Ferécides de Siro: aquele que não disse tudo de forma mítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/1984-249X_35_14

Palavras-chave:

Ferécides; cosmologia; physikoi; espanto; mito

Resumo

Aristóteles nos diz na Metafísica que Ferécides não teria dito tudo em linguagem mitológica (1091b8), pois, em seu diálogo com a tradição mítica, nos fornece uma cosmologia não somente marcada pela ação dos deuses. Em sua narrativa sobre a origem do cosmo, Ferécides apresenta potências divinas originais gerando a partir de elementos como água, ar e fogo. Uma dessas potências divinas, Zás, age amorosamente, e não guerreiramente, bordando um manto e transformando-se em Eros para poder adquirir a potência da geração de tudo que é. Portanto, Ferécides reformula tanto as narrativas a respeito das ações divinas como aquelas sobre o surgimento do cosmo, já não mais dependendo exclusivamente da ação dos deuses. Com esse trabalho, pretendo explicitar como o pensamento de Ferécides se insere no processo de desenvolvimento do pensamento diante do espanto do que há.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALGRA, Keimpe (2008). Os princípios da cosmologia. In: LONG, A.A. Primórdios da Filosofia Grega. Trad. Paulo Ferreira. Aparecida, Ideias & Letras, p.91-114.

ALLEN, N. (2016). The common origin approach to comparing Indian and Greek philosophy. In: SEA-FORD, R. Universe and Inner Self in Early Indian and Early Greek Thought. Edinburgo, Edinburgh University Press, p.12-27.

BASTOS, Fernando. (2003). A teogonia de Ferécides de Siro. Lisboa, Imprensa Nacional, Casa da Moeda.

BRITO, Rodrigo Pinto de. (2014) Teogonia de Ferecides de Syros e o ambiente cultural do porto heleno-fenício de Syros: um exercício em teoria e metodologia de história. Prometeus, Ano 7, número 15, p 43-63.

BURKERT, W. (1999). The Logic of Cosmogony. In: BUXTON, R. (ed.). From Myth to Reason? Studies in the Development of Greek Thought. Oxford, Oxford University Press, p. 87-106.

COLLI, Giorgio. (2013) A sabedoria grega II. Trad. Renato Ambrosio. São Paulo, Paulus.

DIELS, H. (1897). Zur Pentemychos des Pherekydes. In: Sitzungsberichte der Königlich Preussischen Akademie der Wissenschaften zu Berlin I, Berlin, p. 144-156.

GHEERBRANT, Xavier. (2021). Phérécyde de Syros D6/R23 (LM) réexaminé. Philosophie antique 21, p.31-61.

GOMPERZ T. (1929) The Greek Thinkers. vol.1, Londres, John Murray.

GRANGER, H. (2007). The theologian Pherecydes of Syros and the Early Days of natural philosophy. Harvard Studies in Classical Philology, Vol.103, p 135-163.

JAEGER, W. (1992) La teología de los primeros filósofos griegos. México, Fondo de Cultura Económica.

KIRK, G.S.; RAVEN, J.E.; SCHOFIELD, M. (2010). Os filósofos pré-socráticos. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.

KURY, Mario da Gama. (2008). Diógenes Laertios. Vidas e doutrinas dos filósofos ilustres. (tradução). Brasília, Editora UnB.

LISI, Francisco. (1985). La teología de Ferécides de Siro. Helmantica: Revista de Filología Clásica y Hebrea 36, n. 110, p.251-276.

MANDOLFO, R. e ZELLER, R.(1932). La filosofia dei Greci nel suo sviluppo Storico, I. Florença, La Nuova Italia.

MOST, Glenn. (2008). A poética da filosofia grega em seus primórdios. In: Long, A.A. Primórdios da Filosofia Grega. Trad. Paulo Ferreira. Aparecida, Ideias & Letras, p.413-446.

NUNES, Carlos Alberto. (2004). Homero. Ilíada. (tradução). Rio de Janeiro, Ediouro.

REALE, Giovanni. (2002). Aristóteles. Metafísica (Texto e tradução do grego). Trad. Marcelo Perine. São Paulo, Edições Loyola.

REBOREDO, Luan. (2022). Le temps va-t-il disparaitre ? La doctrine d’Anaximandre sur la durée du monde et la durée des choses. Tese de doutorado. Sorbonne Université e Universidade Federal do Rio de Janeiro, França.

SANTAMARÍA, Marco Antonio. (2021). The Emergence of the World in Early Greek Theogonies from Hesiod to Acusilaus. In: BERNABÉ, Alberto e HERNÁNDEZ, Raquel Martín (Eds.) Narrating the Beginnings. Alemanha, Springer, p.117-138.

SANTAMARIA, Marco A. (2019). Pherecydes of Syros in the Papyrological Tradition In: Christian Vassallo (ed.), Presocratics and Papyrological Tradition: A Philosophical Reappraisal of the Sources. Proceedings of the International Workshop Held at the University of Trier. De Gruyter, p.91-107.

SASSI, Maria Michela.(2018). The beginnings of philosophy in Greece. Princeton, Princeton Univerty Press.

SIBLI, H. (1990). Pherekydes of Syros. Oxford, Clarendon Press.

TORRANO, Jaa. (2007). Hesíodo. Teogonia (Tradução e estudos). São Paulo, Iluminuras.

VÁZQUEZ, Roque Lazcano. (2020). Ferecides de Siro y las cosmologías quinarias de la antigüedad. Materiales para una discusión. R. Ἰlu - Revista de Ciencias de las Religiones 25, p 77-104.

WALCOT, P. (1965). Five or seven recesses? The Classical Quarterly, vol.15, n.1, p.79.

WEST, M.L. (1963 ). Three Presocratic Cosmology. The Classical Quarterly, vol.13, n.2, p.154-176.

Downloads

Publicado

2025-09-01

Como Citar

Almeida de Azevedo, C. (2025). Ferécides de Siro: aquele que não disse tudo de forma mítica. Revista Archai, (35), e03514. https://doi.org/10.14195/1984-249X_35_14

Edição

Seção

Artigos