A figura de Sócrates segundo Pierre Hadot
DOI:
https://doi.org/10.14195/1984-249X_18_9Palavras-chave:
Sileno, eros, ironia, maiêutica, modo de vidaResumo
Este artigo enseja mostrar como a figura de Sócra-tes, tal como analisada por Hadot, é peça fundamental para a sua tese da filosofia como modo de vida. Sócrates é aqui estu-dado do ponto de vista de duas de suas máscaras, a do sileno e a de Eros. Hadot serve -se da ideia de máscara para delinear a figura de Sócrates. A máscara do sileno permite compreender a atopia socrática, essa estranheza do filósofo que pica o inter-locutor, colocando -em na rota dialética. Na máscara do sileno, esconde -se a ironia socrática, mas o coração da ironia se nota no encontro do sileno e de Eros. A máscara de Eros permite ao filósofo definir -se como tal, e auxiliar o interlocutor a parir na beleza.
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