A transmigração da causalidade no Fédon de Platão

Autores

  • Rubens Nunes Sobrinho Universidade Federal de Uberlândia (Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.14195/1984-249X_16_9

Palavras-chave:

Causalidade, Formas, Participação, Palingenesia

Resumo

No diálogo que encena a última fala filosófica de sócrates, Platão examina o tema da morte: sócrates recor-re ao acervo tradicional dos Mistérios para encontrar ima-gens que possam justificar sua atitude insólita diante da morte. A própria definição de morte pressupõe a realidade e a subsistên-cia da alma. sem definir a alma, Platão reconfigura os axiomas tomados da heterogeneidade dos Mistérios. essa reconfiguração de antigas crenças resulta na transmigração causal que modela a hipótese das Formas. A composição do mito final surge após um longo percurso dialético que restabelece a razoabilidade discur-siva de imagens qualificadas como um “nobre risco”. A finalidade desta análise é identificar o itinerário pelo qual o ‘nobre risco’ da palingenesia constrói o axioma e princípio causal das Formas como explanação sobre a verdade e natureza de todos os seres

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Publicado

2025-11-18

Como Citar

Nunes Sobrinho, R. (2025). A transmigração da causalidade no Fédon de Platão . Revista Archai, (16), 161. https://doi.org/10.14195/1984-249X_16_9