Transição para a Idade Adulta e Adultez Emergente: Adaptação do Questionário de Marcadores da Adultez junto de Jovens Portugueses

Autores

  • Marina Mendonça Universidade do Porto
  • Cláudia Andrade Escola Superior de Educação de Coimbra
  • Anne Marie Fontaine Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8606_51_10

Palavras-chave:

Adultez emergente, marcadores de adultez, qualidades psicométricas

Resumo

O presente artigo tem como principal objectivo adaptar o instrumento Questionnaire of Markers of Adulthood -QMA (Arnett, 2001), junto de jovens portugueses. Inspirado no conceito de Adultez Emergente, um conjunto de marcadores psicológicos, biológicos, sociais e contextuais de transição para a idade adulta foram avaliados a partir de 37 itens, junto de uma amostra de 224 estudantes universitários. Análises factoriais exploratórias e confirmatórias evidenciaram uma estrutura com cinco factores. Os resultados deste estudo confirmam a importância dos marcadores psicológicos como elementos nucleares na definição da idade adulta. Adicionalmente, para os jovens que ainda não se percepcionam completamente adultos, a independência financeira surge como um elemento crucial na sua definição da idade adulta. Este estudo reforça a importância atribuída, por outros autores contemporâneos, a esta fase emergente da vida e oferece um instrumento capaz de avaliar, de forma fiável e válida, a importância relativa dos marcadores de transição na conceptualização da idade adulta em Portugal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2009-06-01

Como Citar

Mendonça, M., Andrade, C., & Fontaine, A. M. (2009). Transição para a Idade Adulta e Adultez Emergente: Adaptação do Questionário de Marcadores da Adultez junto de Jovens Portugueses. Psychologica, (51), p. 147-168. https://doi.org/10.14195/1647-8606_51_10

Edição

Secção

Artigos