Artigos