No meio do caminho tinha Diotima

Autores

  • Jovelina Maria Ramos de Souza Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.14195/1984-249X_13_14

Palavras-chave:

Diotima, Platão, Hölderlin, amor, beleza

Resumo

A presente exposição pretende retomar as representações de Diotima no discurso poético-filosófico de Platão e Hölderlin. Independente da época na qual a imagem de Diotima foi traçada por cada um dos dois autores, a ideia que ela representa, no contexto da obra do filósofo grego e do poeta alemão é marcada pela ambiguidade. A arquitetônica de Diotima, seja a de Platão ou a de Hölderlin, se sustenta na noção de alteridade, espécie de espelho através do qual as imagens de Safo de Lesbos e Susette Gontard parecem se fundir na figura da personagem platônica e hölderliana. Na caracterização da sacerdotisa/filósofa de Mantineia ou da amada de Hipérion/Hölderlin (fonte de inspiração para muitos de seus poemas) a alusão ao elemento mediador (daimon) é determinante, pois através da ficção envolvendo o nome de Diotima, ambos falam do amor e da beleza (visível ou humana, segundo a referência de um e outro) para sustentar a sua argumentação teórica acerca do amor e do belo, mediada pelas noções de carência e desejo, em um espaço comum tanto a Platão como a Hölderlin, a poesia e a filosofia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BILLINGS, J. (2010). Hyperion’s symposium: an erotics of reception. Classical Receptions Journal, v. 2, p. 4-24.FERREIRA, D. P. (2009). À procura da unidade primordial: ensaio sobre os primeiros escritos teóricos de Hölderlin. Peri, Rio Grande do Sul, v. 01, n. 01, p. 21-35.HÖLDERLIN, F. (1943). Sämtliche Werke. Stturtgarter Ausgabe. Hg. von Friedrich Beissner und Adolf Beck. Sttutgart._______. (1992). Sämtliche Werke und Briefe. Hg. von Jochen Schmidt. Frankfurt am Main, Deutscher Klassiker._______. (2008). Gesammelte Werke. Frankfurt am Main, Fischer._______. (1979). Hyperion oder Der Eremit in Griechenland. Frankfurt am Main, Insel._______. (1988). Essays and Letters on Theory. Translated and Edited by Thomas Pfau. New York, State University of New York._______. (1991). Poemas. Tradução e Introdução de José Paulo Paes. São Paulo, Companhia das Letras._______. (1994). Diotima. Seleção e versão Maria Clara Salgueiro. Sintra, Colares._______. (2000). Elegias. Trad. Maria Teresa Dias Furtado. Lisboa, Assírio & Alvim._______. (2004). Juízo e Ser. In BECKENKAMP, J. Entre Kant e Hegel. Tradução e Comentário Joãosinho Beckenkamp. Porto Alegre, EDIPUCRS, p. 101-133._______. (2003). Hipérion ou o Eremita na Grécia. Tradução de Erlon José Pascoal. São Paulo, Nova Alexandria._______. (2012). Hipérion ou o Eremita na Grécia. Tradução, notas e apresentação de Marcia Sá Cavalcante Schuback. 2. ed. Rio de Janeiro, Forense Universitária._______. (2012). Prefácio à Penúltima Versão do Hipérion. In HÖLDERLIN, Friedrich. Hipérion ou o Eremita na Grécia. Tradução, notas e apresentação de Marcia Sá Cavalcante Schuback. 2. ed. Rio de Janeiro, Forense Universitária, p. 25-27.LESBOS, S. (2003). Poemas e fragmentos. Trad. Joaquim Brasil Fontes. São Paulo, Iluminuras._______. (2009). Três poemas. Trad. Jaa Torrano. Rio de Janeiro, Ibis Libris._______. (2011). Hino a Afrodite e outros poemas. Organização e tradução de Giuliana Ragusa. São Paulo, Hedra.PFAU, T. (1988). Critical Introduction. HÖLDERLIN, F. Essays and Letters on Theory. Translated and Edited by Thomas Pfau. New York, State University of New York, p. 1-29.PLATON. (1991). Sämtliche Werke. Bänden I-X. Ubersetzungen von Franz Susemihl und anderen. Frankfurt am Main und Leipzig, Insel Verlag._______. (1998). Le Banquet. Traduction par Luc Brisson. Paris, GF Flammarion.PLATÃO. (2002). O Banquete ou Do Amor. Trad. José Cavalcante de Souza. Rio de Janeiro, DIFEL. QUINTELA, P. (1971). Hölderlin. 2. ed. Porto, Inova.RENERO, A. (2006). Eros, logos y poiésis: una interpretación sobre el poema Quejas de Ménon por Diótima de Friedrich Hölderlin. Revista Digital Universitaria, v. 7, n. 5, p. 2-12.ROSENFIELD, K. H. (1988). O estatuto teórico do “sentido estético” (A proposito de Hölderlin). Analytica, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 157-196.VACCARI, U. R. (2012). A via excêntrica: Hölderlin e o projeto de uma nova estética. 2012. 186 f. Tese (Doutorado em Filosofia) – Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo. Disponível em . Consultado em 08/02/2013._______. (2013). O nascimento da filosofia no espírito da poesia: Hölderlin leitor de Platão. Hypnos, São Paulo, n. 31, 2º semestre, p. 267-284.

Downloads

Publicado

2025-11-28

Como Citar

Souza, J. M. R. de. (2025). No meio do caminho tinha Diotima . Revista Archai, (13), 131. https://doi.org/10.14195/1984-249X_13_14