Deliberação coletiva nas Suplicantes de Eurípides

Autores

  • Christian Werner Universidade de São Paulo – São Paulo – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14195/1984-249X_32_22

Palavras-chave:

Eurípides, Suplicantes, deliberação coletiva, guerra

Resumo

Em Suplicantes, uma das mais políticas tragédias de Eurípides, é produzida uma aproximação surpreendente entre o mundo do mito e o do espectador. Embora Teseu, seu protagonista, seja representado como um “rei democrático”, nela não está presente uma cena que possa ser equiparada à experiência da mais típica instituição da democracia ateniense, a deliberação coletiva definidora da assembleia aberta a todos os cidadãos. Todavia, em diferentes momentos do primeiro episódio, chega-se bastante perto. Assim, o objetivo deste texto é discutir como essa tragédia representa formas de deliberação e consenso, para o que se investiga os meandros de dois cenários que levam a uma política de guerra de ataque desenvolvidos no drama, um em Argos, outro, em Atenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORJANI, Z. Pindars sechste olympische Siegesode: Text, Einleitung und Kommentar. Leiden: Brill, 2014.

BALOT, R. Courage in the democratic polis. CQ V. 54, 2004, p. 406-23.

BALOT, R. Democratizing courage in classical Athens. In: PRITCHARD, D. M. (org.) War, democracy and culture in classical Athens. Cambridge: Cambridge University Press, 2010, p. 88-108.

BILLINGS, J. The philosophical stage: drama and dialectic in classical Athens. Princeton & Oxford: Princeton University Press, 2021.

BOWIE, A. M. Tragic filters for history: Euripides’ Supplices and Sophocles’ Philoctetes. In: PELLING, Christopher (org.) Greek Tragedy and the Historian. Oxford: Clarendon, 1997.

CARTER, D. M. The politics of Greek tragedy. Exeter: Bristol Phoenix, 2007.

COLLARD, C. Euripides: Supplices. 2 vol. Groningen: Bouma’s Boekhuis, 1975.

DIGGLE, Jas. Euripidis fabulae. Vol. 2. Oxford: Clarendon, 1981.

DUNN, F. M. Tragedy’s end: closure and innovation in Euripidean drama. Oxford: Oxford University Press, 1996.

ELMER, D. F. The poetics of consent: collective decision making & the Iliad. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2013.

GRETHLEIN, J. Asyl und Athen: di Konstruktion kollektiver Identität in der griechischen Tragödie. Stuttgart; Weimar: Metzler, 2003.

GRIFFITH, M. Sophocles: Antigone. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.

HANINK, J. Epitaphioi mythoi and tragedy as encomium of Athens. TC v. 5, n. 2, 2013, p. 289-317.

HESK, Jon. Euripidean Euboulia and the Problem of Tragic Politics. In: CARTER, D. M. (org.) Why Athens? A reappraisal of tragic politics. Oxford: Oxford University Press, 2011, p. 119–43.

HUBBARD, T. K. Remaking myth and rewriting history: cult tradition in Pindar's ninth Nemean. HSCP v. 94, 1992, p. 77–111.

KOVACS, D. Euripidea altera. Leiden: Bril, 1996.

MASTRONARDE, D. J. The optimistic rationalist in Euripides: Theseus, Jocasta, Teiresias. In: CROPP, M. et al. (orgs.) Greek tragedy and its legacy: essays presented to D. J. Conacher. Calgary: University of Calgary Press, 1986.

MENDELSOHN, Daniel. Gender and the city in Euripides political plays. Oxford: Oxford University Press, 2002.

MICHELINI, A. The maze of the logos: Euripides, Suppliants 163-249. Ramus 20/21, p. 16-36, 1991.

MICHELINI, A. Political themes in Euripides’ Suppliants. AJP v. 115, n. 2, p. 219-52, 1994.

MILLS, S. Affirming Athenian action: Euripides’ portrayal of military activity and the limits of tragic instruction. In: PRITCHARD, D. M. (org.) War, democracy and culture in classical Athens. Cambridge: Cambridge University Press, 2010, p. 163-83.

MORWOOD, J. Euripides: Suppliant women. Warminster: Aris & Phillips, 2007.

PARKER, R. Miasma: pollution and purification in early Greek religion. Oxford: Clarendon, 1983.

PRITCHARD, D. M. The symbiosis between democracy and war: the case of ancient Athens. In: PRITCHARD, D. M. (org.) War, democracy and culture in classical Athens. Cambridge: Cambridge University Press, 2010, p. 1-62.

PUCCI, Pietro. Euripides’ revolution under cover: an essay. Cornell: Cornell University Press, 2016.

ROSENBLOOM, D. Shouting “fire” in a crowded theater: Phrynichos’s Capture of Miletos and the politics of fear in early Attic tragedy. Philologus v. 137, n. 2, 1993, p. 159-96.

SOURVINOU-INWOOD, C. Tragedy and Athenian religion. Lanham: Lexington Books, 2003.

STONEMAN, Richard. Pindar and the mythological tradition. Philologus 125, 1981, p. 44-63.

WERNER, C. Futuro e passado da linhagem de ferro em Trabalhos e dias: o caso da guerra justa. Classica v. 27, n. 1, 2014, p. 37-54.

WOHL, V. Euripides and the politics of form. Princeton: Princeton University Press, 2015.

ZEITLIN, F. I. Thebes: theater of self and society in Athenian drama. In: WINKLER, J.; ZEITLIN, F. (org.) Nothing to do with Dionysos? Athenian drama in its social context. Princeton: Princeton University Press, 1990.

ZUNTZ, G. The political plays of Euripides. Manchester, UK: Manchester University Press, 1963.

Downloads

Publicado

2022-06-18

Como Citar

Werner, C. (2022). Deliberação coletiva nas Suplicantes de Eurípides. Revista Archai, (32), e03222. https://doi.org/10.14195/1984-249X_32_22

Edição

Seção

Artigos