Metamorfoses do logos: do não-predicativo ao predicativo

Autores

  • José Gabriel Trindade Santos Universidade Federal do Ceará - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14195/1984%20-249X_24_6

Palavras-chave:

Platão, diálogos, logos, predicatividade, não-predicatividade

Resumo

Este texto aborda alguns usos filosóficos de logos em Platão, em especial os associados a contextos lógico-epistemológicos contrastantes. Contraposta a vagas concepções ‘não-predicativas’, a teoria ‘predicativa’ do enunciado (Sofista 261-264) culmina a pesquisa sobre o logos, desenvolvida nos diálogos. Da obra “socrática”, retira o pedido de resposta à pergunta “O que é?” por meio de um logos, correspondida, no Fédon e na República, pela exigência de logon didonai como prova do saber. Noutro plano,  exemplificando usos sofísticos do logos, são expostas três concepções infalibilistas e não-referencialistas de logos, avançadas no Eutidemo, no Teeteto e no Crátilo. Depois de analisar três casos de logos não-predicativo, o texto defende que, com a teoria predicativa do logos, Platão visa a habilitar do discurso para o conhecimento de “o que é”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADEMOLLO, F. (2011). The Cratylus of Plato, A Commentary. Cambridge, Cambridge University Press.

ANNAS, J. (1982). Knowledge and Language: the Theaetetus and the Cratylus. In: SCHOFIELD, M.; NUSSBAUM, M. (eds.). Language and Logos, p. 95-114.

BARNEY, R. (2001). Names and Nature in Plato’s Cratylus. New York & London, Routledge.

BAXTER, T. M. S. (1992). The Cratylus: Plato’s Critique of Naming. Leiden, Brill.

BEKKERUS, I. (1831). Aristoteles Graece: ex recognitione Immanuelis Bekkeri. Berolini, G. Reimer.

BOERI, M.; NOGUEIRA, A. (2005). Platão. Teeteto. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.

BROWN, L. (2008). The Sophist on Statements, Predication and Falsehood. In: FINE, G. (ed.). The Oxford Handbook of Plato. Oxford, Oxford University Press, p. 437-462.

BURNET, I. (1900-1907). Platonis Opera. IV. Oxford, Oxford University Press.

CASERTANO, G. (2005). Contra Trindade, seu peri alêtheias. In: SANTOS, J. T. Do Saber ao Conhecimento, p. 63-76.

CASERTANO, G. (2007). Paradigmi della verità in Platone. Roma, Editori Riuniti.

CASERTANO, G. (2015). Platone. Fedone, o dell’anima. Napoli, Loffredo.

CHANCE, T. (1992). Plato’s Euthydemus. Analysis of What Is and What Is Not Philosophy. Berkeley & Los Angeles, University of California Press.

CRIVELLI, P. (2008). Plato’s Philosophy of Language. In: FINE, G. (ed.). The Oxford Handbook of Plato. Oxford, Oxford University Press, p. 217-242.

DENYER, N. (1991). Language, Thought and Falsehood in Ancient Greek Philosophy. London, Routledge.

FIGUEIREDO, M. J. (2001). Platão. Crátilo. Lisboa, Instituto Piaget.

FINE, G. (1996). Conflicting Appearances: Theaetetus 153d-154b. In: GILL, C.; MCCABE, M. M. (eds.). Form and Argument in Late Plato). Oxford, Oxford University Press, p. 105-133.

FREDE, M. (1992). Plato’s Sophist on False Statements. In: Kraut, R. (ed.). The Cambridge Companion to Plato. Cambridge, Cambridge University Press, p. 397-424.

KAHN, C. (2014). Plato and the post-Socratic Dialogue. Cambridge & New York, Cambridge University Press.

KAHN, C. (2003). The Verb ‘Be’ in Ancient Greek, With a New Introductory Essay. Indianapolis, Hackett. (Reidel, Dordrecht/Boston 1973; “Introduction”, The verb ‘be’ in Ancient Greek, p. I-XL.)

MAIA Jr., J.,; MURACHCO, H. G.;. SANTOS, J. T. (2011). Platão. O sofista. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.

MÉRIDIER, L. (1961). Platon. Cratyle. Paris, Les Belles Lettres.

NEHAMAS, A. (1999). Participation and Predication in Plato’s Later Thought. In: NEHAMAS, A. Virtues of Authenticity, p. 196-223 (1982; Review of Metaphysics 36, p. 343-374).

NOGUEIRA, A. M. M. F. (1999). Platão. Eutidemo. Lisboa, INCM.

PEREIRA, M, H, da R. (2001). Platão. A República Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.

SANTAS, G. X. (1979). Socrates, Philosophy in Plato’s Dialogues. London, RKP.

SANTOS, J. T. (1998). A Apologia e o programa da filosofia platónica. Arquipélago, p. 58-72.

SANTOS, J. T. (2004). El nacimiento de la Verdad. Méthexis 17, p. 7-23.

SANTOS, J. T. (2005a). Do Saber ao Conhecimento, Estudos sobre o Teeteto. Lisboa, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.

SANTOS, J. T. (2005b). Introdução. In: Platão. Teeteto, p. 5-177.

SANTOS, J. T. (2009). Presença da identidade eleática na Filosofia Grega Clássica. Journal of Ancient Philosophy 3, n. 2, p. 1-41.

SANTOS, J. T. (2012). Platão, A Construção do Conhecimento. São Paulo, Paulus.

SANTOS, J. T. (2013a). For a non-predicative Reading of esti in Parmenides, the Sophists and Plato. Méthexis 24, p. 39-50.

SANTOS, J. T. (2013b). O postulado da infalibilidade nos diálogos platônicos. Classica 26, p. 131-144.

SANTOS, J. T. (2014a). Sensopercepção e saber no Fédon. Argumentos 12, p. 18-25.

SANTOS, J. T. (2014b). Para uma leitura aporética do Crátilo. Anais de Filosofia Clássica 7, p. 1-23.

SANTOS, J. T. (2015a). Parménides e a antepredicatividade. Filosofia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto 32, p. 9-33.

SANTOS, J. T. (2015b). Preâmbulo do argumento contra os "amadores de espetáculos", República V 475e4-477a4. Trilhas Filosóficas 8, n. 2, p. 11-31.

SANTOS, J. T. (2016a). Observações sobre “o igual” e “os iguais”. Archai 17, p. 119-135.

SANTOS, J. T. (2016b). Reading Plato’s Sophist. In: CORNELLI, G (ed.). Plato’s Styles and Characters. Berlin & Boston, De Gruyter, p. 89-99.

SANTOS, J. T. (2017a). Platão. Êutifron, Apologia de Sócrates, Críton. Lisboa, INCM.

SANTOS, J. T. (2017b). Do Saber ao Conhecimento. Hypnos 38, p. 1-19.

SEDLEY, D. (2003). Plato’s Cratylus. Cambridge, Cambridge University Press.

SMITH, I. (2008). False Names, Demonstratives and the Refutation of Linguistic Naturalism in Plato’s Cratylus 427d1-431c. Phronesis

, p. 125-151.

TODD, O. J. (1989). Memorabilia, Oeconomicus, Symposium, Apology. The Loeb Classical Library. Cambridge & Massachusetts, W. Heinemann.

VLASTOS, G. (1981a). Degrees of Reality in Plato. In: VLASTOS, G. Platonic Studies. Princeton, Princeton University Press, p. 58-75.

VLASTOS, G. (1981b). Reasons and Causes in the Phaedo. In: VLASTOS, G. Platonic Studies. Princeton, Princeton University Press, p. 76-110.

Downloads

Publicado

2022-10-26

Como Citar

Santos, J. G. T. (2022). Metamorfoses do logos: do não-predicativo ao predicativo. Revista Archai, (24), 179-206. https://doi.org/10.14195/1984 -249X_24_6