Não escrito nos registos: um caso raro de desaparecimento ipsilateral da cabeça e colo do fémur e outras anomalias ósseas num esqueleto feminino da Coleção Luís Lopes (Lisboa, Portugal)
DOI:
https://doi.org/10.14195/2182-7982_42_4Palavras-chave:
Paleopatologia, fratura da bacia, atrofia por desuso, assimetria óssea, invalidezResumo
Este artigo tem como objetivo descrever um caso de traumatismo da anca em idade pediátrica, discutindo as suas etiologias e implicações a longo prazo para a vida do indivíduo. O caso estudado é um esqueleto bem preservado de um indivíduo do sexo feminino (Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Universidade de Lisboa) que faleceu em Lisboa, em 1954, com 54 anos de idade. As alterações ósseas foram estudadas macroscópica e radiologicamente e complementadas com o diagnóstico diferencial. O estudo revelou ausência ante mortem da cabeça e do colo do fémur esquerdo, acentuado encurtamento e estreitamento do coxal esquerdo e alterações no acetábulo. Observou-se ainda atrofia por desuso do membro inferior esquerdo, com exceção dos metatarsos e falanges dos pés, torção do colo do fémur direito e osteoartrose severa no joelho direito. Uma fratura traumática que afetou o acetábulo e a extremidade proximal do fémur esquerdo durante a fase de desenvolvimento ósseo do indivíduo poderá explicar o espetro de alterações observadas no esqueleto pós-craniano. É provável que essas fraturas tenham interrompido o fornecimento de sangue, levando à necrose e subsequente reabsorção da cabeça femoral, associada a ajustes na forma do acetábulo e atrofia do membro inferior. Casos de trauma pediátrico podem impactar fortemente a vida do indivíduo afetado, já que pode gerar complicações perniciosas.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Antropologia Portuguesa

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.


